O que é a Lei do Pareto? Saiba como ele pode te ajudar e como aplicar

06/07/2020 às 10:14 PNL

O que é a Lei do Pareto? Saiba como ele pode te ajudar e como aplicar

A Lei do Pareto é um conceito muito difundido no mundo empresarial. Você sabe o quanto sua equipe produz? Sabe quem são os seus clientes com maior potencial de rendimento? Isso é extremamente importante para o crescimento da sua empresa.

Estes dados são identificados pela Lei do Pareto em prol do crescimento do seu negócio.

O conceito de Lei do Pareto é bastante antigo, ele surgiu no fim do século 19, mas ainda hoje é popular entre empreendedores por que sua aplicação gera mais precisão na análise de dados e planejamento de ações.

Se você ainda não conhece e está ingressando no ramo empresarial, leia este texto até o fim!

O que é a Lei do Pareto?

A Lei do Pareto foi criada pelo economista Joseph Moses Juran, que acompanhou a passagem do economista italiano Vilfredo Pareto pela Universidade de Lausanne, na Suíça, no fim do século 19.

Pareto tinha uma teoria que dizia o seguinte: cerca de 80% dos efeitos vêm de 20% das causas em muitos eventos. Ele então utilizou a agricultura local como exemplo.

Segundo ele, somente 20% dos italianos eram donos de 80% das terras plantáveis do país. E 20% das vagens plantadas somavam 80% das ervilhas colhidas.

Você deve estar pensando: o que Pareto quis dizer com isto? Bom, vamos pegar um exemplo mais simples.

Durante o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em 1992, dados mostraram que cerca de 80% da renda global estava sob posse de 20% da população com maior poder aquisitivo.

E se especulou que 80% das vendas corporativos tem origem em apenas 20% dos clientes. Agora conseguiu entender o que Pareto chamava de efeito e causa?

Explicando a Lei do Pareto

O exemplo acima mostra que boa parte das vendas são realizadas para uma parte pequena dos clientes, sendo estes clientes o que tem maior potencial de rendimento. Usar a lei do Pareto na sua empresa pode lhe ajudar a identificar onde você focar sua produção e as suas vendas.

Você pode ter dois pontos de análise: o primeiro é o foco em produtos mais consumidos pelos clientes de maior potencial financeiro. Isso tende a aumentar as suas rendas e gerar recorrência.

O segundo ponto é analisar o porque outros clientes não compram tanto e se seus colaboradores não rendem tanto quanto profissionais de outros setores de sua empresa.

Isso ajuda a equilibrar os pontos de crescimento do seu negócio. Analisar a produtividade e as vendas através da Lei do Pareto te mostra como desenvolver sua empresa em menos tempo.

Focando tanto no aumento das vendas como na produtividade dos funcionários. Assim, você consegue fazer um planejamento assertivo e investir onde realmente importa.

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Como aplicar a Lei do Pareto na minha empresa?

O primeiro passo para aplicar a Lei do Pareto na sua empresa é analisar os seus objetivos. Identificar os problemas que você precisa resolver e busque a melhor solução em custo-benefício para resolvê-los. Use todo os dados possíveis para identificar o que precisa ser mudado.

Depois faça um planejamento que aponte as métricas que serão analisados e as metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Implemente seu plano e analise a performance para medir os resultados e fazer os ajustes necessários para o crescimento do seu negócio.

No que eu devo investir?

A Lei do Pareto gera certas dúvidas, uma delas é sobre a prioridade dos investimento: investir igualmente em clientes e funcionários ou priorizar um deles? Definir qual o melhor caminho a seguir depende de uma análise sobre o momento atual do seu negócio.

Descubra tudo o que pode na relação sobre os efeitos e as causas. Isso contribuirá bastante para uma tomada de decisão assertiva.

Assim, você pode identificar indícios de má gestão, uma campanha de marketing pouco atrativa, insatisfação dos clientes com seus produtos, entre outros motivos que podem estar barrando o crescimento da sua empresa.

Os investimentos devem seguir essa linha de relação entre clientes e funcionários sempre. A cada momento será necessário uma ação diferente para o crescimento do seu negócio. A Lei do Pareto pode render excelentes frutos para o seu negócio. Aplique-a em sua empresa e veja os bons resultados surgirem.

A Lei do Pareto serve para analisar suas demandas e trabalhar com foco no que você precisa para crescer. Aumentar a produtividade dos funcionários é essencial, assim como focar nos clientes que mais compram.

Tudo está relacionado e pode definir o quanto sua empresa pode ganhar nos próximos meses e o quanto ela pode crescer no curto, médio e longo prazo.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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