Você já imaginou o tamanho do sucesso que uma boa ideia de negócio pode ter em um segmento pouco explorado? Alguns empreendedores tiveram essa visão e se deram muito bem financeiramente. O ponto chave é identificar as necessidades do mercado e oferecer soluções viáveis para os clientes. Pronto! A prosperidade é questão de tempo, inevitavelmente.
Por isso, para exemplificar o que acabamos de dizer, vamos te contar a história da Hertz, que é uma locadora de veículos americana de sucesso. Descubra com uma brilhante ideia colocada em prática, aliada ao uso de eficientes estratégias e muita inovação, acabaram dando certo. Embarque conosco em mais uma boa história de sucesso dentro do mundo do empreendedorismo.
Hertz: boa ideia pensada na hora certa
Tudo começa em 1918, nos EUA. O jovem Walter L. Jacobs resolveu empreender e teve uma ideia que revolucionaria a indústria de automóveis. Ele abriu uma pequena locadora de veículos, que tinha apenas 12 carros da marca Ford. Mas o negócio, que era inusitado para a época, deu tão certo que, em 1923, já contava com cerca de 600 carros que geravam uma receita que ultrapassava 1 milhão de dólares.
Mas mesmo com todo o sucesso, o atual proprietário acabou vendendo sua locadora para o visionário John Daniel Hertz, que era presidente de uma empresa de táxi. John acabou mudando o nome do seu novo negócio para Hertz, adotando a sua conhecida cor amarela. Em 1925, a Hertz adotou o sistema de franquias e passou a atuar em todo os Estados Unidos.
As décadas seguintes foram marcantes para a Hertz, que expandiu os negócios ainda mais. Sempre pensando em oferecer mais comodidade para os clientes, a Hertz, em 1932, começou a marcar presença dentro dos principais aeroportos de todo país. Em 1938, a empresa começou seu plano de expansão dos negócios no Canadá. Ser resiliente também ajuda bastante.
Mais negócios mundo afora e consolidação da Hertz
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Hertz esperou a “poeira baixar” e, aproveitando a retomada do crescimento da economia mundial, inaugurou a sua primeira locadora na França. Já em 1955, a Hertz já estava presente em cerca de mil localidades em todo o mundo. Com os negócios cada vez mais consolidados, era a hora de inovar.
E foi exatamente isso que a Hertz fez. Em 1959, ela foi a primeira locadora a introduzir um moderno sistema centralizado de cobrança. Dois grandes feitos marcaram os anos 1960: a criação da divisão de equipamentos de aluguel para o ramo da construção civil (1965) e a introdução de carros esportivos e potentes em sua frota (1966). Os negócios iam a todo vapor para a Hertz.
Já em 1972, mas uma boa dose de inovação: um moderno sistema computadorizado deixava todo o processo de aluguel de carros muito mais fácil e rápido. Em meados de 1978, a Hertz lançou o seu próprio serviço de assistência para emergências em estradas, de nível nacional. Saber fazer um mapa mental, também pode auxiliar bastante o empreendedor.
Mais inovação e conquista de clientes fiéis
Como a inovação na prestação de serviços era o foco da Hertz, em 1984, a empresa oferecia aos clientes, orientações detalhadas em seis idiomas sobre como podiam chegar ao destino. E isso fez um grande sucesso. Em 1987, é lançado o prático sistema de devolução instantânea, que facilitava a vida do cliente na hora de devolver o carro alugado.
Em 1988, a Hertz inova um pouco mais e passa a alugar automóveis que vinham equipados com telefone celular. Já em 1989, a empresa cria o seu programa de fidelidade, que oferecia benefícios exclusivos para os clientes fiéis. A década de 1990 foi marcada por algumas mudanças na administração da Hertz, que permaneceu firme e forte no mercado, mesmo diante de outras empresas concorrentes.
Em 2001, a Hertz começou alugar carros do segmento de altíssimo luxo para os clientes mais exigentes e de alto poder aquisitivo. Em 2002, foi a vez de um moderno sistema de rádio via satélite, bem como outras mídias de entretenimento fazerem parte dos carros disponíveis para aluguel da Hertz. É a inovação sempre fazendo parte de um negócio de sucesso.
A Hertz é a preferida dos clientes
Em 2004, a Hertz facilita um pouco mais o processo de aluguel de carros, implantando um prático sistema em que o cliente poderia escolher o modelo do veículo pela marca da montadora. Em 2006, duas marcantes inovações: a oferta de modelos conversíveis, SUVs, híbridos, elétricos e econômicos, acabaram conquistando um maior número de clientes em todo o mundo.
Em 2011, a Hertz ainda queria inovar mais e começou a ofertar carros super esportivos para alugar, o que encantou motoristas que curtiam uma alta adrenalina na estrada. O lançamento de práticos quiosques em aeroportos, permitiam os clientes que tinham acabado de chegar de viagem, alugarem um carro. Já em 2016, o lançamento de um programa que facilitava ainda mais a locação de automóveis, também foi lançado pela Hertz.
A Hertz, com seus famosos slogans, constantes inovações, oferta de diversas categorias de veículos para atender a sua crescente demanda e atendimento diferenciado, está presente em 150 países, conta com 10.200 pontos de aluguel, 30 mil colaboradores, uma frota de 500 mil veículos e um faturamento anual estimado de 7 bilhões de dólares. Agora você pode se inspirar mais, certo?
Venha para o IBND
O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: