De tempos em tempos, podemos observar que determinados assuntos passam a dominar a lista de interesses dentro do universo de desenvolvimento humano. Da hipnose ao coaching, muitas metodologias e ferramentas entram no que podemos chamar de top trends de pesquisas. E hoje, a Neurociência e PNL são assuntos em alta!
Como todo tema inovador e relativamente novo, tanto a neurociência quanto a programação neurolinguistica (PNL) tornaram-se palco de discussões entre aqueles que atuam com atendimentos terapêuticos.
E tenho certeza que se você conhece um pouco mais profundamente o incrível e vasto universo do desenvolvimento pessoal e suas possibilidades, deve estar se perguntando como neurociência e pnl se relacionam certo?
Pois bem. Neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) nossa missão é explicar a você leitor como uma pseudociência (a PNL) é capaz de não apenas relacionar-se com a neurociência, mas também servir como ferramenta para diversos tratamentos.
Vamos desvendar as diferenças e relações entre a neurociência e PNL? Boa jornada!
O que é a Programação Neurolinguistica (PNL)
Formada por um conjunto de técnicas que objetivam estabelecer uma melhora considerável nos comportamentos de uma pessoa, a PNL permite compreender melhor nosso funcionamento interno e identificar modelos mentais para que possamos questioná-los e ressignificá-los.
Este conhecimento sugere que a partir das emoções, experiências, valores, etc., somos programados a ter determinadas crenças e percepções da realidade que impactam diretamente no nosso comportamento. Do mesmo modo, a partir das técnicas de PNL podemos “reprogramar” a nossa estrutura interna com foco nos resultados que queremos alcançar.
Todos nós temos histórias, interesses, valores e crenças que são somente nossos, e isso faz com que vejamos as coisas sob uma perspectiva diferente e que ajamos de modos diferentes.
Ou seja, a realidade externa é igual para todos, e recebemos estas informações através dos canais sensoriais (Neuro), que passam por filtros (Programação) e formam nossa representação interna. Esta representação leva a diferentes emoções que interferem em nossa fisiologia e comportamento verbal e não verbal (Linguistica).
O que é a Neurociência
Neurociência é a área que estuda o nosso sistema nervoso buscando desvendar seu funcionamento, sua estrutura, desenvolvimento e alterações. Ou seja, esta ciência visa estudar, sobretudo, o cérebro, grande responsável por coordenar nossa atividade corporal e também mental.
Os estudos da neurociência podem ser divididos em Neurofisiologia, Neuroanatomia, Neuropsicologia, Neurociência cognitiva e Neurociência comportamental, que estuda o contato do organismo e os seus fatores internos como pensamentos e emoções.
Perceba, portanto, que a neurociência é multidisciplinar, pois explora diferentes áreas de conhecimento desde a biomedicina, a psicologia, a bioquímica, a fisiologia e até mesmo a PNL.
Mas afinal, qual a relação entre Neurociência e PNL?
Enquanto a neurociência lida com aspectos teóricos e cientificamente comprovados sobre o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, a PNL estuda e monitora a experiência subjetiva individual, ou seja, os comportamentos e emoções diantes às situações do cotidiano.
Assim, a neurociência tem como foco o cérebro e a PNL, a mente!
Dentre os principais objetivos da Programação Neurolinguistica, o desenvolvimento de foco para lidar com atividades do dia a dia é o que mais chama atenção aqui. Pois, como sabemos, a falta de foco consome energia, gera estresse, baixa autoestima, dentre outros problemas que podem atrapalhar nosso relacionamento social.
Toda via, a PNL não seria possível sem os conhecimentos e aplicações da neurociência. Pois, é preciso primeiro entender os fundamentos da neurociência que influenciam a nossa capacidade de aprendizado, tomadas de decisão, foco, memória, etc.
Portanto, podemos concluir que o uso da neurociência e aplicações das ferramentas da PNL nos processos de desenvolvimento pessoal vem dia após dia levantando mais resultados satisfatórios em um curto espaço de tempo em relação a terapias mais tradicionais.
Conheça o curso de Programação Neurolinguistica
O curso de pnl do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) irá apresentar a você de forma prática e didática todos os avanços da Neurociência e PNL aplicados ao desenvolvimento humano em âmbito pessoal, social e profissional!
O que você irá aprender na sua formação 100% online? As bases da PNL, gerenciamento emocional, comunicação em alta performance, engenharia da mudança, metamodelo de linguagem, linguagem hipnótica, alta performance e muito mais.
Além disso, a formação Practitioner em PNL proporcionará aos alunos a capacidade de identificar oportunidades de aplicação das técnicas de Programação Neurolinguistica em diferentes campos de trabalho, ajudando ainda a desenvolver habilidades de liderança para que você alavanque sua carreira!
Faça sua inscrição e potencialize suas habilidades!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: