Você sente que te falta atenção e concentração para estudar e que até mesmo um pelo voando desvia seu foco dos estudos? Sempre sonhou descobrir uma técnica que te ajudasse a estudar melhor? Então você precisa conhecer a Hipnose para Estudar, uma técnica que se tornou tendência nos últimos anos entre vestibulandos, professores e coaches.
Mas será mesmo que a Hipnose para Estudar realmente funciona?
Apesar de ser uma prática cada vez mais difundida em todo o mundo, muitos ainda enxergam a hipnose como algo mágico e carregado de misticismo. Toda via a hipnose para melhorar os estudos não tem absolutamente nada haver com aqueles espetáculos e shows onde a hipnose é usada como forma de entretenimento.
Quando falamos em Hipnose para Estudar, estamos nos referindo a um campo da hipnose que tem fins terapêuticos. Ou seja, a hipnose clinica (ou hipnoterapia)!
Vamos entender mais sobre este assunto? Neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos compreender como é possível utilizar a hipnose para estudar melhor e melhorar seus resultados, sejam eles acadêmicos ou para fins profissionais.
Mas afinal, como nosso cérebro aprende?
Conhecer o modo como nosso cérebro trabalha no momento em que estamos aprendendo algo novo é, talvez, o primeiro passo para facilitar o aprendizado e tornar os momentos de estudos menos maçantes.
O cérebro humano é uma das “máquinas” mais poderosas do mundo. É através deste órgão que processamos informações recebidas e as analisamos com base em nossas experiências. E, dentre as inúmeras funções desempenhas pelo nosso cérebro, quatro delas se destacam:
- Recepção: este é o momento que o cérebro recebe a informação.
- Armazenamento: esta é a etapa de retenção e armazenamento de informações.
- Análise: etapa de reconhecer padrões e organizar as informações de modo que elas façam sentido.
- Saída: esta é a hora de externalizar as informações seja através do pensamento, da fala, da escrita, etc.
Perceba, portanto, que o cérebro é uma “máquina” dinâmica que pode efetuar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Toda via, quando uma preocupação maior se instala em nosso cérebro esta dinamicidade é prejudicada.
Se estivermos com um problema emocional, por exemplo, o nosso cérebro emocional (o sistema límbico) irá desviar toda a nossa atenção dos estudos para ficar “martelando” aquela emoção em nossa cabeça. Ou seja, todo nosso aprendizado é influenciado pela forma como a nossa mente se encontra naquele momento.
Mas o que a hipnose para estudar tem a ver com isso? Vamos explicar!
O cérebro emocional ou límbico (como você preferir chamar) é a peça chave para entendermos como a hipnose para estudar funciona.
Localizado no limite entre o córtex e o cérebro reptiliano, o sistema límbico é responsável pelos nossos sentimentos, emoções e desejos. E, é nesta camada do cérebro humano que nos deparamos com a mente subconsciente, responsável por registrar tudo que acontece em nossas vidas e guiar nosso modo de agir e sentir.
E o que uma coisa tem haver com a outra? Para que a hipnose para estudar seja eficaz, muitas vezes é preciso preparar a mente subconsciente para receber conhecimento. Afinal, muitos de nós precisamos desenvolver novos hábitos que nos auxiliem a estudar melhor.
Sempre que aprendemos algo, as informações passam pelo nosso consciente, são avaliadas pelo chamado fator critico e, finalmente, se fixam em nosso subconsciente. Por isso, a hipnose para estudar se tornou um verdadeiro sucesso nos últimos anos, tudo que entra no subconsciente tende a ficar lá!
Como a hipnose pode melhorar a sua performance nos estudos?
Agora que já entendemos como o nosso cérebro e mente trabalham para adquirir e armazenar novos conhecimentos, podemos responder de que forma a Hipnose para Estudar funciona.
Mas antes de entrarmos de fato neste assunto, é preciso que você entenda que a hipnose não faz com que ninguém passe em provas e concursos como num passe de mágica. Afinal, ela não é capaz de inserir nenhum conhecimento em nossa mente, para isso o único remédio é estudar e dedicar-se ao aprendizado.
O que a hipnose faz, portanto, é programar nossa mente para fazer aquilo que precisa ser feito.
É lógico que racionalmente temos ciência de que precisamos estudar, mas quando não conseguimos executar, iniciar ou dar continuidade, uma reprogramação mental pode ser a solução para acabar com esta procrastinação.
Deste modo, a hipnose – através da reprogramação mental – ajuda a aumentar o desempenho durante os estudos, melhorando a nossa concentração, otimizando nosso tempo e, consequentemente, gerando resultados muito mais satisfatórios.
Quer dar o primeiro passo no universo da hipnose?
Se você ficou realmente interessado em saber mais profundamente como utilizar a hipnose para estudar e melhorar seus resultados, recomendo que você conheça o curso de hipnose online do IBND.
Indicado para quem quer aprender tudo sobre hipnose do absoluto zero, nossa formação é um pontapé inicial para que você mergulhe no incrível universo da hipnose clinica e obtenha os melhores resultados com esta ferramenta terapêutica cada vez mais buscada no Brasil e no mundo.
E se você gostou deste artigo, não deixe de conferir outros conteúdos que postamos diariamente em nosso blog sobre hipnose, PNL, coaching e desenvolvimento pessoal e profissional!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: