Muitas pessoas se sentem desconfortáveis ou com medo da presença de insetos e bichos como baratas. Mas você sabe como surge a fobia de barata, conhecida como catsaridafobia? Sabia que é possível tratar este medo de forma eficiente através das técnicas da Hipnose?
Exatamente isso. Toda fobia que desenvolvemos tem uma explicação racional que pode estar ligada a um acontecimento do nosso passado, e através de um processo conhecido como regressão, é possível vencer este medo e, consequentemente, tratar a fobia - seja ela de barata ou qualquer outro inseto.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento), pois ao final do conteúdo você terá acesso a um conteúdo em vídeo muito especial de atendimento online para entender como o tratamento para fobia de barata acontece na prática. Vamos lá!
A catsaridafobia: o que é e os sintomas
Como já dito, a catsaridafobia é a fobia de baratas. Muitas vezes, um indivíduo catsaridafóbico desenvolve o seu medo devido experiências negativas ou traumáticas com baratas no seu passado.
Mas, a maioria dos casos de infâncias de catsaridafobia resolvem-se naturalmente com o tempo. Mas, em casos mais extremos, a fobia podem persistir durante a vida adulta e além dela.
A fobia de barata, pode levar a quadros de transtorno obsessivo compulsivo. Onde o fóbico tenta limpar a sua casa cuidadosamente para garantir a defesa contra o inseto. Também pode ocorrer a aplicação constante de inseticidas, ou limpeza de cozinhas e banheiros de forma excessiva para impedir uma visita desagradável.
Além disso, alguns sintomas físicos podem incluir: choro e gritaria, paralisação, tontura e fraqueza dos membros inferiores, desmaios, ritmo cardíaco acelerado, respiração ofegante, ataque de pânico e dores no peito.
Como surge a fobia de barata?
Antes de tudo, é importante compreendermos que ninguém nasce com fobia. As pessoas adquirem fobia em algum momento da vida, muitas vezes na infância.
Basicamente, a fobia pode ser instalada de três maneiras:
-
Através da vivência direta
Neste primeiro caso, a pessoa vivencia uma experiência fóbica. Como, por exemplo, no caso de uma criança que foi punida ou trancada dentro de um armário escuro, onde tais criaturas costumam se esconder.
-
Através da vivência indireta
A segunda maneira, é ver alguém passando pela experiência fóbica. Crianças tendem a adquirir fobia de barata ao ver, por exemplo, sua mãe gritando em cima de uma cadeira com medo de uma barata que está no chão.
-
Através do conhecimento
E a última forma é o sujeito saber que alguém teve ou tem essa fobia, mesmo ter visto. Crianças que escutam parentes falando sobre o quanto baratas são nojentas, provavelmente, vão adquirir fobia mesmo ter vivido uma experiência traumática com o inseto.
O tratamento de fobia através da Hipnose. Como funciona?
Agora que já compreendemos o que pode vir a causar a fobia de barata, vamos compreender de que modo a hipnose pode ser aplicada para o tratamento:
Regressão a causa
A primeira alternativa de técnica para tratar fobia de barata ou qualquer outro inseto, é a Regressão. Uma abordagem que propõe um retorno à origem do problema.
E como funciona? Da seguinte forma: enquanto o sujeito está hipnotizado, o hipólogo pede que ele imagine a primeira vez em que sentiu aquela sensação fóbica. Lembrando que é importante que o sujeito em transe esteja em um estado receptivo para absorver as sugestões.
Em muitos casos, basta pedir para que a pessoa hipnotizada imagine uma barata e, de forma automática, ela se verá na situação. Esta será a ponte para o processo de regresso à causa.
Ou seja, todo este processo levará a pessoa à primeira vez em que a fobia aconteceu. E se houverem várias situações envolvendo a fobia, todas as cenas poderão ser ressignificadas em ordem temporal crescente.
Veja, por exemplo, esse tratamento utilizando a Hipnose e a PNL.
A ressignificação dos acontecimentos
A regressão para o tratamento de fobia de barata, por exemplo, é fazer com que o paciente adulto em sua idade atual tenha a oportunidade de conversar com o seu “eu mais jovem” na idade em que a fobia foi desenvolvida.
Desta forma, o eu de hoje poderá passar uma mensagem mostrando ao eu mais jovem que compreende o que ele está sentindo, mas mostrando que tal sentimento não faz sentido, pois já foi superado. Afinal, ele é uma pessoa forte e corajosa.
Essa comunicação produz uma alteração da percepção inconsciente da fobia. Isto é a chamada ressignificação!
No entanto, nem sempre estaremos lidando com uma experiência isolada. Ou seja, o indivíduo pode ter vivenciado cinco experiências em que ele teve uma reação fóbica. Desta forma, será necessário repetir o processo nestes outros momentos para concluir a abordagem.
Lembrando é claro, que o objetivo da hipnose para fobia de barata não é necessariamente tornar a pessoa capaz de pegar o inseto na mão, mas sim, fazer com que ela desenvolva uma maior segurança para reagir diante da situação de uma forma mais adequada, sem perder o controle.
Quer aprender as técnicas e ferramentas da Hipnose e levar esta poderosíssima arma para dentro do atendimento aos seus clientes, seja você um psicólogo, terapeuta, psiquiatra, etc.? Conheça o curso de hipnose do IBND - uma formação completa onde você irá aprender na prática e na teoria a Hipnose de A a Z!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: