Uma empresa que é proprietária de diversas marcas conhecidas dos segmentos de produtos alimentícios, higiene corporal e limpeza, merece todo o nosso respeito e admiração. A gigante Unilever, com suas constantes inovações e investimentos bilionários, se tornou um verdadeiro império no Brasil e no mundo.
Mas para se chegar a esse patamar, foram necessários trabalho árduo e muita dedicação às necessidades dos consumidores.
Por isso, nada mais justo do que dedicarmos esse post para contar a história da Unilever. Saiba como essa respeitada multinacional se tornou um verdadeiro império e por que as diversas marcas que fazem parte dela são as preferidas de milhares de exigentes consumidores no dia a dia.
Fique conosco até o final da leitura e tenha mais inspiração para começar a empreender.
Unilever: 91 anos de sucesso e foco nos clientes
A nossa história começa em 1930 em dois países europeus: Inglaterra e Holanda. Os empresários William Hesketh Lever, Jurgens e Van den Bergh resolveram unir forças e fundaram uma das multinacionais mais respeitadas de todos os tempos: a Unilever.
Como era resultado da fusão de duas grandes empresas, a Unilever tinha um mercado que poderia ser altamente rentável.
Sendo assim, não perdeu tempo e começou a expansão dos negócios para a América Latina, comprando ou estabelecendo parcerias com outras empresas menores do setor de higiene, alimentação e limpeza.
Durante a sua primeira década de funcionamento, a Unilever inovou em seus produtos, fazendo as vendas aumentarem exponencialmente. A resiliência sempre deve estar presente.
Nos anos 1940, a Unilever, mesmo enfrentando algumas dificuldades durante o crítico período da Segunda Guerra Mundial, continuou firme e forte no seu propósito de adquirir diversas marcas de outros países, o que a fez ganhar muito mais visibilidade mundial.
Inicialmente, o setor mais rentável para a Unilever era o alimentício. Mas a marca queria mais reconhecimento e domínio do mercado. Dessa forma, começou a investir com ímpeto.
Maior crescimento e visibilidade da Unilever
A década de 1950 foi marcada pelo lançamento de diversos produtos de higiene corporal em diferentes países, além de massivas campanhas televisivas. Afinal de contas, os consumidores conheciam as marcas, mas não a empresa que era a grande detentora delas.
Cada vez mais, a Unilever foi se consolidando no mercado mundial através de estratégias sempre eficientes e bem pensadas.
Os anos 60 também foram promissores para a Unilever, com o lançamento de mais produtos alimentícios na Europa e nos EUA. O portfólio das marcas que a Unilever era proprietária estava cada vez maior, bem como o faturamento anual.
O investimento em produtos de primeira necessidade, como os do segmento alimentício, de higiene corporal e limpeza, fez a Unilever se destacar no mundo.
Já na década de 1970, com os negócios indo a todo vapor, a Unilever adquiriu diversas outras marcas e foi se consolidando em mais países mundo afora, alcançando uma privilegiada e respeitada posição de destaque.
A visão de negócios dos seus administradores, bem como todas as estratégias usadas para o crescimento da empresa, era admirável. Manter sempre o pensamento positivo também ajuda muito.
Faturamento cada vez maior e domínio de mercado
Os anos 80, como era de se esperar, também foram bastante prósperos para a Unilever, que começou a comprar diversas marcas do segmento de produtos para a pele e higiene corporal. Vários deles foram lançados em diferentes países, tendo a maioria uma enorme aceitação do público. Mas o foco principal da Unilever ainda era os produtos alimentícios, responsáveis por boa parte do faturamento da mesma.
As principais realizações da década de 1990 pela Unilever foram a inauguração do seu Centro de Nutrição, a aquisição da marca Kibon no Brasil e de outras marcas do ramo de alimentos.
Nesse período, a Unilever já era proprietária de mais de 200 marcas em todo o mundo e já possuía um grande respeito de milhares de consumidores, seja por causa da inovação ou pelas estratégias eficientes.
Nos anos 2000, a Unilever continuou fazendo aquisições de outras marcas dos setores que atuava. Um exemplo de destaque foi a compra da empresa norte americana Bestfoods por 24.3 bilhões de dólares.
O investimento acabou trazendo um retorno muito maior para a Unilever, pois a Bestfoods era proprietária de diversas marcas bastante conhecidas do segmento alimentício e que estavam presentes em mais de 100 países.
A Unilever domina o mundo
A Unilever, que já chegou a ser dona de mais 900 marcas (entre pequenas e grandes), resolveu diminuir o seu portfólio e investir em segmentos de mercado específicos e mais rentáveis.
Por isso, em 2008, resolveu entrar para o mercado de água e lançou o seu primeiro purificador, que foi um tremendo sucesso, pois era bastante moderno. No Brasil, esse produto foi lançado em 2011.
Atualmente, a multinacional Unilever é detentora de mais de 400 marcas, está presente em 180 países, conta com 169 mil colaboradores, 264 fábricas pelo mundo e teve um lucro de 6.48 bilhões de euros em 2017.
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