Para alguns pode parecer uma grande besteira, mas para a ciência alguns de nossos traços físicos dizem muito sobre nossa cultura, personalidade e traços, que podem passar despercebidos por nós.
Estas revelações sobre a nossa personalidade pode estar no nosso rosto, membros e até mesmo em nossa linguagem corporal — sobre o qual dedicamos um conteúdo completo no blog do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento).
Quer entender o que os cientistas falam sobre este assunto e descobrir algumas características que podem relevar muita coisa sobre sua personalidade? Continue a leitura deste artigo, pois aqui vamos desvendar este mistério.
O que a ciência diz sobre o assunto?
Para a ciência, o nosso corpo (constituição física e características externas) guarda a explicação do funcionamento da mente humana. Assim padrões de postura e atitudes corporais ajudam a revelar quem a pessoa é.
Neste sentido, nossos traços seriam esculpidos pelo sistema nervoso para corresponder as imagens de quem a pessoa é. Portanto, aquilo no que o individuo acredita que ele é, torna-se uma imagem retida pelo sistema nervoso e, mais tarde, se expressa através da ação.
O corpo nos revela em todas as suas manifestações: postura, gestos, tônus muscular, atitudes de interação social, domínio do espaço e fala. E esta organização, estabelecida desde as primeiras experiências da infância, formam o caráter do indivíduo, explicitando sua existência.
Características do seu corpo que revelam sua personalidade
A fisionomia é uma área de estudo de origem indiana que, com o tempo, foi aperfeiçoada pela arte chinesa como parte de uma medicina alternativa.
Para esta medicina, podemos identificar algumas características corporais de personalidade comuns. Vamos conhecer algumas delas:
-
Os dedos
Pesquisadores acreditam, por meio da análise dos dedos indicadores e anelar, que a proporção entre eles pode nos dizer muito sobre a nossa personalidade e até mesmo saúde.
Para obter resultados, basta medir os próprios dedos e dividir o tamanho do dedo indicador pelo do dedo anelar e, com base no resultado, entender em que grupo você se encaixa:
-
Resultados menores que 1: maior incidência a agressão verbal, melhor disposição atlética, maior tendência a agressão física e mais decisões arriscadas.
-
Resultados maiores que 1: melhor saúde dos joelhos, maior risco de câncer na boca e menor risco de câncer de próstata.
-
Os pés
Estudos da reflexologia afirmam ser possível notar diferentes tipos de comportamentos e personalidade apenas analisando o formato dos pés e o tamanho dos dedos do membro inferior.
Assim, quando o dedão é o mais longo e os restantes vão decrescendo, é possível notar a predominância de personalidades mais amigáveis. Enquanto, pessoas que apresentam o segundo dedo mais largo que o dedão, podem ser mais criativos, ambiciosos e enérgicos.
-
A postura
Comece a reparar na sua postura e na posição das suas pernas na hora de se sentar:
-
Pessoas que sentam com as pernas cruzadas podem ser mais sonhadoras e possuírem uma rica imaginação;
-
Em contrapartida, pessoas que sentam com as pernas abertas e relaxadas podem demostrar ter um personalidade mais tranquila e desorganizada.
-
As mãos
A quiromancia, técnica de leitura das mãos, defende que o formato desta extremidade e dos dedos determinam traços de personalidade. Desta forma:
-
Mãos alongadas e angulares pertencem a pessoas intelectuais e com forte senso crítico;
-
Mãos curtas e grossas indicam personalidades que se deixam guiar pelo instinto;
-
Mãos em formato mais quadrado correspondem a uma pessoa sensata e com ótima disposição para os negócios.
-
Os lábios
Existem muitos tipos de lábios, alguns são mais carnudos e preenchidos, enquanto outros são mais finos e discretos. E o que eles dizem sobre nós?
-
Lábios finos representam pessoas introvertidas e reservadas;
-
Já os lábios carnudos podem representar a existência de equilíbrio entre razões e emoções.
-
Os olhos
Por meio da linguagem dos olhos é possível perceber emoções e passar mensagens sem precisar pronunciar uma palavra sequer. O que muitos não sabem, entretanto, é que o formato dos olhos também diz muito sobre a nossa personalidade. Assim:
-
Quem tem olhos com formato circular tende a demonstrar os sentimentos abertamente; São pessoas expressivas, dramáticas e impulsivas.
-
Já pessoas de olhos pequenos costumam reparar detalhes com mais facilidade, sendo minuciosas e perfeccionistas.
Logicamente, estas são apenas suposições que se fazem sobre como o nosso corpo influencia nossa personalidade. E o que você acha deste assunto: tem sentido para você ou não?
Bônus: Quer aprender a utilizar a sua linguagem corporal à seu favor, descubra o curso de PNL do IBND!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: