Imagine uma marca cujos calçados transmitem diferentes sensações ao mesmo tempo e são extremamente versáteis. Mesmo a que a maioria deles sejam feitos de plástico, podem deixar qualquer mulher mais sedutora, inusitada, inocente, delicada refinada, original, despojada ou lúdica. Pensou na Melissa? Acertou em cheio. Essa marca brasileira é uma das queridinhas das mulheres de todas as idades.
Por isso, elaboramos esse post que conta a história da Melissa. Descubra como os calçados inovadores dessa empresa acabaram conquistando gerações de entusiastas em todo o Brasil e por que eles nunca saem de moda, mesmo perante a concorrência. Prepare aquela xícara de café, ajeite-se no sofá e aproveite a leitura para se inspirar ainda mais!
Melissa: ideia brilhante que acabou dando certo
A bela história de sucesso da Melissa começa em 1979, no Brasil. Os irmãos empreendedores Alexandre e Pedro Grendene, resolveram introduzir algo novo no mercado: calçados feitos de plástico para mulheres. Já que no Brasil faz calor praticamente o ano inteiro, o objetivo era que a aceitação do público feminino fosse grande, pois os calçados produzidos eram propícios para o clima tropical. Nascia uma das marcas brasileiras mais “delicadas”: a Melissa.
A primeira sandália Melissa foi o modelo Aranha. O sucesso foi tão estrondoso, que foram vendidos cerca de 200 mil pares em apenas 2 meses depois do lançamento. Durante todo o ano de 1980, a primeira sandália da Melissa vendeu aproximadamente 5 milhões de pares, por causa da tamanha aceitação do público feminino. Já em 1982, outro modelo de sandália foi lançado no mercado pela Melissa, agradando adultos e crianças. Todo empreendedor deve saber fazer uma retenção de talentos.
Mais lançamentos inovadores da Melissa
Com as vendas dos calçados indo a todo vapor, a Melissa lança, em 1984, o modelo infantil Melissinha, que vinha com um acessório de brinde. A sandália agradou tanto as meninas que, somente em 1986, foram vendidos cerca de 13 milhões de pares do modelo XUXA. As sandálias da Melissa se tornaram uma verdadeira febre entre o público infantil e até com as mulheres adultas. As vendas aumentaram exponencialmente. Começaram as exportações para outros países.
O restante da década foi marcado por uma certa estagnação por parte da Melissa, que só voltou a relançar novos modelos de sandálias em 1994. Mas foi em 1996, que o lançamento das famosas coleções Winter, Top e Summer, marcou a história da Melissa. A marca estabeleceu sólidas parcerias com celebridades da moda e da TV, alcançando ainda mais visibilidade no mercado da moda, através de intensas campanhas publicitárias.
No início dos anos 2000, a Melissa voltou a vender mais e a crescer no mercado. Em 2001, acontece o lançamento de um icônico tênis, que agradou bastante e teve uma alta procura nas lojas de departamentos. Já em 2003, acontece o lançamento de uma linha exclusiva de calçados e a inauguração da loja virtual da marca. Os clientes da Melissa já poderiam comprar pela internet. Os negócios online também são excelentes estratégias.
Os calçados Melissa e seus encantos
O ano de 2004 foi marcado pelo lançamento de três novas coleções de calçados para crianças e adultos. A aposta deu tão certo, que os produtos da Melissa eram cada vez mais procurados pelos clientes, principalmente em épocas de temperaturas mais altas no Brasil. A inovação sempre fez parte do dia a dia da Melissa, que tem uma criatividade incrível, quando o assunto é calçados femininos.
Entre os anos de 2005 e 2009 acontecem mais cinco novos lançamentos das coleções Melissa, além de uma linha exclusiva de perfumes. Sempre inovadoras, modernas, práticas, confortáveis e, sobretudo, versáteis, as sandálias dessa marca sempre se destacaram no segmento de calçados femininos, conquistando até as clientes mais exigentes. O público infantil, claro, também não poderia ficar de fora de tudo isso.
Nessa época, a Melissa, que já tinha criado mais de 500 modelos diferentes, ganhou destaque internacional por causa do seu estrondoso sucesso no Brasil e em outros países. Para essa marca, todos os seus clientes tinham que sentir a necessidade de ter algum produto Melissa. Aquele inconfundível e ao mesmo tempo delicioso “cheirinho Melissa”, que vinha em todos os seus produtos, é um dos seus diferenciais.
Sempre acompanhando as principais tendências da moda
Se existe algo que a Melissa nunca se descuidou desde quando foi criada, é a inovação constante. A visão das principais necessidades dos seus clientes, seja do público adulto ou infantil, sempre foi uma das palavras de ordem para se alcançar o sucesso no mercado. Por isso, em 2011, acontece o lançamento de uma nova coleção da Melissa, que caiu no gosto das meninas e adolescentes de plantão.
Já em 2012, a Melissa inova ainda mais e lança sua nova coleção Rainbow, que também teve uma enorme aceitação dos clientes. Além disso, a marca lança a sua coleção exclusiva de lindas e práticas bolsas. A novidade, claro, também acabou agradando a mulherada. A “leveza” que a marca Melissa traz consigo é um dos motivos dela ser tão famosa com o público.
O fato é que a Melissa, com suas constantes inovações, icônicos lançamentos e persuasivas campanhas publicitárias, está presente em 80 países e tem faturamento anual estimado de 600 milhões de reais. De agora em diante a sua inspiração será muito maior, não é?
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