Se você já precisou fazer algo importante, mas, por não estar cansado, acabou protelando, já deve saber que a disciplina é imensamente mais eficiente, afinal, não é todo dia que acordamos motivados.
Quando esperamos pela motivação para iniciarmos algo, tendemos a cair em um ciclo de procrastinação.
“Mas, então, a motivação não vale nada?”
Claro que vale! É muito mais prazeroso fazer algo quando estamos motivados. No entanto, nem sempre precisamos dela para começar uma tarefa, mas ter a consciência de que a constância de um comportamento nos ajudará a concretizar as metas.
Como ter mais disciplina?Todos os dias precisamos realizar uma série de tarefas para podermos cumprir com as nossas metas e atingir nossos objetivos. É assim para todo mundo. No entanto, não é todo dia que acordamos motivados, não é mesmo?
Nos estudos do coaching e psicologia voltados ao comportamento humano, o desejo pela desistência está pautado em duas palavras: motivação e disciplina.
Que tal refletirmos sobre esses dois conceitos para conseguir compreender quais deles é mais importante para o sucesso?
O que é motivação?
Motivação é um dos estados emocionais que nos move em busca de algo. É ela quem nos faz acordar com um sorriso no rosto e nos dá a sensação de estarmos preparados para mais um dia.
Na psicologia, a motivação é definida como o conjunto das forças internas que levam um indivíduo a adotar um determinado comportamento.
Por trás de comportamentos motivados, sempre existirá um objetivo: ganhar dinheiro, evoluir profissionalmente, conquistar reconhecimento, ter mais saúde, etc.
O que é disciplina?
Por sua vez, disciplina é a consistência em determinado comportamento para conquistar algo. Ao contrário da motivação, a disciplina não nos faz acordar animado, mas disposto a realizar as tarefas que são necessárias a fim de obtermos consequências positivas lá na frente.
É por conta da disciplina que, mesmo sem vontade, vamos à academia em um dia chuvoso ou paramos para estudar após um longo e exaustivo dia de trabalho.
Assim, enquanto a motivação é a vontade de fazer, a disciplina se resume em precisar fazer!
Qual delas te levará ao sucesso?
Tanto a motivação quanto a disciplina são importantes para nos levar àquilo que desejamos. Mas qual tende a ser mais eficiente para alcançarmos o sucesso?
Agora que você já compreende a importância da disciplina, sobretudo nos dias em que a motivação se recusa a aparecer, confira algumas dicas dos profissionais do IBND para se tornar uma pessoa mais disciplinada.
-
Seja realista
Não existe disciplina sem metas. Precisamos saber onde queremos chegar antes de iniciar nossas atividades. Nesse sentido, é preciso ser realista para não acabar se frustrando.
Por mais empenhado que você esteja em emagrecer, por exemplo, você não conseguirá perder 20 kg em um mês. É preciso ter um plano “pé no chão”!
-
Monitore seu progresso
Quando percebemos que estamos de fato progredindo e nos aproximando da meta, isso nos fortalece e nos motiva. Assim, se você precisa emagrecer 20 kg, saiba que ao perder 2 kg por mês, você conseguirá concluir o seu objetivo. Acompanhe seu progresso e comemore cada pequena vitória!
-
Elimine distrações
Distrações são vilãs da disciplina e precisam ser eliminadas. Por isso, se você constantemente adia aquele importante projeto para ficar nas redes sociais, desligue o seu celular para se concentrar.
-
Escolha um dia para não ser disciplinado
Ser disciplinado é um desafio e não podemos ser extremamente inflexíveis, pois isso pode produzir um efeito reserva ao desejado, que é o da exaustão e desistência. Para evitar que isso ocorra, escolha um momento da semana para relaxar.
E você, leitor, compreende agora qual o papel da motivação e da disciplina em sua vida? Como você tem lidado com essas duas forças?
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: