Fique por dentro da história da Lacoste

15/01/2021 às 21:26 PNL

Fique por dentro da história da Lacoste

Se você estiver em uma festa ou em um evento e se deparar com alguém usando uma camisa polo com o famoso crocodilo verde estampado no peito, pode ter certeza de que está na frente de uma marca de um imenso prestígio. Símbolo de pura elegância e qualidade indiscutível, a Lacoste tem milhares de clientes fiéis desde a sua fundação.

Por isso, essa requintada marca merece um post que conta a sua bela história. Conheça um pouco mais sobre a Lacoste e saiba como ela conseguiu se destacar no mercado de roupas e acessórios de luxo, agradando consumidores de todas as gerações. Fique conosco até o final e aproveite a leitura!

Lacoste: das quadras de tênis para o mundo da moda

A história dessa marca de sucesso começa em 1933, em Paris, quando o renomado tenista René Lacoste junto com André Gillier resolveram empreender. Nascia a Lacoste. O objetivo da empresa era a produção de camisas polos bordadas com a conhecida logomarca do crocodilo verde. Outros modelos de camisa também eram fabricados.

A primeira camisa da Lacoste era branca e fez um tremendo sucesso, justamente por sua qualidade de fabricação, estilo, desenho inovador, conforto e leveza. Os jogadores de tênis foram os primeiros a se renderem aos encantos das camisas polo da Lacoste.

Com o passar dos anos, elas foram tendo uma aceitação cada vez maior do mercado. Em 1939, cerca de 300 mil unidades das camisas polo da Lacoste foram vendidas.

Por causa da Segunda Guerra Mundial, a marca do crocodilo verde teve que interromper toda a produção, retornando com força total em 1946. O estresse no trabalho é algo comum, mas que precisa ser evitado. 

Anos 50 e 60: expansão dos negócios e mais visibilidade

Em 1951, a Lacoste começou a exportar suas lindas camisas, que estavam sendo produzidas em diversas cores, para a vizinha Itália. O resultado foi um estouro nas vendas. Em 1952, a marca francesa resolveu atravessar o oceano Atlântico para apresentar o seu produto aos americanos, que também agradaram bastante.

Em 1958, a Lacoste inova um pouco mais e lança a sua primeira coleção de camisas polos para crianças, que acabou conquistando os baixinhos. Em meados de 1960, a marca lança os primeiros shorts e as famosas camisas polos listradas, que também fizeram um baita sucesso. Por volta de 1963, acontece a criação do primeiro tênis pela Lacoste.

Já em 1968, a primeira linha de perfumes da marca foi lançada, caindo no gosto de homens e mulheres. No ano seguinte, a Lacoste inova mais um pouco e lança sua coleção de acessórios de couro, que incluía malas e bolsas. Pelo visto, essa marca de luxo sabia mesmo como conquistar os clientes.

Décadas de 70 e 80: inovação e preferência dos consumidores

Até o mundo dos esportes se renderia aos produtos da Lacoste. Em 1974, René cria as raquetes de aço da Lacoste, que vinham com um acessório especial, conhecido como damper. O produto se tornou o preferido dos tenistas, pela sua praticidade e extrema precisão. Nessa década, a marca francesa chega ao Brasil (1978) e começa a produzir peças de roupas para mulheres.

Já em 1981, a Lacoste lança uma linha exclusiva de óculos de sol e inaugura a sua primeira boutique em Paris. Em 1984, mais uma linha de perfumes é criada, agradando bastante os homens mais vaidosos. Nos três anos seguintes, foi a vez da criação de confortáveis calçados para tenistas, iatistas, praticantes de corridas e esportes ao ar livre.

O ano de 1988 foi marcado pelo lançamento da famosa raquete de tênis Equijet, que também foi a preferência da maioria dos praticantes profissionais e amadores desse aclamado esporte. A extensa linha de produtos Lacoste estava cada vez mais consolidada na mente dos clientes de todo o mundo. Ter uma boa dose de resiliência é um dos segredos do sucesso. 

 Anos 90 e 2000: mais inovação e presença em outros países

A década de 1990 foi marcada pela expansão ainda maior dos negócios da Lacoste. Com uma rede de lojas cada vez mais crescente em diversos países, a marca francesa, em 1993, lança a sua famosa linha de relógios. Em 1994, a Lacoste inaugura a sua primeira loja na China. Nos anos seguintes, os EUA e a Rússia também receberam filiais da marca.

Para enfrentar a crescente concorrência, a Lacoste apostava em estratégias ousadas que deram certo. Usando um marketing eficiente, criando lojas com design diferenciado e com ar futurista e lançando coleções coloridas e assinadas pelos estilistas mais famosos do mundo, a Lacoste se tornou referência. Em 1999, a marca lança o seu primeiro perfume feminino.

Em 2000, acontece mais um lançamento de malas, sacolas e bolsas em couro. Já em 2002, um marco histórico: o lançamento mundial do perfume Lacoste Pour Homme foi um dos recordistas de vendas da marca, superando outros perfumes famosos. No restante da década, novos perfumes e uma sofisticada linha de cama, mesa e banho (2007), foi lançada.

A Lacoste se torna a preferência mundial

Na década de 2010 em diante, a Lacoste inova ainda mais em sua extensa linha de produtos para o público masculino e feminino de todas as idades. Em 2014, o destaque foi o lançamento da primeira coleção de peças íntimas para homens, mulheres e crianças.

A Lacoste, com seus slogans marcantes, nunca se descuidou da sua identidade visual e sempre investiu pesado em inovação em seu extenso portfólio. Não é à toa que essa marca francesa está presente em cerca de 120 países e conta com 10 mil colaboradores, além de ser referência em roupas, acessórios esportivos e, sobretudo, perfumes.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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