Imagine um veículo grande, luxuoso, com design rústico e que enfrenta todo o tipo de terreno sem nenhuma dificuldade por causa da tração nas quatro rodas. É bastante provável que você tenha pensado na marca Land Rover.
Essa renomada montadora britânica conquistou milhares de clientes fiéis que veneram seus intrépidos carros, justamente por causa das suas qualidades mecânicas e inovações constantes.
Por isso, esse post vai te contar a história da Land Rover. Saiba porque seus carros são referência para quem curte uma aventura off-road no barro ou na lama, não abre mão do luxo, de toda aquela robustez e, claro, da potência dos confiáveis motores.
Que tal preparar aquela xícara de café e se inspirar com mais uma boa leitura?
Land Rover: ideia inovadora de sucesso
A história dessa prestigiada marca começa em 1948, no Reino Unido. Os irmãos Maurice e Spencer Wilks, que eram dois apaixonados por carros e já tinham trabalhado em montadoras de automóveis anteriormente, tiveram uma ideia brilhante.
Eles criaram um carro que tinha uma estrutura robusta e o bom desempenho de um Jeep em terrenos barrosos ou cheios de lama. Nascia a marca Land Rover.
O primeiro modelo da marca fez um considerável sucesso, sendo produzidas cerca de 3048 unidades. Naquela época, os diferenciais dos carros da Land Rover eram a elevada resistência estrutural, três bancos e uma invejável robustez mecânica, que suportava o máximo de exigência até dos motoristas mais experientes.
Em 1949, a marca começou a exportar seus carros para os EUA e Canadá. Saber fazer um mapa mental pode ajudar bastante a alcançar o sucesso no mundo dos negócios.
Já em 1950, os veículos da Land Rover eram sinônimo de confiabilidade e altíssima durabilidade, principalmente para as pessoas que curtiam uma aventura off-road.
Afinal de contas, um carro que enfrentava qualquer tipo de terreno sem dificuldades e era extremamente resistente, acabou chamando a atenção de milhares de novos aventureiros. Nos anos seguintes, a marca foi lançando outras versões, cada vez mais modernas e potentes.
Mais inovação, reconhecimento e muito sucesso
Em 1959, a Land Rover já tinha produzido cerca de 250 mil veículos em todo o mundo. Por volta de 1961, a marca britânica inova uma pouco mais e lança um carro com capacidade para 12 pessoas e mais potente do que os anteriores. As encomendas dispararam na época, bem como o faturamento. Mas a Land Rover queria mais e resolveu inovar no segmento.
No restante da década, a montadora lançou outros modelos de carros cada vez mais tecnológicos e com um design revolucionário, pois o objetivo era atrair o público mais jovem, o que acabou dando certo.
A aposta foi o modelo Range Rover, que fez um estrondoso sucesso, pois incorporava luxo, potência, conforto e tecnologia de ponta. As vendas desse carro foram altíssimas, principalmente entre os jovens endinheirados.
Cada vez mais, os veículos da Land Rover foram ganhando mais notoriedade em todo o mundo. Em meados de 1976, a marca já tinha produzido mais de 1 milhão de carros. Os modelos dessa montadora conquistavam clientes fiéis em todos os continentes. Prova disso, é que em 1985, os diversos carros da Land Rover já eram comercializados em 120 países. Outros modelos foram lançados no restante dessa década de ouro.
Novos e modernos lançamentos da Land Rover
Os anos 1990 também foram marcantes para essa tradicional marca britânica. Como a Range Rover fez um imenso sucesso, o modelo foi relançado em novas versões, cada vez mais robustas, confiáveis e, sobretudo, luxuosas. O modelo Land Rover Freelander, que tinha um apelo mais jovem, foi lançado em 1997 e fez as vendas duplicarem nos anos seguintes. Ser resiliente também ajuda bastante a empreender.
Já em 1999, devido ao sucesso da primeira geração, o modelo Discovery foi relançado em nova versão. Mas foi em 2001 que a marca deu o tiro certeiro quando decidiu relançar dois modelos que foram aclamados pelo público.
A nova linha de modelos Freelander e Discovery foram relançadas em 2004, 2006 e 2009, conquistando uma parcela ainda maior de novos clientes. Outros modelos também completaram o portfólio da famosa marca.
Em 2011, a Land Rover inovou ainda mais e lançou um carro que se tornaria um ícone de sucesso: a Range Rover Evoque. As vendas desse modelo, que esbanjava conforto, tecnologia, potência e muito luxo, foram um tremendo sucesso em todo o mundo, especialmente entre os mais jovens. Já em 2014, o modelo Freelander 2 dá lugar ao Discovery Sport, que também teve grande aceitação.
Land Rover se torna líder no segmento
Por causa da altíssima procura pelos modelos Evoque e Discovery Sport, em 2016, a Land Rover inaugura a sua primeira fábrica no Brasil para produzir esses dois automóveis. Aliás, o nosso país mostrou ser um mercado altamente promissor para a marca britânica. O Brasil é o oitavo mercado mundial para a Land Rover e tem mais de 45 concessionárias.
A Land Rover, com suas constantes inovações tecnológicas em seus carros, está presente em 140 países, conta com 27.950 colaboradores e tem um faturamento anual estimado de 13 bilhões de euros. Viu como uma boa ideia e visão de negócios tem um alto potencial de darem certo?
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: