Desenvolver a autoconfiança pode afastá-lo do medo do fracasso, fazendo com que você se sinta mais preparado para lidar com os desafios que surgem em sua vida.
A insegurança toma conta de você quando um novo desafio surge em sua vida? Seja ao receber uma promoção, antes de uma apresentação ou qualquer situação que te tire da sua zona de conforto?
Logicamente, na medida certa, a insegurança pode ser positiva. Afinal, esta sensação ajuda-nos a se preparar e se autodesenvolver. Porém, quando ela passa a limitar a nossa capacidade de realização é preciso aprender a controlá-la e superá-la para que ela não nos cause prejuízos.
Siga a leitura deste conteúdo exclusivo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) para saber mais a respeito do medo do fracasso e de como você pode vencê-lo!
As causas do medo do fracasso
Para encontrar as causas que estão lhe gerando o medo do fracasso, antes precisamos entender o que é “fracasso”.
Todos nós podemos definir o fracasso de formas diferentes, simplesmente porque somos seres subjetivos com valores e crenças que se diferem. Deste modo, o que é considerado fracasso para uma pessoa pode não ser olhado sob este mesmo prisma por outra.
Muitos de nós temos medo de falhar pelo menos em algum momento de nossas vidas. Todavia, este medo somente ocorre quando permitimos que ele nos impeça de fazer as coisas que poderiam nos levar rumo as nossas metas e objetivos.
O medo do fracasso pode estar ligado a muitas causas. Quem cresceu com pais críticos ou sem apoio da família, por exemplo, pode carregar sentimentos negativos na idade adulta.
Experimentar eventos traumáticos pode intensificar o medo do fracasso, fazendo com que a pessoa o carregue por toda a sua vida.
Como o medo do fracasso impacta em nossa vida
Se o medo do fracasso for excessivo, pode ser comum que a pessoa experimente sintomas como:
-
Relutância em tentar fazer coisas novas ou envolver-se em projetos desafiadores. Ou seja, tudo aquilo que lhe tire da zona de conforto.
-
Autossabotagem, procrastinação, ansiedade excessiva ou falha em seguir em busca dos seus objetivos.
-
Baixa autoestima. A pessoa pode usar expressões negativas e limitantes como “não consigo”, “nunca serei bom o suficiente” e “não sou inteligente para isso”.
-
Perfeccionismo.
Formas de lidar com o medo do fracasso e avançar para o sucesso
É natural temer que as coisas não saiam como a gente espera. Porém, é preciso saber controlar esse sentimento, para que ele não comande nossa vida.
Confira, a seguir, algumas dicas para enfrentar o medo e fortalecer a sua coragem:
-
Entenda: tentar é o único caminho!
Ficar em estado de inércia e se deixar bloquear pelo medo do fracasso pode até parecer a melhor forma de evitar sofrimento. Entretanto, quem age desta forma no presente, poderá se arrepender no futuro e ficar com aquela eterna dúvida do “e se eu tivesse feito”. Evite levar a vida com base em suposições, escreva sua história e construa seu crescimento pessoal.
-
Um passo de cada vez!
Todos temos limitações que devem ser respeitadas e entendidas para, desta forma, fazer o melhor uso de suas competências e habilidades. Seguir em frente é mais importante do que ir rápido. Avance sempre no seu ritmo, dando um passo de cada vez e respeitando a sua jornada.
-
Mantenha uma atitude positiva
As coisas nem sempre irão acontecer conforme planejamos, afinal, imprevistos acontecem. Por isso, tenha em mente que errar é humano e mantenha uma postura positiva, lembrando sempre que as suas atitudes diante dos acontecimentos são mais importantes do que os fatos em si.
-
Acesse seus potenciais
Todos nós possuímos um potencial que precisa ser descoberto e despertado. Por isso, investir em autoconhecimento gera transformação e mudanças. Para te ajudar, sugiro que você conheça nosso curso de coach do IBND. Um curso fenomenal onde você irá aprender a usar ferramentas para se desenvolver.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: