Intuição ou ansiedade? Saiba como diferenciar

10/08/2023 às 19:26 Dicas

Intuição ou ansiedade? Saiba como diferenciar

Você já teve um sentimento ruim antes de ir para algum lugar ou encontrar uma pessoa? Já sofreu por antecedência de algo que não havia acontecido?

Muitas vezes, essas situações são entendidas como uma forte intuição. Contudo, é preciso atenção para saber diferenciar intuição de ansiedade.

Você saberia reconhecer a diferença entre um pensamento ansioso de um pensamento intuitivo?

Neste conteúdo, vamos desvendar esta dúvida tão comum para que você possa nutrir autoconfiança em seus pensamentos e sentimentos.

Vamos lá? Boa leitura!

Afinal, é intuição ou ansiedade?

Vamos imaginar uma situação hipotética: você chega ao trabalho e percebe que seu chefe não deu o costumeiro “bom dia” animado a você, e quando você se dá conta disso, seu coração começa a acelerar, você sente dificuldade para respirar e do nada surge na sua mente a imagem do seu superior te demitindo. Seria isso uma intuição?

Não, isso é a famosa ansiedade. Afinal, a intuição surge apenas quando estamos calmos, e não está ligado diretamente às nossas emoções como acontece com o pensamento ansioso.

No exemplo que utilizamos, a intuição poderia surgir enquanto você estivesse almoçando, tomando banho ou qualquer outra atividade casual.

Por isso, quando uma dúvida vier à sua cabeça, é importante que você analise o seu humor. A intuição não causa pânico e sim curiosidade; diferente da ansiedade, que causa medo e pode nos tornar obcecados por uma ideia. 

A ansiedade afeta a sua intuição?

A ansiedade é um estado emocional caracterizado por preocupação, medo e inquietação intensos. É uma resposta natural do corpo a situações percebidas como ameaçadoras ou estressantes.

Embora um certo nível de ansiedade possa ser útil em certas situações, quando se torna crônica ou excessiva, pode afetar negativamente várias áreas da vida, incluindo a intuição.

A intuição é um processo mental que nos permite acessar informações e insights subconscientes, sem a necessidade de raciocínio lógico ou consciente. É uma espécie de "sentimento" ou "pressentimento" que muitas vezes nos ajuda a tomar decisões rápidas e confiar em nossos instintos.

No entanto, a ansiedade pode prejudicar a intuição de várias maneiras. Primeiro, a ansiedade tende a nos deixar em um estado de hiperalerta, onde estamos constantemente preocupados e excessivamente conscientes dos perigos potenciais ao nosso redor. Isso leva a um aumento da atividade do pensamento consciente, o que pode dificultar o acesso às informações intuitivas do subconsciente.

Além disso, a ansiedade pode distorcer nossas percepções e interpretações da realidade. Quando estamos ansiosos, nossa mente tende a se concentrar nas piores possibilidades e a amplificar os riscos percebidos. Essa tendência de pensamento negativo e catastrófico pode interferir na clareza da intuição, levando a decisões baseadas no medo e na preocupação em vez de insights intuitivos.

É hora de aflorar a sua intuição!

A intuição é uma capacidade inata em todos nós, mas nem sempre é fácil acessá-la e confiar nela. No entanto, existem várias práticas que podem ajudar a aflorar e fortalecer a sua intuição. Confira algumas estratégias que você pode experimentar.

Cultive o silêncio interior

A intuição muitas vezes se manifesta em momentos de tranquilidade e silêncio. Reserve um tempo diário para estar em um ambiente tranquilo, onde você possa relaxar e acalmar a mente. Isso pode ser feito através da meditação, contemplação, caminhadas na natureza ou qualquer outra atividade que promova a paz interior.

Pratique a atenção plena

A prática da atenção plena ajuda a desenvolver a consciência do momento presente, permitindo que você esteja mais sintonizado com os sinais e insights intuitivos. Esteja consciente dos seus pensamentos, emoções e sensações físicas sem julgá-los ou se envolver com eles. Isso ajuda a desacelerar a mente e criar espaço para a intuição emergir.

Confie nos seus sentimentos

Preste atenção aos seus sentimentos e emoções em relação a situações, pessoas ou decisões. A intuição muitas vezes se manifesta através de sensações sutis no corpo ou de um "sentimento" interno. Aprenda a confiar nesses sinais e a dar-lhes importância em suas escolhas.

Ouça mais a si mesmo

Reserve momentos para se conectar consigo mesmo e ouvir sua voz interior. Isso pode ser feito através da escrita automática, onde você escreve livremente sem se preocupar com a coerência lógica. Ouça o que surge e observe os padrões ou insights que podem surgir.

Desenvolva sua sensibilidade energética

A intuição também pode se manifestar através da percepção sutil das energias ao seu redor. Pratique estar consciente das diferentes energias presentes em ambientes e pessoas. Observe como seu corpo reage e aprenda a confiar nas informações que ele lhe fornece.

Mantenha um diário de intuição

Reserve um tempo para registrar suas experiências intuitivas em um diário. Isso pode incluir sonhos, pressentimentos, coincidências significativas ou qualquer outro evento que você considere intuitivo. Ao acompanhar e revisitar suas experiências, você fortalece a conexão com sua intuição.

Se necessário, busque ajuda profissional

A terapia desempenha um papel fundamental na diferenciação entre intuição e ansiedade. Um terapeuta treinado pode ajudar a explorar os padrões de pensamento, emoções e comportamentos associados à ansiedade, auxiliando na compreensão de como ela pode interferir na percepção da intuição.

Além disso, a terapia pode ajudar a desenvolver habilidades de autorregulação emocional, reduzindo a intensidade das respostas ansiosas e criando espaço para a intuição se manifestar. Isso envolve aprender a reconhecer e questionar os pensamentos automáticos negativos, adotar perspectivas alternativas e cultivar uma postura mais equilibrada e receptiva.

A hipnose é uma ferramenta complementar que pode ser utilizada em conjunto com a terapia para acessar e diferenciar a intuição da ansiedade. Através da hipnose, é possível acessar estados de consciência ampliados, onde a mente consciente é relaxada e o subconsciente é mais acessível, o que facilita a exploração de insights intuitivos.

Que tal aprender mais sobre a hipnose? Conheça hoje mesmo a Formação em Hipnose do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK