Você duvida que as palavras tenham poder? Neste conteúdo especial vamos entender como, de fato, as palavras têm o poder de transformar a sua vida.
Parece exagero, mas não é! A PNL, criada na década de 70 por Richard Bandler e John Grinder, na Califórnia, é amplamente utilizada.
Trata-se de um conjunto de regras e instruções que guiam o comportamento humano, compreendendo também as respostas neurológicas a estímulos externos e a maneira com que construímos significados e nos expressamos verbalmente ou não.
Parece bastante interessante, não é mesmo? Vamos entender, a partir de agora, portanto, as linguagens de cunho negativo, alguns exemplos, como, e, mais do que isso, porque evitá-la de você deseja o sucesso em sua vida; acompanhe!
Cérebro: a maior das máquinas humanas
Ainda mais eficiente e ágil do que um computador de última geração, é o cérebro humano que, a todo momento, cria imagens mentais diretamente relacionadas com os objetos e acontecimentos no espaço físico que nossos sentidos conseguem captar.
Muito basicamente, a mente humana recebe os dados através dos sentidos de duas maneiras: através do que vemos, e a outra é através da linguagem que ouvimos.
“Não”, a mais curiosa palavra da nossa linguagem
A mente humana, para saber no que não pensar, precisa primeiro pensar. Parece um conceito filosófico, mas a ideia é bastante simples. Vamos utilizar um exemplo para que você entenda.
Não pense em uma pessoa importante para você.
Pense em uma pessoa importante para você.
Analisando as duas frases acima, talvez você tenha percebido que pensou exatamente na mesma coisa, não é? Não seria melhor, portanto, nos referirmos sempre ao que queremos, por exemplo:
Em caso de incêndio use as escadas.
É comum encontrarmos em muitos prédios a placa: “Em caso de incêndio não use o elevador”.
Principalmente numa situação de pânico, é muito mais difícil e demorado pensar primeiro no que não fazer para depois pensar no que fazer. A linguagem mais rápida e que obtém melhores resultados é a linguagem afirmativa; dizer o que deve ser feito.
Você tem usado uma linguagem negativa?
Todos nós conhecemos, ou já fomos a pessoa que, ao querer ajudar, diz o que não fazer. “Não se preocupe tanto”, “Não se desespere”, “Não acho que você esteja errado”. Contudo, o que estão fazendo, de forma inconsciente, é chamar atenção exatamente para o que não deveriam.
Frequentemente, fazemos isso com nós mesmos. “Não vou pensar mais nisso”, “Não vou comer besteira hoje”. O ser humano tem a tendência a pensar no que não quer fazer e, logo em seguida, muitas vezes, começar a fazê-lo.
Então, ao invés de dizer a si mesmo “não quero engordar”, tente dizer “quero emagrecer”. Isso não só é mais agradável, como também reorienta a mente e te prepara para um número maior de realizações desejadas, focalizando as coisas positivas que quer que aconteça.
A PNL transforma sua forma de se expressar com o mundo e consigo mesmo!
A PNL oferece a possibilidade de reprogramar, a sua maneira, a forma de nos expressarmos. Ao propor uma forma mais consciente de se comunicar com o mundo, você consegue escolher suas palavras com muito mais facilidade e transmitir mais confiança e determinação.
As técnicas de PNL atuam, estruturalmente, na sua forma de pensar e enfrentar as situações do dia a dia. Isso aumenta a sua qualidade de vida, principalmente para as questões que não podem ser mudadas, apenas a sua maneira de lidar com elas que deve ser melhor trabalhada.
Conheça, no IBND, um excelente curso de pnl para que você evolua com essas técnicas!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: