Algumas marcas sempre ficam na memória do público. Seja pela qualidade dos produtos ou serviços prestados, pelo atendimento diferenciado ou até mesmo pela inovação sempre presente no dia a dia. E isso nos leva a acreditar que o sucesso é mais uma questão de posicionamento e estratégias bem pensadas do que de sorte.
Quer um bom exemplo? Esse artigo conta um pouco da história da Cacau Show, que começou como uma pequena revenda de chocolates, cujo proprietário era um jovem de apenas 17 anos. Leia até o final e inspire-se nesta trajetória de trabalho e sucesso.
Cacau Show: trabalho e compromisso com os clientes
Tudo começou na páscoa de 1988, quando o ainda adolescente Alexandre Tadeu da Costa, resolveu empreender revendendo chocolates. Em pouco tempo, ele consegue uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Mal sabia o jovem que essa encomenda mudaria o seu futuro para sempre.
Diante da negativa da fábrica em honrar com o pedido encomendado, Alexandre, que não queria deixar seu cliente na mão, resolveu produzir tudo sozinho. Comprou os ingredientes para os ovos de páscoa e contratou uma pessoa que já fazia chocolates caseiros para ajudá-lo com a produção. A inteligência relacional falou mais alto no jovem.
Depois de três dias de trabalho árduo, o pedido foi entregue conforme solicitado, o que rendeu ao futuro empreendedor cerca de 500 reais, quantia suficiente para que ele fundasse a Cacau Show. Na época, a pequena empresa tinha a sua sede em uma sala cedida na empresa dos pais de Alexandre, localizada na capital São Paulo.
Rápida ascensão e espaço no mercado
Depois que os negócios foram crescendo, bem como o número de encomendas dos clientes, Costa resolveu alugar um espaço para sediar a Cacau Show. Os anos se passaram e, depois de muito trabalho para conquistar mais e mais clientes, a primeira loja da Cacau Show foi fundada no final de 2001.
E foi um crescimento estrondoso. Já no ano seguinte, a empresa contava com 18 pontos de vendas com a marca Cacau Show. Pouco tempo de pois, esse número passou para 130 e, no final de 2003, a marca contabilizava 230 franquias. Nessa época, a Cacau Show era a maior rede de chocolates finos de todo o Brasil.
Mas Costa não se deu por satisfeito. Mesmo com um império formado em tão pouco tempo, esse visionário ainda tinha o objetivo de ter mil lojas no Brasil estampando a marca da Cacau Show. Mas essa meta tinha um prazo, que era até o final de 2010. Para variar, ele conseguiu.
Inovação para se diferenciar da concorrência
Alexandre Costa nunca mediu esforços para se destacar no mercado e, por isso, sempre investe em inovação. Um dos grandes destaques da Cacau Show com o seu público fiel, é a caixa Intensidade, que traz pequenos tabletes de chocolates com diferentes porcentagens de cacau. Isso provoca uma experiência única durante a degustação do produto.
Para Costa, que também tinha uma comunicação efetiva, os produtos da Cacau Show precisavam ser diferenciados e inesquecíveis para os milhares de clientes. Por isso, os chocolates da marca, bem como as trufas, são a preferência da maioria dos admiradores de um chocolate de extrema qualidade.
A marca oferece nada menos do que 25 sabores de trufas, que são o carro chefe da Cacau Show. E isso é prova de que a marca investe em inovação para conquistar seus clientes. Exemplos é o que não faltam: chocolates finos artesanais, caixas especiais, linha gourmet, fondue, café, cookies e chás. Pelo visto, a inovação está dando muito certo.
A páscoa e o natal são as datas mais significativas no faturamento da Cacau Show, que é de cerca de 3,5 bilhões de reais por ano. E pensar que tudo começou com um investimento inicial de 500 reais.
Prêmios e filantropia
O grande tino para os negócios, suas estratégias de inovação e visão de mercado, renderam prêmios nacionais e internacionais para Alexandre Costa, além de tornar a Cacau Show uma referência quando o assunto é chocolates finos.
Para esse empresário, a sua empresa se esforça ao máximo para oferecer produtos para todos os gostos e ocasiões. Além disso, o Instituto Cacau Show, que foi fundado em 2009, promove diversos programas sociais para as comunidades carentes nas proximidades de Itapevi-SP.
Atividades educacionais, culturais, terapias, reforço escolar, aulas de informática, prática de esportes, cursos profissionalizantes, dentre outros, são oferecidos por essa instituição que foi uma iniciativa do próprio Alexandre Costa.
A Campanha do Agasalho Cacau Show arrecada donativos, roupas de frio e cobertores para doação. Esse empreendedor ainda quer dar início a outros projetos voluntários e sempre apoiados por seu instituto.
Os números impressionam
- A Cacau Show conta com cerca de 7 mil funcionários, efetivos e terceirizados, em todo o Brasil.
- A empresa de Costa tem 2 mil franquias no Brasil.
- São 5 fábricas, sendo 4 localizadas no interior do estado de São Paulo e uma em Curitiba (PR).
- 12 mil toneladas de chocolate por ano são produzidas pela Cacau Show. A empresa também se tornou uma referência em trufas.
Agora só falta você se espelhar nesse empreendedor de sucesso e fazer da sua empresa uma referência para os consumidores. Pode acreditar, é possível.
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