Embora tenhamos consciência das transformações físicas e mentais decorrentes do envelhecimento — rugas, falhas na memória, fragilidade dos ossos, etc. — pouco (ou nada) se fala sobre as mudanças emocionais. Afinal, será que também passamos por um envelhecimento emocional?
Ao longo das diversas fases que compõe a nossa vida experimentamos uma variedade incontável de emoções. Na velhice isso não é diferente. O que há, ainda que seja um pensamento ultrapassado, é a ideia que associa a velhice a sentimentos negativos, como solidão e frustração.
Mas será que isso procede? Neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos desmistificar os preconceitos acerca da terceira idade, tratar o tema do envelhecimento emocional e dar orientações simples para envelhecer com uma excelente saúde mental.
O que significa o termo “envelhecimento emocional”?
Quando não possuímos o controle sobre nossas emoções, o desgaste gera sentimentos negativos e, em alguns casos, doenças psicológicas e físicas, entre elas a depressão. Segundos dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), esta doença atinge cerca de 13% da população com idade acima dos 60 anos.
Além dos fatores biológicos, inerentes ao envelhecimento, a depressão em idosos pode se manifestar a partir de uma série de problemas, como o afastamento da família, a perda social com a aposentadoria, a solidão e o falecimento de parentes queridos.
Dessa maneira, cuidar da saúde mental ajuda não só a melhorar a qualidade de vida, como também contribui para a longevidade e para um envelhecimento emocional saudável.
Terceira idade não é sinônimo de tristeza!
Faça um rápido levantamento com pessoas jovens e pergunte-lhes como eles se sentem em relação à velhice. Pode ter certeza que a maioria deles irá relatar um sentimento de medo. Medo de doenças, da incapacidade, da perda de dependência, da morte, etc.
Contudo, pesquisas sobre envelhecimento emocional sugerem que a maioria das pessoas costuma apresentar altos níveis de bem-estar e estabilidade psíquica quando estão na casa dos 70 e 80anos. Um pouco controverso com os dados apresentados pelo IBGE, não é mesmo?
A discussão é complexa, mas, resumidamente, podemos afirmar que o nosso lado emocional parece se beneficiar com o avançar da idade.
A soma de experiências adquiridas e a perspectiva de um fim de vida próximo podem torar o ser humano mais positivo. E a positividade, como sabemos, é um sentimento que regula as emoções e as ajusta de maneira a amplificar a felicidade.
As emoções positivas, bem como a manutenção de uma mente positiva, não só melhoram a qualidade de vida de um indivíduo, como também acrescentam anos à expectativa de vida.
Como envelhecer com saúde emocional?
Certamente, não há uma fórmula mágica para envelhecer com boa saúde emocional, pois cada indivíduo é único.
Contudo, algumas dicas para cuidar da saúde mental podem ser eficientes neste contexto. Vamos conferi-las a seguir!
-
Tenha hobbies
Os momentos de lazer trazem inúmeros benefícios, pois garante a oportunidade de distração, interação social e a prática de atividades prazerosas. Por isso, a primeira dica é selecionar hobbies que você verdadeiramente gosta.
Tocar um instrumento, cozinhar, ler, dançar, etc. Ter esses momentos de lazer é essencial para manter a saúde mental em dia.
-
Cuide do corpo
Quando cuidamos do corpo, também cuidamos da nossa mente. Incluir exercícios físicos na sua rotina, vale lembrar, também é uma maneira de criar momentos de lazer e até praticar algum hobby.
Existem diversas opções de exercícios para a terceira idade, como, por exemplo: hidroginástica, caminhada, alongamento, pilates e yoga.
Além de cuidar da mente, os exercícios também contribuem para o fortalecimento do corpo e melhoria da coordenação, prevenindo doenças físicas e promovendo mais autonomia na terceira idade.
-
Crie uma rotina saudável
Criar uma rotina com horários e atividades definidas pode ajudar na organização e bem-estar.
A ideia aqui é manter uma rotina para que alguns hábitos se tornem parte do dia a dia, como uma dieta balanceada, o consumo de água, a prática de exercícios físicos ou de alguns hobbies. Isso ajuda a manter o ânimo lá em cima e dar mais motivação diariamente.
-
Faça acompanhamento psicológico
Contar com apoio profissional é algo importante em todas as fases da vida. Além das visitas periódicas ao médico, ter atendimento psicológico também é essencial para garantir um envelhecimento emocional saudável.
Invista em você desde hoje! Comece a avaliar o que acontece com seus pensamento e emoções, e aposte em movimentos felizes para envelhecer com saúde e bem-estar!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: