No mundo dos negócios, muitas vezes, uma boa ideia pode simplesmente aparecer do nada e acabar dando certo. Aliada a outras qualidades necessárias que todo empreendedor de sucesso deve ter, como a resiliência, uma ideia exclusiva pode ter todo o potencial para ser altamente rentável.
Por isso, preparamos esse post que traz a história da Nike. Saiba como essa marca, que é referência no mundo dos esportes, se tornou um império e conquistou milhares de clientes fiéis. Prepare aquela xícara de café bem quente e inspire-se em mais uma boa história aqui em nosso blog.
Nike: a gigante do mundo dos esportes
Tudo começa em 1964, nos EUA, quando os empresários Phil Knight e Bill Bowerman tiveram uma brilhante ideia de importar tênis do Japão e modificá-los para revende-los em seu país. O principal objetivo desses visionários era concorrer com a alemã Adidas, que dominava boa parte desse mercado.
Depois de alguns anos e muito trabalho, o negócio acabou dando certo, pois os tênis vindos do país oriental sofreram algumas modificações e caíram no gosto dos americanos. Dessa forma, em 1972, foi inaugurada a Nike. Nesse mesmo ano, a marca lançou a sua primeira chuteira, que não alcançou o sucesso esperado.
Mesmo assim, a Nike não desistiu e direcionou seus esforços para os calçados de corrida. O Nike Cortez foi o primeiro tênis de corrida lançado pela marca e, ao contrário do lançamento anterior, fez um grande sucesso com o público. Esse foi o estopim para a Nike lançar seus novos tênis que marcariam diversas gerações.
Anos 70: inovação e lançamento de novos produtos Nike
Em 1974, a Nike lança um tênis para treinamento que vinha com solado especial e que teve ótima aceitação por parte dos consumidores. O lançamento do tênis para corrida Nike Elite em 1975, se tornou um ícone da marca norte americana, que é simbolizada pela conhecida “vírgula branca”.
O restante dessa década foi marcado por outros lançamentos icônicos da Nike. O clássico agasalho AW77 com meio zíper e capuz, a primeira linha de calçados para o público infantil e o resistente agasalho para corrida feito de náilon, são bons exemplos de como a Nike sempre inovava. Vale lembrar que todo empreendedor deve investir em seu desenvolvimento pessoal.
Década de 1980: a Nike domina o mundo
Os inovadores e tecnológicos produtos da Nike, cada vez mais, tinham uma enorme aceitação do público em todo o mundo. Em 1982, mais um lançamento marcante: o Nike Air Force I, que foi o primeiro tênis de basquete que usava a tecnologia Air. O produto causou uma imensa procura entre os praticantes desse esporte.
Já em 1983, o famoso tênis de corrida, Nike Pegasus, foi lançado e acabou se tornando o mais vendido de todos os tempos. Em meados de 1985, a Nike lança o tênis de basquete Air Jordan, que vinha com a cobiçada assinatura do famoso jogador de basquete Michael Jordan.
O tênis fez tanto sucesso que obrigou a Nike a lançar uma linha de exclusiva de produtos Air Jordan. Até hoje, ela continua trazendo um altíssimo faturamento para a marca. Em 1988, a Nike chega ao Brasil trazendo o slogan “Just do it”. No final dessa rentável década, a Nike ainda lança sua linha de vestuário e equipamentos para a prática de basquete e tênis, além de um exclusivo tênis para os ginastas.
Anos 1990: crescente expansão dos negócios
A Nike sempre investiu em inovação e empregava tecnologia de ponta na fabricação da sua extensa linha de produtos. Em 1990, a marca inaugurou a sua primeira loja temática em Portland (EUA), conhecida como Niketown. Em 1991, a Nike cria a sua inédita linha de acessórios FIT, atraindo homens e mulheres que praticavam atividades físicas.
O ano de 1995 foi marcado pelo lançamento do icônico Nike Zoom Air, que vinha com o lendário sistema de amortecimento contra impactos. A novidade também foi um dos campeões de venda no mundo, bem como a linha dos modernos óculos Nike, lançada no ano seguinte.
Inovação sempre foi a marca registrada da Nike, que sempre pensa em oferecer os melhores produtos para os clientes. Relógios para atletas, chuteira feminina, bolas de golfe, inauguração de uma loja moderna virtual, dentre outros, foram as principais inovações que representam o final dos anos 1990.
Anos 2000: mais produtos e popularidade cada vez maior
A Nike, que já estava consolidada em todo o mundo pela qualidade e extensa linha de produtos ofertados, resolveu inovar um pouco mais. Sendo assim, o início do século foi marcado pelo uso da tecnologia SHOX, que é um moderno sistema de amortecimento que vinha em boa parte dos seus tênis.
A inauguração de uma loja exclusivamente para mulheres (2001), o desenvolvimento de uma inovadora tecnologia usada na fabricação de roupas (2002), o lançamento dos primeiros tacos de golfe (2003), parcerias com celebridades dos esportes, bem como a criação de mais uma nova linha de tênis e acessórios exclusivos nos anos seguintes, fizeram da Nike um verdadeiro império.
Atualmente, a Nike emprega cerca de 75.500 funcionários, teve faturamento de 36,39 bilhões de dólares em 2018 e é uma das marcas mais conhecidas de todo o mundo. Está vendo como tudo começa com uma brilhante ideia? Agora é com você!
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