A organização pode ser um dos elementos mais impulsionadores da produtividade no dia a dia. Você conhece métodos para ajudá-lo a se organizar melhor? Então dá uma olhada!
Indivíduo e ambiente
A interação dos seres humanos com os diversos ambientes vem sendo investigada pela Psicologia Ambiental, que tem como objeto de estudo a influência mútua de fatores ambientais e comportamentais. Assim, o ambiente é considerado por suas características físicas e sociais. A pesquisa em psicologia ambiental se volta para definir os cenários sociais e físicos correspondentes ao comportamento investigado como ênfase na resolução de problemas, revelando sua natureza aplicada. Por isso, busca promover constantes reflexões e reformulações teóricas, que florescem nos mais diversos conceitos e práticas.
Personalização do ambiente
Segundo estudos, as restrições nas chances de personalização do ambiente construído pode levar ao adoecimento. Tal comprometimento é atribuído à fragmentação da identidade de lugar e às falhas no processo de enfrentamento com o ambiente que nos cerca.
A saúde está intimamente relacionada com a organização espacial, seja ela localizada ou ampla. Por isso, a personalização do espaço é um comportamento territorial que envolve a ação deliberada de modificar as características de um ambiente, para refletir a identidade de um grupo ou de um indivíduo.
O indivíduo projeta características particulares no espaço, define um território, regula as interações sociais e fortalece o sentido de pertencimento a um lugar. A personalização dos espaços melhora os níveis de satisfação, bem estar, qualidade de vida percebida e favorece avaliações ambientais positivas, além de elevar a autoestima. Outros estudos afirmam haver uma relação entre a personalização do espaço e o controle do estresse, já que este pode afligir a saúde das pessoas ao afetar suas necessidades individuais. Personalizar o espaço pode ser um importante mecanismo mediador de controle e redução do estresse, por favorecer a adaptação do espaço às características do indivíduo.
O que o ambiente diz a seu respeito
O espaço organizado pelo indivíduo tem o objetivo não só de atender às suas necessidades básicas, como descansar, proteger-se, trabalhar, divertir-se, mas também favorecer as aspirações e relações de afetividade que lhe são próprias. Assim, o ambiente revela memórias, desejos, expectativas, rituais, ritmos pessoais, hábitos cotidianos, e até mesmo valores e princípios individuais. Portanto, seu espaço é um reflexo do existir no mundo deste indivíduo.
Organização e identidade
A identidade de lugar é um estado de reconhecimento de um cenário específico por parte de um indivíduo, com o qual ele relaciona valores, significados e sentimentos. É através da identidade de lugar que o homem reivindica a satisfação das suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e culturais, reforçando a sua identidade pessoal e adquirindo a sensação de pertencimento ao meio.
Assim, a forma de se relacionar com o ambiente e a organização individual dentro desses espaços revela a identidade e a subjetividade do indivíduo.
Benefícios de ser organizado no dia a dia
A organização e a personalização dos espaços apresentam benefícios à saúde mental, principalmente no que diz respeito à gestão do tempo e sua relação com a autoeficácia, mas também com relação ao estabelecimento da privacidade, criando espaços onde podem definir as limitações e as configurações que se estabelecerão dentro daquele espaço limitado.
Em muitos casos, a falta de motivação e produtividade são consequências da inabilidade ou incapacidade (percebida) de um indivíduo para se organizar e gerir o próprio tempo com desenvoltura. Qualquer empreendimento precisa que os envolvidos saibam otimizar seu tempo e foco em prol dos objetivos estabelecidos. Uma boa articulação das tarefas cotidianas evitam o desperdício do tempo com atividades não prioritárias, o que diminui a produtividade e o bem estar, além da relação dos indivíduos consigo mesmo.
Manter sua própria organização e revisá-la de acordo com as suas metas e novos projetos é essencial para se encontrar nesse ambiente e criar a sua própria forma de fazer.
Métodos de organização no dia a dia
O primeiro passo da organização pessoal é o planejamento estratégico, ou seja, deve estar vinculada a planos de ação eficientes, abrangendo desde organizar o próprio quarto e personalizar de acordo com a sua personalidade e necessidades, até definir a agenda semanal.
É preciso elencar as metas e os sonhos engavetados e observar o que de prático está faltando para realizá-lo, ou seja, encarar tais metas com racionalidade e objetividade. Dentre as habilidades fundamentais para a organização no dia a dia estão o estabelecimento de metas, prazos, estratégias e um plano de ação.
Meta
Estudos revelam que metas colocadas em um papel tendem a ser mais realizadas, se comparadas às ideias que ficam apenas na imaginação e contem com a memória para serem lembradas. Definir uma meta bem estabelecida, com possibilidades realistas de realização, coloca o seu foco para trabalhar a seu favor.
Prazo
A produtividade pode aumentar significativamente se as metas forem “quebradas” em pequenos passos que podem ser alcançados durante um tempo específico de tempo. Assim, demonstra-se o comprometimento com cada meta e também pode-se avaliar se os passos que estão sendo dados são grandes demais para as “pernas”, ou seja, possibilidades do indivíduo.
Estratégia
A estratégia é o principal elemento de engajamento e responsabilização do indivíduo com as próprias metas, pois somente ele poderá realizá-las, ainda que tenha acompanhamento técnico.
Plano de ação
Aqui são definidos os métodos pelos quais as metas podem ser atingidas, levando em consideração o perfil pessoal do indivíduo e sua necessidade de organização.
E você, precisa de ajuda para estabelecer metas e alcançar seus sonhos de vida? O coaching de vida pode te levar a lugares antes nunca imaginados!
O IBND oferece soluções personalizadas como nosso curso de coaching que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Referências:
KUHNEN, A. et al. A importância da organização dos ambientes para a saúde humana. Psicol. Soc. 2010;22(3).
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: