Chester, hambúrgueres, mortadela, massas congeladas, steaks, mini chicken, pizzas, lombo canadense, linguiças, salsichas, dentre outros. Tudo isso em embalagens que trazem o marcante logotipo vermelho em forma de coração estampando duas aves. Agora ficou fácil, certo? Provavelmente você deve ter pensado na Perdigão. Os saborosos produtos dessa marca brasileira estão presentes em boa parte dos lares do mundo.
Por isso, vamos dedicar esse post para contar a história da Perdigão. Descubra por que seus produtos são tão consumidos e se tornaram a primeira opção, seja no preparo do almoço de todos os dias, da ceia de final de ano, do lanche da tarde e até na hora do happy hour. Fique conosco até o final da leitura e ganhe uma dose extra de motivação.
Perdigão: brilhante ideia italiana em solo brasileiro
A história da aclamada Perdigão começa em 1934, no Brasil. Os imigrantes italianos Saul Brandalise e Ângelo Ponzoni decidiram inaugurar um pequeno negócio que vendia diversos produtos alimentícios, na cidade de Videira (SC). Nascia a Perdigão no mundo. As vendas foram modestas no início, mas depois foram aumentando, fazendo a Perdigão expandir suas operações.
Em 1939, a empresa começou a fabricar e vender diversos produtos à base de carne suína. Já em 1942, as vendas já tinham aumentado bastante para a Perdigão, que já abatia cerca de 100 animais por dia. No restante dessa década de ouro, a marca melhorou suas instalações e expandiu seus negócios para outros estados brasileiros, pois seus produtos eram cada vez mais consumidos.
Em meados de 1955, a Perdigão começou a investir no abate de aves, oferecendo mais uma opção de produto para seus consumidores. Os anos 1960 foram marcados pela consolidação ainda maior dessa prestigiada marca, mais vendas, bem como a abertura de novas fábricas e laboratórios para controle de qualidade de todos os produtos fabricados pela Perdigão. Todo empreendedor também deve ter uma grande autorresponsabilidade.
Mais lançamentos de produtos, exportações e faturamento invejável
Em 1975, a Perdigão construiu o seu primeiro abatedouro para aves, fazendo a empresa se tornar uma das principais exportadoras de carne de frango, pois a demanda dos outros países pelos seus produtos era cada vez maior. Em consequência disso, o faturamento da marca também crescia exponencialmente. A qualidade indiscutível e o sabor incomparável dos produtos da Perdigão tinham conquistado o paladar do público.
Na década de 1980, a Perdigão lança um produto que se tornaria o seu carro-chefe, principalmente na época do natal: o Chester. Ainda nesse período, a marca lançou uma linha exclusiva de carnes nobres de aves, o que também fez um grande sucesso entre um seleto público apreciador desses produtos. Em 1989, a Perdigão lança a famosa e extensa linha de produtos Turma da Mônica, destinada ao público infantil.
Já em 1997, mais uma dose de inovação com o lançamento da linha de vegetais congelados Perdigão. Em 1998, as práticas pizzas prontas congeladas deram as caras no mercado e se tornaram uma das preferências de milhares de pessoas na hora do lanche. Em meados de 1999, a Perdigão inova um pouco mais e lança suas massas prontas congeladas. Essa década foi uma das mais rentáveis para a Perdigão, que já contava com um extenso portfólio.
Mais inovação e consolidação no mercado
Em 2001, a Perdigão lança sua linha exclusiva de produtos derivados de carne de peru, o que agradou bastante os consumidores. Já em 2002, as deliciosas tortas salgadas e folhados Perdigão foram as novidades, bem como o início das exportações de camarões congelados. No ano seguinte, a marca lança a sua linha de folhados doces, que também fez bastante sucesso. Vale destacar que a resiliência do empreendedor é fundamental.
Em 2004, a famosa pipoca de frango, bem como os cubinhos empanados dessa ave, chegaram ao mercado e tiveram uma altíssima procura. Por volta de 2006, a Quick Pizza Perdigão e o delicioso patê de peru foram lançados, complementando a linha de patês da marca. Já em 2008, o lançamento do saboroso chester ao vinho, caiu nas graças do público e também teve uma grande procura.
O ano de 2009 foi marcado pelo lançamento do frango caipira congelado, do presunto fatiado de frango e de uma linha exclusiva de molhos prontos. Em 2010, a Perdigão inova um pouco mais e lança sua linha de petiscos; o chester com azeite e ervas; a linha de grãos integrais, bem como as linhas Meu Menu e Sanduba. Como era de se esperar, todos esses produtos foram responsáveis por um aumento de cerca de 25% no faturamento total da marca.
A Perdigão conquista o Brasil e o mundo
Mesmo com todo sucesso entre os consumidores, a Perdigão não podia se dar por satisfeita, pois a concorrência era extremamente acirrada. Por isso, em 2013, mais uma inovação com o lançamento de uma linha de deliciosas massas frescas congeladas. Em 2015, a Perdigão lança o prático filé de bacalhau temperado, que também teve uma alta procura nos supermercados.
O restante da década foi marcado por icônicos lançamentos que conquistaram o paladar de adultos e crianças mundo afora. Com mais de 250 produtos em seu portfólio, a Perdigão, com suas constantes inovações, slogans inesquecíveis e um rigoroso controle de qualidade, marca presença em cerca de 50 países e tem um faturamento anual estimado em 10 bilhões de reais.
Inspiração agora não pode mais faltar em seu dia a dia como empreendedor, certo?
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: