Algumas empresas do mercado são reconhecidas pelo símbolo, muitas vezes, marcante. Quer um bom exemplo? Aquele boneco branco, de formato redondo, exibindo muita simpatia e que parece estar acenando. Se você pensou na Michelin, acertou em cheio. Essa tradicional marca francesa fabricante de pneus é uma das preferidas dos clientes em todo o mundo.
Por isso, você vai conhecer um pouco da história de sucesso da Michelin. Saiba como os seus pneus se tornaram símbolo de durabilidade, segurança e confiabilidade em todo o mundo. Procura uma história para se inspirar mais como empreendedor? Acabou de encontrar. Agora é só aproveitar a leitura!
Michelin: 131 anos de sucesso
A história da respeitada marca Michelin começa em 1889, na França. Os irmãos Édouard e André Michelin assumiram os negócios do avô, que fabricava pastilhas de freio feitas de lona e borracha. Mesmo contando com 52 funcionários, os jovens empreendedores queriam oferecer algo novo para o mercado.
Sendo assim, em 1891, a Michelin criou o primeiro pneu de bicicleta desmontável, que se tornou muito mais prático para os ciclistas, pois podia ser concertado em apensas 30 minutos. Por causa da enorme praticidade, o modesto pneu se tornou um grande sucesso de vendas. Um empresário que é resiliente acaba prosperando.
Em 1894, a Michelin lança o primeiro pneu para carruagem, o que deixava a famoso passeio muito mais silencioso pelas ruas da velha Paris. Nos anos 1900, com seus pneus fazendo cada vez mais sucesso, a Michelin começou inaugurar suas instalações próximas de fábricas automotivas espalhadas pela Europa e EUA. A intenção era produzir pneus para carros, ônibus e caminhões no futuro.
Expansão dos negócios e sucesso garantido
Em 1903, a Michelin começou a fabricar pneus para motos. A recém criada montadora Ford acabou se tornando a principal cliente da marca francesa. Mas a Michelin queria mais e, em 1906, começou a fabricar pneus para aviões, o que levou a inauguração da sua primeira fábrica na Itália. No ano seguinte, a Michelin fundou mais uma fábrica nos EUA.
Entre os anos de 1911 e 1913, os pneus da Michelin sofreram inovações quanto a segurança nas estradas. Uma delas foi a roda de aço desmontável que permita colocar um pneu estepe, em casos de imprevistos. Foi um estouro de vendas, pois o mercado nunca tinha visto algo tão útil no universo automotivo. É a inovação sempre fazendo parte do mundo dos negócios.
No restante da década, a preocupação da Michelin foi aumentar ainda mais a durabilidade e confiabilidade dos seus pneus. Em 1923, surge o primeiro pneu para carros de passeio com uma maior durabilidade: o Confort, que durava em média 15.000 kms. Em 1927, a marca chega ao Brasil. Já em 1929, a Michelin inova ainda mais e lança o primeiro pneu para ferrovias.
Os pneus da Michelin se tornam referência no mundo
Nas décadas de 30 e 40, os pneus Michelin se tornaram cada vez mais modernos e resistentes, principalmente em condições adversas, como altas temperaturas e pistas molhadas. Pouco a pouco a Michelin foi se destacando no segmento com o lançamento de pneus que diminuíam os riscos de derrapagens e que vinham com ranhuras de maior aderência no asfalto.
Em 1952, a Michelin implementou a tecnologia radial para ser usada em pneus de caminhões. Já em 1965, a marca francesa investiu pesado em pneus para carros esportivos de alta performance, o que foi um sucesso de vendas. Em meados de 1982, a Michelin cria um pneu especialmente para rodar na neve, que dava mais segurança aos motoristas. Saber fazer um mapa mental pode ajudar bastante nos negócios.
Já em 1987, a marca lança o famoso pneu radial para motocicletas. Em 1994, mais uma dose de inovação com o lançamento dos eficientes pneus Energy, que auxiliavam na economia de combustível, já que tinham baixa resistência à rodagem em qualquer tipo de superfície. Por volta de 1997, a Michelin lança o conjunto de pneu e roda, que permita a rodagem por até 200 kms, mesmo se estivesse vazio ou furado.
Anos 2000: pneus cada vez mais modernos, eficientes e duráveis
Mesmo diante da concorrência de outras marcas, os pneus Michelin foram conquistando milhares de clientes em todo o mundo, por causa da qualidade indiscutível, confiabilidade e segurança. Em 2003, a marca lança o seu primeiro pneu para uso agrícola. Já em 2007, acontece um feito memorável: o gigante do céu, o AirBus A380, considerado o maior avião comercial do mundo, é equipado com os pneus Michelin.
Os pneus da Michelin para diversos veículos de transporte terrestre, foram ganhando constantes inovações com o uso de tecnologia de última geração. O resultado foi um produto altamente durável, seguro, moderno, eficiente e que, muitas vezes, ainda ajudava a poupar combustível. Os pneus lançados em 2014 (Premier) e 2015 (CrossClimate) ilustram bem a superioridade da Michelin.
Atualmente, a Michelin, representada pelo famoso boneco branco e com seus marcantes slogans, possui 69 fábricas, conta com 111. 700 funcionários, marca presença em 170 países e teve lucro líquido de 917 milhões de euros em 2018. Que tal se espelhar nessa marca e inovar ainda mais em seus negócios?
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: