Para qualquer negócio ter sucesso, a força de trabalho é importantíssima. Afinal, nenhuma empresa consegue prosperar sem o capital humano. Mas diante desse contexto, surge um termo massivamente discutido e que vale a pena fazer uma reflexão: o engajamento no trabalho. Esse post vai te mostrar o que é isso, quais são as vantagens de contar com colaboradores engajados e como aumentar o engajamento deles. Pronto para mais uma dose de aprendizado? Então, vamos lá!
O que é engajamento no trabalho?
Podemos dizer que engajamento no trabalho é um fator essencial para o sucesso de qualquer empresa no mercado. Um colaborador engajado se identifica com os propósitos e valores da empresa que trabalha, além de sentir uma grande realização com o trabalho que executa no dia a dia, dentro do negócio. Sendo assim, a tendência é que ele tenha mais empenho, seja otimista e colabore com todos ao seu redor. Conheça os ensinamentos do livro Quem Pensa Enriquece.
Na verdade, o engajamento no trabalho é fruto de uma liderança eficiente, em que os gestores adotaram um planejamento estratégico eficaz, no que tange a gestão de pessoas. Além disso, a valorização de todos os funcionários, bem como o diálogo com os mesmos, também deve estar presente. O setor de RH tem uma grande responsabilidade nesse assunto, já que para manter o bom engajamento dos colaboradores, é preciso se munir de ferramentas e estratégias assertivas.
Vantagens do engajamento no trabalho
Agora que você está por dentro desse importante conceito, conheça os benefícios do engajamento no trabalho para qualquer empresa que deseja se tornar referência:
Funcionários alinhados com os objetivos da empresa
Essa talvez seja a principal vantagem do engajamento no trabalho. Quando os colaboradores se identificam com os valores e propósitos da organização, ela acaba se tornando mais importante na vida deles. Dessa forma, as metas da empresa também se tornam os objetivos dos funcionários, o que é sempre bem-vindo.
E quando tudo está bem alinhado, todos os processos fluem com mais naturalidade e assertividade. Contar com colaboradores que concordam e trabalham em prol dos objetivos da empresa, pode afetar positivamente os resultados, já que existe uma maior identificação da força de trabalho com o negócio, o que aumenta o senso de pertencimento.
Maior produtividade
Você sabia que quanto maior for o engajamento no trabalho, maior será a produtividade na empresa? É verdade! Quando um colaborador trabalha com a máxima satisfação, por acreditar que a empresa se preocupa com sua carreira profissional, a tendência é que ele dê o melhor de si durante a execução das atividades diárias. Saiba o que é complexo de inferioridade.
E isso se traduz em uma maior produtividade, além de menos estresse físico e mental no ambiente de trabalho. Funcionários engajados e satisfeitos tendem a faltar menos por problemas de saúde. Além disso, a organização consegue reter bons talentos, já que ela valoriza e reconhece esforços. Quanto mais engajada for uma equipe, mais produtiva ela será. Simples assim!
Clima organizacional mais agradável
O engajamento no trabalho de todo o time também pode promover melhorias no clima organizacional. Funcionários satisfeitos e engajados acabam deixando o ambiente mais sinérgico, harmônico e, sobretudo, agradável. E podemos convir que, trabalhar em uma empresa em que os funcionários esbanjam motivação, satisfação e dão o melhor de si todos os dias, pode ser extremamente gratificante.
Quando se está inserido em um ambiente de trabalho em que o clima é positivo, com ausência de brigas, picuinhas, fofocas e discussões sem necessidade, as decisões são mais assertivas, além dos resultados serem facilmente alcançados. A sinergia da equipe também é fundamental para deixar o clima organizacional mais agradável.
Melhora a imagem da empresa no mercado
Por fim, o engajamento no trabalho também pode melhorar a imagem de uma marca no mercado. Quando se trabalha com uma equipe engajada, clientes e fornecedores logo percebem toda a eficiência da organização. E isso significa que a empresa pode se tornar uma referência de sucesso e a preferência deles na hora das compras.
Colaboradores engajados tendem a prestar um serviço de maior qualidade e costumam manter o foco nos objetivos do negócio. Todo o discurso do funcionário sempre estará alinhado com os propósitos da empresa, já que o mesmo está satisfeito e motivado. Uma organização que faz questão de manter o engajamento no trabalho de todos os colaboradores, só tende a lucrar.
Como aumentar o engajamento no trabalho?
Depois de conhecer os benefícios do engajamento no trabalho, saiba como é possível aumentá-lo cada dia mais se fazer a sua empresa ser disputada pelos melhores talentos do mercado:
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Maior valorização dos colaboradores;
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Reconhecimento do alcance dos objetivos ou cumprimento das metas;
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Diálogo aberto do líder com todos os membros da sua equipe;
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Elaboração e execução de um planejamento estratégico eficiente;
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Aplicação de avaliações de desempenho periódicas pelo RH;
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Implantação de planos de carreira e criação de uma gestão de competências;
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Treinamentos comportamentais;
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Uso de modernas ferramentas para aprimorar a gestão de pessoas;
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Treinamentos específicos para aumentar a conexão dos funcionários com a organização.
Agora que você está a par sobre engajamento no trabalho, que tal começar a elaborar estratégias que possam aumentar o engajamento da sua equipe? Pode acreditar, vai valer muito a pena!
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