Você alguma vez já se perguntou como um simples sorriso é capaz de nos deixar mais leve e automaticamente melhor? O poder do riso é incontestável e atua como um eficiente antídoto anti-estresse.
Mas, afinal, qual a mágica por trás desta tão simples expressão facial em que os lábios se distendem para os lados e os cantos da boca se elevam ligeiramente?
Como bem lembra o profissional em coaching e mentoring Rodrigo Huback, o poder do riso encontra explicações na ciência.
Neste conteúdo, vamos entender o que acontece no nosso corpo quando sorrimos. Está preparado(a)? Vamos em frente!
O riso é poderoso, pois…
-
Libera os hormônios da felicidade e bem-estar
Serotonina, dopamina, endorfina e ocitocina. Basta um simples sorriso para que estes hormônios da felicidade entrem em ação, não à toa nos sentimentos realmente bem após dar boas gargalhadas.
Mesmo em um sorriso falso, o movimento do rosto, dos ossos e nervos é capaz de provocar a liberação destas substâncias associadas ao bem-estar.
Portanto, que tal treinar o seu sorriso mais vezes em frente ao espelho?
Aprenda mais sobre os hormônios da felicidade e como estimular a produção.
-
Estimula o sistema imunológico
Por estimular a liberação dos neurotransmissores da felicidade e bem-estar e, consequentemente, reduzir os níveis de estresse, o sorriso também ajuda o sistema imunológico a funcionar de maneira ideal no combate a antígenos e infecções. Além disso, a felicidade ajuda a aumentar a produção de anticorpos.
-
Faz bem para o coração
Em repouso, o coração bate, em média, 70 vezes por minuto. Ao gargalhar, o ritmo pode atingir 120 pulsações por minuto. Este aumento dos batimentos cardíacos, contribui para uma oxigenação mais intensa e uma melhora do fluxo sanguíneo, ajudando a prevenir ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares.
-
Ajuda a reduzir a ansiedade e o medo
O mesmo processo que libera hormônios da felicidade quando você sorri, também diminui o cortisol - um neurotransmissor responsável por sentimentos como ansiedade, estresse e medo.
-
Gera relações de confiança
Indo para o campo da psicologia, o sorriso é eficiente para gerar mais empatia e confiança nas pessoas a sua volta. Afinal, concorda que é muito fácil se identificar com alguém que te recebe com um sorriso no rosto? Sorrir é, portanto, uma bela forma de iniciar networkings poderosos.
-
Inspira comportamentos positivos
A forma como encaramos e lidamos com as situações que nos aparecem é fundamental para determinar os resultados dos nossos atos. Quando cumprimos nossas tarefas com um sorriso no rosto, inspiramos melhores sensações e comportamentos em nós e nos outros.
Rir de tudo é desespero? A importância do equilíbrio
Como vimos até aqui, o riso é uma expressão fantástica capaz de provocar muitos benefícios a nossa saúde física e mental. Contudo, como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio, pois como bem disse Frejat em sua música Amor Para Recomeçar, “Rir de tudo é desespero”.
Por mais positivo que seja o sorriso, ele deve ser dosado. Afinal, rir quando alguém lhe conta algo trágico ou quando você passa por um trauma, realmente irá soar como uma atitude desesperada de alguém que não sabe gerenciar as próprias emoções.
Por outro lado, não se deve se permitir entristecer por tudo, pois, muitas vezes, encarar as situações ruins com mais leveza pode te ajudar a superar as dificuldades.
Quem ri de fato vive mais?
Um estudo publicado no Jornal da Sociedade Americana de Geriatria, comprovou que níveis mais altos de otimismo estão associados a uma vida mais longa e a uma maior chance de ser um centenário.
Este, contudo, não é o primeiro estudo a encontrar uma forte ligação entre longevidade e olhar para o lado positivo da vida.
Um estudo de 2019 descobriu que homens e mulheres com os mais altos níveis de otimismo tinham uma expectativa de vida média de 11% a 15% maior do que as pessoas que praticavam pouco pensamento positivo.
Conclusão
Como vimos neste conteúdo, o poder do riso é enorme e traz muitos benefícios tanto para a nossa saúde física e mental, quanto para nossas relações interpessoais.
Esperamos que este artigo te inspire a sorrir mais para a vida, é claro, com o equilíbrio certo, para que o seu sorriso não seja confundido com desespero.
Até o próximo conteúdo!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: