Profissional, você sente que precisa de um dia com mais de 24 horas para de fato poder concretizar todas as demandas do seu ambiente de trabalho? Sente que está atolado em demandas e que, por isso, gasta uma grande parte do seu horário de expediente tentando entender o que deve ser feito naquele dia em específico?
Então, talvez, seja chegada a hora de falarmos sobre gestão do tempo e de tarefas, dois tópicos que podem estar desalinhados na sua jornada profissional e que, sem dúvida, são grandes responsáveis para reduzir o estresse e alavancar a sua produtividade.
Muito além de um assunto focado no desenvolvimento profissional, falar sobre gestão de tempo e de tarefas também envolve o cuidado com a saúde mental, visto que a síndrome de burnout - considerada a partir de 2022 uma doença ocupacional pela OMS - afeta um em cada três trabalhadores brasileiros, uma média de 30 milhões de profissionais em todo o país.
Com base na análise da sua jornada profissional, você considera que leva uma rotina saudável ou acha que poderia melhorar a sua gestão de tempo e de tarefas? Sempre é possível alcançar novos patamares de aperfeiçoamento.
Gestão de tempo e de tarefas, existe diferença?
Para que de fato uma alta produtividade renda bons frutos, todos os colaboradores na proporção dos seus desafios devem entender como fazer uma boa gestão do tempo e uma boa gestão de tarefas.
Mas, afinal de contas, a gestão de tarefas não está contida na gestão do tempo? Não necessariamente.
Enquanto a gestão do tempo tem muito mais a ver com priorização para conseguir fazer o que é importante em tempo hábil e não muitas tarefas em um determinado espaço de tempo, a gestão de tarefas consiste em organizar atividades que precisam ser executadas para atingir objetivos e as metas da empresa.
Como a gestão de tempo e de tarefas pode reduzir o estresse?
Gerenciar o tempo e as tarefas não é útil apenas para tornar o dia a dia mais produtivo. A capacidade de administrar bem o tempo e as demandas também ajuda a reduzir o estresse diário.
Quando estamos estressados, os afazeres diários e/ou semanais tendem a estar desordenados, o que, consequentemente, faz com que trabalhemos mais horas, gera entregas nos últimos minutos do prazo, faz com que tomemos decisões precipitadas e não aproveitemos verdadeiramente os horários livres para descansar.
À medida que você consegue gerir o seu tempo de maneira mais eficiente, não são apenas os resultados profissionais que se tornam positivos. Bons hábitos aliados à organização pessoal e gestão de tempo são refletidos também na melhora do bem-estar no dia a dia.
Dicas de gestão do tempo em prol da produtividade
Adotar boas técnicas de gestão de tempo e de tarefas não significa espremer o máximo de deveres possíveis em um curto espaço de tempo. Trata-se de otimizar a forma como você trabalha, para tornar a sua rotina mais simples e produtiva.
A seguir, confira algumas boas dicas:
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Elabore um cronograma diário
Planejar os seus dias de semana com antecedência é a melhor forma para gerenciar o seu tempo e tarefas. Seja em uma agenda, planner ou até mesmo um software, monte uma lista com todas as atividades que você precisa e deseja realizar, de acordo com a prioridade delas.
Lembre-se de ser realista quanto às suas demandas. Afinal, imprevistos podem surgir e se você tentar agendar seus afazeres sem nenhum respiro entre eles, é provável que você acabe se atrasando no seu cronograma. Resultado: você ficará desanimado e desmotivado.
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Estabeleça prioridades
Se você é um profissional com muitas tarefas para fazer durante o dia e muitos projetos para entregar, estabeleça prioridades. Ou seja, determine quais atividades devem ser executadas primeiro, seguindo a ordem de importância delas e os prazos de entrega.
Isso, sem dúvida, servirá como uma bússola em meio a um oceano de afazeres!
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Fuja das distrações
Em um mundo superconectado, fugir das distrações é um verdadeiro desafio, seja no escritório ou no home office. Para conseguir o estado de flow, reduza o tempo de interrupções que puder.
Os smartphones ajudam a organizar rotinas atribuladas, no entanto, também podem servir de distração. Notificações de redes sociais e de e-mails podem ser fatores que tiram o seu foco da atividade de trabalho do momento, por isso, desligue-o nos momentos de trabalho.
Junto desta dica vale se utilizar da famosa técnica de pomodoro!
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Não tente ser um profissional multitarefas
Se você é o tipo de profissional que tenta ao máximo ser multitarefas e se orgulha dessa característica, é hora de parar, pois esta é uma péssima estratégia para gerenciar o seu tempo e demandas de projetos.
Quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo acaba não fazendo nada com qualidade, e essa é a grande verdade.
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Use a tecnologia a seu favor
Certamente, a tecnologia é uma grande aliada na gestão de tempo e de tarefas. Hoje, você encontra diversos softwares e aplicativos que nos lembram de nossos compromissos e que permitem acompanhar a nossa produtividade.
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