Quando crianças, fazer novos amigos é algo muito simples, só é preciso fazer uma atividade ou brincar com um colega e logo vocês se tornam amigos. Na adolescência, é fácil nos aproximarmos daqueles que têm gostos parecidos com os nossos. Agora, na fase adulta, fazer novas amizades acaba sendo mais difícil. Mas por qual motivo?
Onde reside a dificuldade?
A vida adulta não é simples, ainda mais quando sentimos que não temos um grupo de amigos para nos ajudar a superar as dificuldades ou para comemorar as alegrias.
É provável que você, leitor(a), esteja se perguntando como é possível fazer novas amizades nessa fase da vida. Contudo, antes de darmos essas dicas, é importante compreender por que depois que crescemos fica mais difícil fazer novas amizades. Acompanhe.
Mudança de rotina
Diferente de quando somos crianças e adolescentes, a vida adulta é cheia de responsabilidades que acabam dificultando a tarefa de criar laços com novas pessoas que chegam a nossa vida.
Além da dificuldade para encontrar tempo para investir na vida social, certos aspectos da personalidade de uma pessoa também podem dificultar novos relacionamentos: timidez, baixa autoestima, falta de autoconfiança, inabilidade social, entre outros.
Dificuldade em confiar
Grande parte dos adultos pode sentir dificuldade em fazer novas amizades por culpa da falta de confiança em novos amigos. Por termos mais autoconsciência do que as crianças, temos opiniões formadas e corremos mais riscos em sermos julgados pelos demais. Dessa forma, fica difícil confiar e contar sobre o que pensamos para outras pessoas.
Pessoas que já foram traídas em amizades, no âmbito familiar ou até mesmo amoroso, podem sofrer mais com essa desconfiança.
Tempo
Sem dúvidas, a falta de tempo é a razão mais comum pela qual os adultos não conseguem fazer novas amizades.
Com as demandas no trabalho e os afazeres de casa, pode ser difícil encontrar espaço na agenda para sair, socializar e conhecer novas pessoas. E mesmo que encontremos uma boa amizade, a falta de tempo dificulta também os encontros.
Fazer amizades na vida adulta: difícil, porém sempre possível
Ainda que não pareça, superar os obstáculos acima citados e formar amizades na idade adulta é possível. São pequenas ações e mudanças de comportamento que irão te ajudar a recuperar a sua vida social. Portanto, anote as dicas:
-
Participe de atividades que você gosta: junte-se a grupos ou clubes que compartilham seus interesses para conhecer pessoas que tenham algo em comum com você.
-
Seja você mesmo: não tente ser alguém que não é para agradar os outros. As pessoas genuinamente apreciam a autenticidade.
-
Seja aberto e amigável: sorria, faça contato visual e demonstre interesse nas pessoas ao seu redor. Esteja disposto a iniciar uma conversa.
-
Frequente locais sociais: vá a eventos locais, bares ou restaurantes para ampliar sua rede social e conhecer pessoas novas.
-
Faça networking: participe de eventos de networking profissional para conhecer outras pessoas em sua área de trabalho ou indústria.
-
Seja positivo e otimista: as pessoas são naturalmente atraídas por outras que têm uma atitude positiva e otimista em relação à vida.
-
Mostre interesse genuíno pelos outros: faça perguntas sobre seus hobbies, carreira, família e interesses, e esteja aberto para ouvir suas histórias.
-
Mantenha contato: uma vez que tenha conhecido alguém, mantenha contato por meio de mensagens, e-mails ou convites para atividades. Demonstre interesse em manter a amizade.
-
Seja paciente: construir amizades leva tempo e esforço. Não desanime se não encontrar amigos imediatamente.
-
Esteja disposto a sair da sua zona de conforto: tente fazer atividades que você normalmente não faria, ou falar com pessoas que você normalmente não conversaria. Isso pode levar a novas conexões e amizades.
Você pode dar uma guinada em sua vida social. Saiba como
O curso de coaching do IBND pode ajudar a dar uma guinada em sua vida social, através de uma abordagem que busca te auxiliar a alcançar seus objetivos, e isso inclui fazer novas amizades.
Ao participar da formação, você aprenderá técnicas de comunicação, autoconhecimento e inteligência emocional, que são habilidades fundamentais para construir relacionamentos saudáveis e duradouros. Além disso, identificará crenças limitantes que impedem o desenvolvimento social e conhecerá estratégias para superá-las.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: