Imagine uma marca que é extremamente preocupada com as questões ambientais, faz uso de uma tecnologia de ponta para fabricar seus produtos e inova cada vez mais para oferecer o que existe de melhor no segmento de cosméticos. Provavelmente você deve ter pensado na Natura, certo? Essa marca brasileira é considerada especial entre milhares de clientes um pouco mais vaidosos.
Por isso, nada mais justo do que dedicarmos esse post para contar a história da Natura. Saiba como seus produtos ganharam destaque no segmento da beleza e são a preferência da maioria dos consumidores, na hora de dar um trato no visual. Se você procura mais inspiração para começar bem o seu dia, veio até o blog certo. Boa leitura!
Natura: uma brilhante ideia no mundo do empreendedorismo
A belíssima história da Natura começa no Brasil, em 1969. Os visionários Antônio Luiz Seabra e Jean Pierre Berjeaout resolveram virar empreendedores e inauguram uma pequena indústria de cosméticos que tinham a adição de ativos de origem vegetal em todas as suas composições. Nascia a Natura. Inicialmente, a empresa contava com apenas sete colaboradores que vendiam os produtos de porta em porta e davam consultoria sobre os mesmos.
Pouco a pouco, os produtos Natura foram ganhando cada vez mais destaque entre os consumidores. Os seus efeitos na pele eram tão visíveis, que os clientes se tornaram cada vez mais fiéis a marca, comprando sempre mais. E todo esse imenso sucesso da Natura, a incentivou a lançar uma nova linha de produtos, sempre inovadores e que trazia resultados satisfatórios.
Por isso, em 1975, a marca lança uma extensa linha de produtos para o rosto, que fez bastante sucesso, principalmente com as mulheres. Já em 1979, acontece o primeiro lançamento de linha de produtos masculinos da Natura, que também caiu nas graças dos marmanjos, por causa da sua eficácia e praticidade no dia a dia. Nessa época, as vendas estavam cada vez maiores, bem como o número de clientes.
A Natura se consolida ainda mais no mercado
Os anos 1980 foram bastante significativos para a Natura, que apostou em inovação, fazendo praticamente triplicar o seu faturamento. Durante essa década foram lançados 14 linhas de diferentes produtos, que variavam desde sabonetes e loções capilares, até cremes hidratantes e colônias com agradabilíssimas essências. O portfólio de produtos da Natura era cada vez mais extenso. Quanto mais inteligência financeira o empreendedor tiver, mais sucesso ele fará.
Os proprietários da Natura faziam questão que todas as fórmulas dos produtos fossem exclusivamente feitas com compostos vegetais, o que agrava milhares de clientes espalhados pelo Brasil. Com o sucesso cada vez maior, a expansão dos negócios para outros países vizinhos também foi inevitável. Chegou a vez da América do Sul conhecer o potencial dos produtos Natura.
A década de 1990 também foi de ouro para essa famosa marca, cada vez mais consolidada. Nesse período, foram lançados mais 13 linhas de variados e inovadores produtos, para bebês, homens e mulheres. Uma extensa linha de cremes antirrugas, perfumes, maquiagens, sabonetes, óleos corporais, cosméticos em geral, produtos para banho, entre outros, foi lançada. A Natura sempre inovando e faturando ainda mais. Faz parte do mundo dos negócios.
Mais lançamentos e vendas cada vez maiores
E todo esse sucesso só poderia trazer de brinde, um aumento considerável do número de lojas, consultoras independentes e, claro, de franquias em todo o Brasil. Por isso, os anos 2000 foi marcado pelo lançamento e relançamento de cerca de 25 linhas de produtos Natura, além da criação da primeira loja virtual da marca. Mais uma comodidade para todos os seus clientes. A tríade do tempo pode ajudar bastante o empreendedor.
Cada vez mais modernos, inovadores, eficientes, com fórmulas tecnológicas e de extrema qualidade, os produtos Natura acabaram conquistando um público cada vez maior. Mas se você está achando que a Natura se deu por satisfeita por causa do sucesso dos seus produtos, está completamente enganado (a). Um dos segredos do sucesso na arte de empreender é nunca deixar de inovar.
Por isso, nos anos 2010, a Natura ainda lançou mais 12 linhas de produtos exclusivos, para o público infantil, masculino e feminino. Não precisa dizer que todos eles fizeram e ainda fazem um enorme sucesso entre os mais vaidosos de plantão. Seja em seus produtos ou até na forma de vende-los aos clientes, a Natura sempre inovou ao longo dos anos. Por isso, ela é referência no mercado brasileiro da beleza. Pelo visto, essa marca ainda tem longos anos de vida pela frente!
A Natura em números
- 2 milhões de consultoras de vendas;
- Presença em 7 países;
- 5 fábricas;
- Lucro líquido de 2,5 bilhões em 2019;
- Cerca de 40 mil colaboradores (contando os franqueados);
- Valor de mercado de 33,5 bilhões de reais.
O fato é que a Natura, com suas inovações constantes, marcantes lançamentos, criativos slogans, linhas exclusivas e preços acessíveis para boa parte dos consumidores, acabou se tornando referência e a preferência de milhares deles no segmento da beleza e cuidados com o corpo. Agora é só se espelhar no sucesso dessa marca brasileira e boa sorte!
Venha para o IBND
O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: