Existem alguns empreendedores que realmente têm tino para os negócios e uma excelente visão de um mercado que pode ser altamente explorável. E o sucesso acaba sendo inevitável, na maioria das vezes. Muitos até vão além e causam uma verdadeira revolução no nicho que atuam.
Por isso, preparamos esse post que vai te mostrar como o site Beleza na web, de Alexandre Serodio, conseguiu se tornar líder em seu segmento no Brasil. Se você precisa de mais inspiração no seu dia a dia, leia até o final e fique por dentro.
Familiaridade com os cosméticos e gosto pela área
O mercado de cosméticos no Brasil é imenso e movimenta bilhões de reais todos os anos. A grande questão é que algumas empresas do ramo e suas redes de franquias se aproveitaram dessa enorme demanda do público e investiram pesado em seus produtos, o que as tornou gigantes do segmento.
As tradicionais vendas de porta em porta, parcerias com redes de farmácias e os já conhecidos pontos de vendas, eram a única forma dos brasileiros comprarem cosméticos, até pouco mais de uma década atrás. Mas o talentoso empreendedor Alexandre Serodio acabou enxergando uma ótima chance de ganhar dinheiro pela internet.
Por causa da sua convivência com os mais variados tipos de cosméticos desde quando era criança (seu pai foi presidente da Avon no Brasil na década de 1990), Serodio, antes de inaugurar o site Beleza na web, sempre trabalhou nessa área, o que facilitou muito. A automotivação para esse empresário também foi fundamental.
Beleza na web: visão de mercado e muita inovação
Como sempre gostou do ramo da beleza, em 2006, Serodio acabou inaugurando o seu salão em parceria com outro sócio. A empresa prestava serviço aos clientes normalmente e ainda tinha um diferencial: vendia produtos cosméticos profissionais por telefone e entregava em casa.
Foi nessa época que Alexandre percebeu que o mercado online de cosméticos no Brasil praticamente não existia e que havia uma alta demanda por esse tipo de produto. O futuro empresário também notou que, as empresas que dominavam esse setor, simplesmente ignoravam o comércio eletrônico. Em 2008, nascia o site Beleza na web.
Desde o início das atividades do site, que era uma novidade para os consumidores, Serodio levou para sua empresa online toda aquela dinâmica dos salões de beleza. Ele mostrava para os internautas como usar os novos produtos, principalmente os que eram lançamentos.
Desafios vencidos com inteligência
Você deve estar pensando que comprar cosméticos pela internet pode ser algo complicado, pois os clientes não podem sentir o cheiro, testar e tocar nos produtos, certo? Serodio, mais uma vez, demonstrou que tinha talento para os negócios e investiu no Youtube.
O empreendedor contratou cabeleireiros e maquiadores conhecidos pelo público para fazer vídeos em um canal no Youtube, cuja audiência só crescia ainda mais. Essa estratégia acabou dando muito certo, pois, como os clientes confiavam nos profissionais, acabavam comprando os produtos online.
Para passar ainda mais confiança de que comprar cosméticos pela internet era algo seguro, Serodio também investiu pesado nas vendas de produtos de marcas tradicionais e conhecidas pelos consumidores. Como resultado, a confiança só foi aumentando bem como todo o faturamento do negócio.
Atraiu a atenção de investidores
Com o passar do tempo e devido ao grande sucesso do site Beleza na web, a plataforma chamou a atenção de investidores internacionais, que acreditaram no enorme potencial de vendas que essa empresa online tinha no Brasil, que é um dos maiores mercados consumidores de cosméticos do planeta.
O site de Alexandre Serodio, que era dono de uma comunicação efetiva, foi se consolidando ainda mais nos meios digitais. Pelo fato de ter sido o pioneiro no setor de vendas de cosméticos online, a plataforma, aos poucos, foi conquistando a confiança dos consumidores em todo o Brasil.
A grande questão é que as empresas concorrentes também notaram que esse nicho poderia ser explorado, pois estava em constante crescimento no país, e resolveram concorrer com o Beleza na web. Algumas gigantes do segmento se reinventaram e começaram a disputar os clientes com o site de Serodio.
Compra pelo Grupo Boticário
O fato é que a loja online de cosméticos de Serodio tem um invejável portfolio com 360 marcas nacionais e importadas de produtos para cabelos, pele, corpo, maquiagem e perfumaria. Ao todo, o site comercializa aproximadamente 17 mil itens e tem full commerce de quase 20 marcas.
E todos esses números, claro, atraiu a atenção de uma das gigantes do segmento. Sendo assim, em 2019, o famoso e já consolidado Grupo Boticário compra o site Beleza na web. O valor da transação não foi divulgado. Mas Alexandre Serodio ainda permanece à frente do site que inaugurou.
O seu objetivo principal é o mesmo de quando o Beleza na web foi lançado: oferecer novas experiências para o consumidor brasileiro, onde ele estiver. Para esse visionário empreendedor, o cliente sempre foi o centro do seu negócio e todas as ações são voltadas para ele. Por ser um mercado altamente rentável e promissor, Serodio tem a certeza de que investiu na área certa.
Viu como ter visão para um mercado pouco explorado causou uma revolução em um nicho cada vez mais crescente? Agora é com você.
Venha para o IBND
O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: