Um dos maiores desafios de ser líder, é ser líder de si mesmo em primeiro lugar. Robert Dilts, autor da PNL esclarece sobre o assunto, vem ver!
O que é liderança para Robert Dilts?
Robert Dilts vem trabalhando no desenvolvimento da PNL desde 1975 em conjunto com John Grinder e Richard Bandler. Segundo o autor, a liderança é uma das mais importantes habilidades requeridas para mudar o mundo e construir o mundo em que se quer viver. Em seu sentido mais amplo, a liderança pode ser definida como a habilidade de influenciar os outros em direção da completude de algum objetivo. Assim, um líder orienta um colaborador ou um grupo de organizadores até atingir metas. No contexto das empresas e organizações, a palavra liderança é frequentemente contrastada com a "gestão", a qual significa "fazer as coisas através de outras pessoas". Já a liderança, em comparação, é definida como "motivar os outros a fazerem coisas", assim, a liderança está intrinsecamente ligada à motivação e à influência de outros.
Perspectivas para a liderança efetiva
Existem três diferentes perspectivas para a liderança:
1. Meta-liderança: cria um movimento dentro de uma direção mais ampla, tais como movimentos de direitos humanos e revolução computacional, ou seja, funciona a partir da visão do líder acerca do ambiente.
2. Macro-liderança: aqui o papel do líder é buscar o sucesso da organização por dois meios, primeiro encontrar caminhos e o segundo construir uma cultura que leve os liderados a aderirem ao propósito da organização. Aqui pode-se considerar o papel do líder dentro da estrutura organizacional e em respeito à cultura na qual ele participa, de modo a definir e buscar os caminhos necessários para atingir o objetivo.
3. Micro-liderança: tem foco na escolha do estilo de liderança para criar uma atmosfera de trabalho eficiente e obter a cooperação dos liderados para concluir a tarefa.
Criar um mundo no qual todas as pessoas queiram pertencer envolve uma mistura destes três tipos de liderança.
Visão do líder
A liderança efetiva envolve considerar a saúde e a ecologia de um sistema maior do qual o líder faz parte; manejar o equilíbrio entre as relações e as tarefas visando atingir metas organizacionais dentro de um sistema amplo; manejar tarefas e projetos através de um planejamento efetivo e ajustando seu estilo de liderança.
Habilidades e características do líder
Dentre as habilidades e características para ser um líder, existem características pessoais, interpessoais, comportamentais e cooperacionais envolvidos. Veja os diferentes níveis de habilidades para um líder:
- Habilidades pessoais: têm a ver com como o líder conduz a si mesmo em uma situação particular, o modo como escolhe o estado, a atitude, o foco apropriados para enfrentar a situação. De certa forma, é a capacidade de liderar a si mesmo em primeiro lugar.
- Habilidades interpessoais: são as habilidades utilizadas para compreender, motivar e comunicar-se com outras pessoas. O resultado dessa habilidade pode permitir o melhor estabelecimento de rapport para guiar a pessoa a reconhecer os problemas, os recursos e os objetivos.
- Habilidades de pensamento estratégico: são habilidades necessárias para definir e atingir um determinado objetivo. Envolve a habilidade de identificar o desejado estado, avaliação desse estado e estabelecer o caminho apropriado para a transição de estados requeridos para atingir o objetivo.
- Habilidades de pensamento sistêmico: são utilizadas pelo líder para identificar e compreender o problema no espaço em que o líder e demais colaboradores estão operando, sendo a raiz da solução de problemas e da habilidade de criar equipes funcionais.
O exemplo do líder
Um dos aspectos mais importantes da liderança é a congruência entre a mensagem e o mensageiro. Na prática, um bom líder é aquele que é capaz de alinhar suas capacidades, crenças, valores, senso de identidade e missão ao que faz. O senso de missão ou propósito evolui com o ciclo de desenvolvimento do líder, que pode atingir uma visão mais ampla do que faz até abranger uma perspectiva "espiritual" e também relacionar os sistemas organizacionais e familiares dos quais este é membro. Assim, o líder é o modelo que entende como utilizar suas habilidades e capacidades para reagir e orientar outros diante de diversas situações.
Pressupostos da PNL e liderança
A programação neurolinguística ou PNL é uma técnica que trabalha a parte consciente do cérebro, isto é, como se poderia treinar o cérebro humano ao ponto de realizar a mudança do lado inconsciente da mente, tornando-a mais harmoniosa e saudável psicologicamente, trazendo melhor qualidade de vida para os membros da equipe. Assim, o líder deve ter acesso a uma série de técnicas de PNL para investigar como melhor utilizar as relações humanas em sua equipe, modelando a maneira como as pessoas se comunicam, de forma a alcançar os objetivos da equipe e da instituição ou empresa em geral.
Eis alguns pressupostos da PNL que podem contribuir para uma liderança efetiva:
- Saber que as experiências possuem uma estrutura;
- Utilizar talentos da equipe para modelar o comportamento dos demais;
- Integrar corpo e mente no mesmo sistema;
- Despertar os recursos que a equipe já possui;
- Desenvolver a comunicação constante, tanto verbal quanto não-verbal;
- O feedback reflete a importância de observar como a comunicação foi feita;
- Utilizar todo comportamento como intenção positiva;
- Agir a partir das escolhas que as pessoas têm disponíveis para elas;
- Aprender e ensinar com os erros;
- Procurar preparar o campo para o aprendizado de maneira adequada, entre outros.
Sendo assim, a PNL pode contribuir significativamente para uma liderança consciente e com motivação para alcançar os resultados pessoais e profissionais dentro de um contexto mais amplo, levando em consideração a interação entre a mente, o corpo e as relações interpessoais.
E você, gostaria de se capacitar para promover capacitação e liderança efetiva? Busca promover relações mais saudáveis e crescimento nos ambientes empresariais e corporativos?
Venha para o IBND! Nós oferecemos soluções personalizadas para alavancar a sua carreira. Faça nosso curso de practitioner em pnl e veja os resultados em você hoje mesmo!
Referência:
DILTS, R. Visionary Leadership Skills: creating a world to which people want to belong. Editora Meta Publications. 1996.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: