Desde os primórdios, os carros da Volvo sempre foram considerados os mais seguros do mundo, e até hoje são. Essa marca sueca foi a pioneira na invenção de diversos equipamentos de segurança para automóveis e é referência em luxo, design, preocupação ambiental, qualidade, conforto, tecnologia de ponta e, claro, uma imensa satisfação na hora de dirigir. Segurança: essa é a palavra de ordem dentro da Volvo.
Por isso, gostaríamos que você conhecesse a história dessa conceituada montadora automobilística. Saiba porque os modernos e seguros veículos da Volvo se tornaram objetos de desejo de milhares de consumidores em todo o mundo. Procura uma história para começar bem o dia? Acabou de encontrar em nosso blog. Aproveite a leitura ao máximo.
Volvo: preocupação com a segurança desde o início
A bela história da Volvo começa no ano de 1927 em um país nórdico que oferece uma excelente qualidade de vida para seus habitantes: a Suécia. A ideia de criar um carro que fosse extremamente seguro, floresceu na mente dos amigos e empreendedores visionários Assar Gabrielsson e Gustaf Larson. Depois de muitos testes, nascia naquele ano o primeiro automóvel da Volvo, conhecido como Jakob. A adaptabilidade é fundamental na vida do empreendedor.
Era um carro com capota retrátil, extremamente moderno e seguro para a época, fazendo um grande sucesso entre os suecos. Em 1928, a Volvo passou a produzir caminhões de pequeno porte e começou a exportar seus veículos para a vizinha Finlândia. As encomendas dos carros da Volvo só foram crescendo e, em 1932, a marca já fabricava cerca de 900 carros por ano. Com os negócios cada vez mais aquecidos, a marca sueca começa a fabricar seus primeiros ônibus, em 1934.
No restante da década, a Volvo foi se consolidando no mercado europeu e inovando cada vez mais em todos os seus veículos produzidos. Além disso, a marca apostou em massivas campanhas de marketing e acabou se tornando a pioneira na invenção de diversos equipamentos de segurança para veículos automotores, o que a tornou um ícone desse segmento.
Mais lançamentos e muita criatividade
Os anos 1940 foram marcados pelo lançamento de um sedã compacto, o PV-444, vendido de 1944 até 1966 e que também foi o grande responsável pela maior popularidade da Volvo em sua terra natal. Esse carro foi o estopim para a Volvo entrar no mercado norte-americano, que é considerado extremamente exigente. As vendas do aclamado modelo, claro, foram um sucesso.
Já em 1956, a Volvo inova um pouco mais e lança o primeiro carro do mundo que vinha com cinto de segurança de três pontos, que é usado até hoje. Devido a extrema segurança oferecida para os passageiros, o modelo foi um dos recordistas de vendas da marca. Em 1961, a Volvo lançou o seu modelo esportivo, o P1800, que teve uma enorme aceitação nos EUA, terra dos motores V8 a gasolina.
Nas décadas de 70 e 80, a Volvo foi lançando veículos cada vez mais modernos, confortáveis, luxuosos e, sobretudo, seguros. Suas constantes inovações no segmento de segurança automotiva, fizeram seus carros serem bastante cobiçados para quem não abria mão das qualidades que só os carros da Volvo ofereciam. Nesse período também houve uma grande expansão dos negócios da Volvo pelo mundo, inclusive no Brasil.
Carros cada vez mais seguros e tecnológicos
Nos anos 1990, a Volvo lançou mais quatro modelos de automóveis para todos os gostos e bolsos. Com design atemporal, emprego de tecnologia de última geração, diferentes versões, itens de segurança jamais vistos antes, além de serem extremamente confortáveis e luxuosos, os carros da Volvo se tornaram objetos de desejo para milhões de motoristas, especialmente os mais endinheirados. As vendas e a credibilidade da marca só cresciam. Saber evitar o esgotamento mental também é importante.
Já nos anos 2000, a Volvo, que queria ainda mais notoriedade, lançou mais seis modelos de automóveis que fizeram bastante sucesso no Brasil e em diversos países. Um ótimo exemplo de recorde de vendas em todo o mundo, foram os aclamados irmãos XC90 e XC60. Extremamente seguros, confortáveis e com uma altíssima confiabilidade mecânica, esses dois modelos fizeram a Volvo se tornar referência em segurança no segmento de carros de luxo, especialmente entre o público mais jovem.
Já nos anos 2010, a Volvo, como era de se esperar, investe em inovação e lança o seu primeiro carro elétrico, o C30, em 2011. O modelo vinha com diversos equipamentos de segurança e era um dos mais tecnológicos na época. Já em 2012, a Volvo, com sua obsessão por segurança, lançou o famoso modelo V40, que também vendeu bastante pelo mundo. Nos anos seguintes, a marca sueca lançou novas versões do XC60, um dos queridinhos da Volvo, bem como outros modelos, como o XC40.
A Volvo em números
- 105 mil colaboradores;
- Presença em 103 países;
- 6 fábricas;
- Valor de mercado de 25.363 bilhões de kr em 2018;
- Lucro de 390.834 milhões de kr em 2018;
- Cerca de 2.500 concessionárias no mundo.
Esperamos que a história da renomada Volvo, com suas constantes inovações, slogans marcantes e extrema preocupação com a segurança na fabricação dos seus carros, possa dar a motivação necessária para você empreender com mais ímpeto no dia a dia.
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: