Pense em uma figura de liderança e, muito provavelmente, você se lembre daquela personalidade cheia de poder que é admirada por ser uma liderança puramente estratégica e racional, que se volta apenas para os resultados da empresa.
Se foi assim que você pensou, você não está de todo errado. Contudo, com todas as transformações do mercado, as necessidades mudaram e hoje, um dos estilos de liderança que mais vem ganhando espaço no mercado de trabalho é a chamada liderança compassiva.
A liderança compassiva consiste em liderar com compaixão. Mas o que isso de fato significa, por que isso é tão importante e como desenvolver modelos de gestão humanizados?
Neste conteúdo trazido pelo Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) vamos esclarecer essas dúvidas. Continue acompanhando!
Mas, afinal, o que caracteriza uma liderança compassiva?
Trata-se de um modelo de gestão humanizada de pessoas pautada em princípios como segurança psicológica, colaboração, compaixão e empatia, onde o líder entende que o seu papel, antes de dar ordens, é estar sempre presente para que a sua equipe se sinta segura psicologicamente.
Este modelo de gestão é baseado em três pilares fundamentais:
-
Entendimento cognitivo: diz respeito à capacidade de análise e processamento objetivo de situações.
-
Compreensão emocional: capacidade de ler e compreender as emoções das pessoas ao redor.
-
Conexão motivacional: é a junção de ambos os elementos em prol de uma gestão que vai além somente da busca do lucro, mas que abraça as qualidades de cada um, visando o desenvolvimento contínuo.
Agora que já compreendemos o que é a liderança compassiva, vamos nos aprofundar nas características que verdadeiramente definem um líder compassivo? Algumas competências são, sem dúvidas, essenciais para esse modelo de gestão:
Aprendiz
Um bom líder compassivo é aquele que entende que, apesar de todo seu conhecimento e experiência, está cercado de pessoas capazes de contribuir para o seu crescimento e a execução de projetos.
Onipresente
Este tipo de líder também está sempre presente e consegue trabalhar com equilíbrio, sendo capaz de auxiliar e orientar sempre que os seus liderados precisam. Afinal, ele entende que uma liderança 100% presente consegue se conectar muito mais com o time e ser eficaz nas suas contribuições.
Influente
A liderança compassiva não foca na autoridade e sim na influência positiva. São líderes que costumam encorajar, inspirar, orientar e apoiar os membros da sua equipe com o objetivo de extrair o máximo potencial de cada colaborador.
Humilde
O líder compassivo acredita verdadeiramente que o sucesso é resultado de um trabalho conjunto e dos esforços entre várias pessoas, e não apenas um fruto colhido graças a sua experiência.
Quais os benefícios desse modelo de gestão?
A liderança compassiva traz muitos benefícios para as empresas, confira:
-
Aumenta a motivação e satisfação dos colaboradores;
-
Reduz as taxas de turnover e absenteísmo;
-
Melhora o clima e fortalece a cultura organizacional;
-
Aumenta a produtividade e engajamento;
-
Melhora a performance das equipes.
Aprenda a desenvolver lideranças compassivas na sua empresa
O desenvolvimento de lideranças compassivas é um exercício de co-participação que exige tempo e investimento tanto por parte dos profissionais quanto por parte da empresa. É preciso que a instituição incentive, mas que o profissional também queira desenvolver e aprimorar essa habilidade.
A seguir, confira algumas iniciativas que podem ser implementadas na empresa visando o desenvolvimento de lideranças compassivas:
Palestras e workshops
Ambas as possibilidades são formas mais dinâmicas e interativas que podem contribuir para o desenvolvimento de líderes compassivos. Assim, a empresa pode contratar especialistas no assunto e líderes referências no mercado para expor suas experiências, compartilhar ensinamentos e técnicas.
Mentoria
Para aqueles que precisam de um acompanhamento mais próximo, a mentoria é uma excelente opção. Este processo pode ser conduzido por meio de um programa interno, onde as lideranças mais experientes mentoram os líderes em início de carreira.
Treinamento corporativo
Outra forma de capacitar os gestores é por meio de treinamentos voltados para a liderança compassiva. Existem várias opções de cursos online e presenciais sobre o assunto, como o caso do treinamento corporativo oferecido pelo IBND, que é uma forma de investimento prático e que oferece resultados positivos a curto prazo.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: