O século XX foi um período de avanços bastante significativos na ciência. Podemos citar marcos notáveis como o desenvolvimento da Teoria da Relatividade, a emersão da Mecânica Quântica, o desenvolvimento da Genética e, o grande assunto deste artigo, o nascimento da Hipnose Ericksoniana.
Século em que a hipnose começou a ser mais rigorosamente estudada e compreendida, Milton H. Erickson foi uma figura proeminente no desenvolvimento da hipnose moderna.
Suas contribuições ajudaram a estabelecer a hipnose como uma ferramenta terapêutica respeitada e influenciaram muitas das práticas de hipnoterapia que conhecemos hoje.
Por isso, o conhecimento da Hipnose Ericksoniana é indispensável a todos os profissionais da saúde, hipnoterapeutas atuantes e futuros hipnoterapeutas.
Neste guia completo sobre o assunto, você verá:
-
O que é a Hipnose Ericksoniana?
-
Hipnose Ericksoniana X Hipnose Clínica
-
É uma abordagem reconhecida?
-
Benefícios e aplicabilidades da Hipnose Ericksoniana.
-
Os 8 princípios desta abordagem hipnoterapêutica
-
Hipnose Ericksoniana aplicada ao coaching
O que é a Hipnose Ericksoniana?
Diferente de outras abordagens hipnoterapêuticas, a Hipnose Ericksoniana adota uma metodologia não-diretiva. Ou seja, onde o hipnólogo não impõe sugestões diretas, mas utiliza formas sutis, como metáforas e histórias, para promover a mudança em seu cliente.
Um dos princípios fundamentais dessa abordagem é a personalização das sessões. Erickson acreditava que cada indivíduo é único e adaptava suas técnicas terapêuticas às necessidades e características de cada paciente.
A hipnose ericksoniana concentra-se em ativar os recursos internos do cliente, incentivando-o a acessar sua própria criatividade e resiliência para superar desafios ou alcançar objetivos terapêuticos, sempre com respeito e empatia pelos valores centrais do cliente.
Hipnose Ericksoniana X Hipnose Clínica
Ainda que frequentemente sinonimizadas, a Hipnose Ericksoniana e a Hipnose Clínica possuem suas diferenças:
Abordagem e Técnica
Enquanto a Hipnose Ericksoniana é conhecida por ser altamente flexível, adaptável às necessidades individuais do cliente, e se utilizar de linguagem indireta para criar um ambiente de hipnose, a Hipnose Clínica é uma abordagem mais tradicional que envolve sugestões diretas e explícitas para alcançar objetivos terapêuticos.
Comunicação
Erickson valorizava a comunicação indireta e a utilização de histórias e metáforas para acessar o inconsciente do paciente, tendendo, portanto, a ser mais sutil e subjetiva em sua abordagem.
Por sua vez, a hipnose clínica geralmente envolve sugestões diretas e instruções claras ao cliente, com uma comunicação mais objetiva e focada nos objetivos terapêuticos específicos.
Flexibilidade
A Hipnose Ericksoniana é conhecida por sua flexibilidade e capacidade de se adaptar às necessidades individuais do paciente. Ela reconhece a singularidade de cada pessoa e aborda as questões de maneira mais personalizada.
Já a hipnose clínica tende a ser mais prescritiva, com um foco específico no tratamento de problemas pré-determinados.
É uma abordagem reconhecida?
Antes de adentrarmos nos benefícios e aplicabilidades da Hipnose Ericksoniana, é importante que você compreenda que esta abordagem hipnoterapêutica é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) como um recurso complementar e auxiliar da Psicologia.
Contudo, ela só deve ser praticada por profissionais comprovadamente capacitados, como os formados do Curso de Hipnose do IBND. Deve, ainda, se pautar na ética e na legislação profissional da categoria.
Sendo assim, a hipnose ericksoniana pode ser utilizada por psicólogos, médicos, odontólogos e outros profissionais certificados.
Inclusive, o uso da hipnose é cada dia maior em nosso país.
Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Hipnose Clínica e Experimental (ABHCE), em 2022, cerca de 10 mil profissionais da saúde e da mente utilizavam a hipnose em seus atendimentos. Destes, 60% eram psicólogos, 20% médicos e 20% profissionais como terapeutas ocupacionais, dentistas, enfermeiros e fisioterapeutas.
Benefícios e aplicabilidades da Hipnose Ericksoniana
-
Gestão do Estresse e Ansiedade: A hipnose ericksoniana pode ajudar as pessoas a reduzir o estresse e a ansiedade, muitas vezes ensinando técnicas de relaxamento profundo e promovendo uma sensação geral de calma.
-
Controle de Dor: É frequentemente usada no controle da dor crônica ou aguda. Pode ajudar as pessoas a reduzir a percepção da dor e melhorar sua capacidade de lidar com ela.
-
Superação de Fobias e Traumas: A hipnose ericksoniana pode ser usada para tratar fobias, traumas e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ao ajudar as pessoas a enfrentar e processar essas experiências de uma maneira segura.
-
Melhoria do Sono: Pode ser usada para tratar distúrbios do sono, como insônia, ajudando as pessoas a relaxar e adormecer mais facilmente.
-
Autoconfiança e Autoestima: Ajuda a melhorar a autoconfiança, autoestima e autoimagem, permitindo que as pessoas superem bloqueios mentais e atinjam seus objetivos.
-
Hábitos Indesejados: Pode ser eficaz na interrupção de hábitos prejudiciais, como tabagismo, excesso de comida, e outros vícios.
-
Melhoria do Desempenho: É usado por atletas, artistas e profissionais para melhorar o desempenho e superar bloqueios mentais que possam estar limitando seu potencial.
-
Autoconhecimento: A hipnose ericksoniana pode ajudar as pessoas a acessar insights e pensamentos profundos, promovendo um maior autoconhecimento.
-
Terapia de Casal e Familiar: Pode ser aplicada para melhorar a comunicação e resolver conflitos em relacionamentos.
-
Desenvolvimento Pessoal: É frequentemente usada como parte do desenvolvimento pessoal, auxiliando as pessoas a atingirem seus objetivos e potencial máximo.
Os 8 princípios desta abordagem hipnoterapêutica
Até aqui imaginamos que você já conseguiu compreender o conceito da Hipnose Ericksoniana. Mas, vamos lá.
Para entender com mais profundidade essa abordagem hipnoterapêutica, vamos explorar os seus 8 princípios. São eles:
-
Abordagem indireta
A abordagem ericksoniana é muitas vezes indireta. Em vez de comandos diretos, Erickson usava histórias, metáforas e sugestões indiretas para influenciar o inconsciente do cliente. Ele acreditava que abordagens menos diretas eram mais eficazes em contornar a resistência do paciente.
-
Jogo conversacional
Erickson frequentemente usava a hipnose como parte de uma conversa terapêutica. Isso pode envolver histórias, anedotas, ou mesmo sugestões sutis, integradas naturalmente na conversa.
-
Abordagem personalizada
Na Hipnose Ericksoniana acredita-se na importância de "utilizar" as características e comportamentos do cliente em seu processo terapêutico. Isso significa que o hipnoterapeuta adapta a abordagem de hipnose ao estilo e personalidade do cliente, em vez de impor um método rígido.
-
Respeito pelo inconsciente
Erickson acreditava que o inconsciente tinha recursos e soluções para os problemas do cliente. Ele respeitava e reconhecia a sabedoria do inconsciente e usava a hipnose para acessar esses recursos.
-
Flexibilidade
A Hipnose Ericksoniana é altamente adaptável e flexível. O terapeuta está disposto a ajustar sua abordagem com base nas necessidades individuais do cliente, em vez de seguir um protocolo rígido.
-
Ampliação de possibilidades
Erickson frequentemente ampliava as percepções e possibilidades do cliente, mostrando-lhes novas maneiras de encarar seus problemas e desafios.
-
Foco no presente e no futuro
Erickson enfatizava a importância de trabalhar no presente e no futuro, em vez de se concentrar excessivamente no passado. Ele acreditava que ajudar o cliente a visualizar um futuro melhor era fundamental para a terapia.
-
Aceitação incondicional
Erickson demonstrava aceitação incondicional e empatia em relação aos clientes. Ele acreditava que isso era fundamental para criar uma relação terapêutica positiva.
Não pare aqui. Continue aprofundando seus estudos sobre a hipnose
Como você pode ler ao longo deste conteúdo, a Hipnose Ericksoniana é uma abordagem hipnoterapêutica completa e capaz de proporcionar inúmeros benefícios aos indivíduos que buscam por esta terapia alternativas.
Mas, e aos profissionais, quais são os benefícios que esta abordagem pode oferecer?
Ao buscar sua especialização como hipnoterapeuta, você obtém vantagens como:
-
Ampliação das habilidades terapêuticas para ter um currículo invejável;
-
Maior eficácia nos tratamentos dos clientes;
-
Satisfação do cliente;
-
Diferenciação profissional;
-
Possibilidade de cobrar mais caro pelos seus atendimentos.
Centenas de profissionais de diversas áreas - psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, psiquiatras, dentistas, etc. - já estão colhendo os resultados de utilizar a hipnose em seus atendimentos.
Faça como eles e conheça o mais completo Curso de Hipnose do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, e obtenha certificação internacional como hipnoterapeuta.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: