A sustentabilidade é atualmente um dos temas mais falados para se referir ao conjunto de ações, movimentos e comportamentos que oferecem como resultado final consequências mantenedoras. Todavia, a sustentabilidade não deve ser relacionada somente ao meio ambiente, visto que a chamada sustentabilidade pessoal também é importante.
Mas você sabe ao que se refere, de fato, o termo sustentabilidade pessoal? Neste conteúdo do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) vamos compreender o significado e a importância deste conceito. Continue sua leitura!
O que é a sustentabilidade pessoal?
Ao pensarmos no futuro é preciso ter um olhar atento sobre nossas próprias ações, as relações que criamos com os outros e o nosso próprio desenvolvimento pessoal e profissional. É neste contexto que a sustentabilidade pessoal vem ganhando força e se destacando.
Auto-sustentação, auto-multiplicação e auto-manutenção. É sobre isso que se trata o conceito de sustentabilidade que tem como foco central nada mais nada menos que nós seres humanos.
Assim sendo, a sustentabilidade pessoal refere-se à satisfação das necessidades pessoais no presente sem, entretanto, comprometer a capacidade das necessidades do futuro.
Note como a sustentabilidade pessoal é um conceito semelhante à sustentabilidade já conhecido por todos. O que se diferencia, no entanto, é a execução. Pois, é preciso mudar o foco para nós mesmos.
A relação entre o ser humano e a natureza
Assim como o meio ambiente, nós seres humanos também precisamos usar de forma eficiente os nossos recursos, ou seja, nossa energia mental, emocional, física, financeira, etc., sem grandes desperdícios e de modo a preservá-los.
Por este motivo, o conceito da sustentabilidade pessoal propõe uma nova visão de mundo e estipula mudança de hábitos que ajudariam a reduzir os impactos negativos no dia a dia.
Você é sustentável para si mesmo?
Cada um de nós tem uma estratégia pessoal para lidar com a vida. E esta estratégia está diretamente ligada aos nossos traços genuínos, experiências e ideais.
Mas será que você é uma pessoa sustentável para si próprio? A seguir você irá conferir algumas dicas para alcançar esta relação consigo mesmo.
Livre-se das amarras!
Libere-se emocionalmente das amarras do certo e errado e procure uma abordagem pessoal ecológica que seja boa para você e eficiente para que você alcance os resultados que espera.
Mas tenha um plano de mudança onde você pode responder às seguintes perguntas:
-
O que você, verdadeiramente, quer?
-
O que os outros querem?
-
O que vocês podem fazer juntos para alcançar os resultados?
-
Quais evidências provam que o caminho é favorável?
-
Quando e o que comemorar?
Responda por si mesmo!
O autoconhecimento é a única porta que o fará alcançar uma vida sustentável. Desta forma, você precisa começar a responder por si mesmo, assumindo sua natureza e interagindo com o mundo de forma autêntica.
Responder por suas ideias, valores e projetos, entretanto, não é uma tarefa simples, e requer preparo.
Abrace seu potencial!
Para ser auto responsável e ter sustentabilidade pessoal precisamos sentir, falar e, acima de tudo, agir em sintonia com nosso mundo interior. Aceitar quem somos e entender aquilo que queremos mudar, é o caminho mais árduo, porém mais curto ser um ser sustentável.
Comprometa-se com a sua felicidade. É isso que importa!
Às vezes, desejamos um padrão que nos foi ensinado do que é ser bem sucedido, e se quer paramos para nos questionar se é aquilo tudo mesmo que queremos para a nossa vida.
Portanto, questione-se todos os dias ao acordar se você é feliz com a vida que leva e não tenha medo de mudar, de fazer novas escolhas e assumir novos projetos em sua vida. O seu compromisso deve ser com a sua felicidade.
Quer descobrir o seu sentido de vida e alcançar a sua própria sustentabilidade pessoal? Conheça o curso de coaching do IBND.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: