Algumas marcas fabricam seus produtos com tanto empenho, que eles ficam extremamente saborosos, agradando milhões de consumidores. Empreendedores de sucesso do ramo alimentício podem confirmar essa teoria, e é por isso que tantas empresas desse setor se destacam no mercado.
Quer um bom exemplo para se inspirar mais? Vamos te contar a história da Pullman. Descubra como seus produtos de altíssima qualidade agradaram tanto os clientes, que ela se tornou a preferência na hora do café da manhã ou no lanche da tarde. Agora é só preparar sua xícara de café bem quentinho e aprender um pouco mais.
Tudo começa com uma modesta padaria
A história da Pullman começa em 1950, quando Manoel Correa de Souza Filho fundou uma moderna panificadora na cidade de São Paulo. Inicialmente, foram contratados 25 funcionários para dar conta de toda a demanda. A empresa foi a pioneira em todo o Brasil ao conseguir a produção ininterrupta de pães de sal e doce.
Graças à visão de negócios do seu proprietário e a tecnologia importada dos EUA, a panificadora, que se chamava Pão Americano Indústria e Comércio S/A, já conseguia atingir uma produção muito mais rápida e com mais higiene, já que o contato manual com os produtos não existia mais.
Em 1953, com o processo de panificação todo automatizado e a crescente demanda por produtos de qualidade, o mercado brasileiro conhece o tradicional pão de forma Pullman. O produto agradou tanto os consumidores, que a produção cresceu em um ritmo alucinante, bem como as vendas. Em 1955, o bolo Pullman é apresentado ao mercado.
Estratégias de marketing e crescimento da marca
Mas como todo empreendedor precisa fortalecer a sua marca no mercado, a Pullman não perdeu tempo e investiu pesado no marketing televisivo. A empresa patrocinou um programa infantil na TV Record, o “Pullman Júnior”. A audiência era enorme, o que deixou o programa no ar durante 25 anos (1953-1978).
A inovação também era a marca registrada da Pullman, que foi a primeira empresa a instalar os famosos outdoors nas laterais dos caminhões baú que distribuíam seus produtos. Em 1957, a Pullman inaugurou sua filial no Rio de Janeiro, pois a demanda pelos seus produtos era cada vez maior.
Já em 1961, a Pullman se transforma em uma moderna indústria, deixando de ser uma panificadora. Em 1968, a bem consolidada marca inaugura sua fábrica na capital paulista. Com o passar dos anos, outros produtos Pullman foram sendo criados, sempre com a mesma qualidade e sabor dos deliciosos pães de forma.
Pullman: inovação constante
Com o incrível sucesso dos produtos da Pullman, a marca paulista resolveu dar mais uma boa inovada em sua linha de guloseimas em geral. Por isso, em 1976, surgia o famoso bolinho recheado Ana Maria, que acabou conquistando adultos e crianças, até nos dias de hoje. Ele foi um dos recordistas de vendas da marca.
No ano seguinte, a aposta da Pullman foi o seu delicioso rocambole, que também caiu nas graças do público, sendo uma das principais opções de sobremesa para muitas famílias. Já em 1983, foi a vez da conhecida bisnaguinha Pullman dar as caras no mercado brasileiro. Ela também era a preferência de milhares de crianças para o lanche da tarde.
Nos anos seguintes, a Pullman conquista cada vez mais os consumidores. A tradição do seu fundador se manteve, pois todos os seus produtos eram feitos com ingredientes selecionados e de altíssima qualidade. Além disso, eles eram extremamente saborosos, o que agradava bastante o público. Ter uma habilidade profissional também é de extrema importância.
Mudanças nos negócios e mais inovação
Em 2001, o gigante Grupo Bimbo comprou a Pullman. Depois de algumas mudanças em toda a administração da marca brasileira, a Pullman, agora sob nova direção, expandiu ainda mais os negócios para outros segmentos do ramo alimentício. Visão de mercado e inteligência financeira são fundamentais para dar mais visibilidade para uma marca.
Em 2006, a Pullman lança o seu pão de cenoura light. A marca também se preocupava em oferecer produtos cada vez mais saudáveis para as pessoas. Já em 2007, foi a vez do conhecido RAP 10 entrar no mercado. Até hoje, ele é um dos preferidos dos amantes de uma alimentação saudável.
Por volta de 2008, a Pullman inova mais uma vez e lança a sua nova linha de panettones com três sabores diferentes. Em 2009, o pão francês pré-assado é lançado no mercado. Esse produto acabou facilitando a vida do brasileiro, que já podia saborear um pão quentinho de sal e crocante sem sair de casa e na hora que quisesse.
Pullman: sabor de família reunida
Na década de 2010, os variados produtos da Pullman marcavam presença constante na maioria dos lares brasileiros. A qualidade superior, variedade e sabor agradável, foram os principais motivos para tanto sucesso dessa empresa.
O fofucho pão de ovos (2011) e o saboroso bolo de milho (2012) da Pullman foram os principais lançamentos da marca nesse período. Atualmente, diversos tipos de pães de forma (integrais e brancos), biscoitos, bolos, bisnagas, panettones e uma linha especial de alimentos fitness e integrais, são oferecidos pela Pullman.
Essa marca é a prova de que inovação constante, foco nos objetivos e sempre oferecer produtos/serviços de qualidade aos clientes, fazem qualquer negócio prosperar. Agora é com você!
Venha para o IBND
O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: