Todo mundo que pensa em empreender, precisa ter em mente que os desafios e obstáculos precisarão ser vencidos, se quiser que o negócio dê certo. Uma grande dose de resiliência, persistência, visão de mercado e foco, podem ajudar bastante a prosperar em um mercado extremamente concorrido.
Se você adora informática e sonha algum dia abrir sua própria empresa nesta área que cresce cada vez mais, está lendo o artigo certo. Vamos te contar a história de Larry Ellison, fundador da gigante Oracle, uma multinacional de informática e tecnologia. Aproveite a leitura ao máximo!
Infância difícil e abandono pela mãe
Lawrence Joseph Ellison nasceu em 1944 nos Estados Unidos e, com pouco tempo de vida, ficou doente. Sua mãe era ainda muito nova quando o teve e não soube lidar com a doença do filho, bem como a sua criação. Por isso, entregou Ellison para seus familiares criá-lo. Os tios e avós do futuro empresário é que o criaram desde pequeno.
Os anos se passaram e, mesmo com toda a dificuldade do dia a dia e a ausência dos pais biológicos em sua vida, Ellison conseguiu entrar para a universidade, mas, logo de cara, teve que abandonar o curso por causa da morte da sua mãe adotiva. Isso foi um baque emocional muito grande para o jovem.
Depois de toda a turbulência em sua vida, Ellison entrou para a universidade de Chicago e, apesar de também não ter se formado, teve um contato próximo pela primeira vez com algo que iria mudar sua vida para sempre: os computadores.
Seu gosto e conhecimento pela informática cresciam ainda mais
Nos anos 1970, por ter um grande conhecimento de computação, Larry Ellison, que era adepto da psicologia organizacional, começou a trabalhar na Amdahl Corporation, mas não ficou lá muito tempo. O seu sonho sempre foi ter a sua própria empresa, mesmo que isso demorasse.
Meses depois, Ellison entrou para a Ampex Corporation e começou a desenvolver um moderno banco de dados para a conceituada companhia, que recebeu o nome de Oracle. Mal sabia ele que o seu sonho estava prestes a se concretizar.
Criação da Oracle
Em 1977, Ellison e mais dois sócios, Bob Miner e Ed Oates, que também eram apaixonados por informática, fundaram a Software Development Labs (SDL), que desenvolvia banco de dados para empresas de médio e grande porte. O investimento inicial foi de cerca de 2 mil dólares.
O diferencial da empresa de Ellison (SDL) que, anos mais tarde mudaria o nome para Oracle, era a oferta de um sistema de gestão de banco de dados relacional, que se mostrou uma opção mais interessante do que o banco de dados da concorrente IBM.
Os negócios foram crescendo e, em 1982, Larry Ellison resolveu mudar o nome da SDL para Oracle Systems Corporation. O objetivo era fazer uma relação com o seu banco de dados, chamado de Oracle Database, que era o carro-chefe da empresa.
Anos 80 e 90: faturamento alto e quase decreto de falência
Essas duas décadas foram marcantes na vida de Larry Ellison e, consequentemente, na história da Oracle. Nos anos 1980, a empresa praticamente duplicou seus lucros, o que levou a empresa de Ellison a entrar para a Bolsa de Valores, em 1986. Tudo isso por causa do banco de dados desenvolvido pelo empresário, que fez um tremendo sucesso.
Já em 1990, devido a uma estratégia de marketing mal planejada, a Oracle quase chegou a decretar falência. Durante esse período, diversas demissões aconteceram e o faturamento da empresa despencou. O fato é que todo negócio apresenta um risco e cabe ao empreendedor ter a atenção plena e estar sempre preparado para os imprevistos.
Mas em 1992, após fazer mudanças no quadro de funcionários e criar um novo sistema de banco de dados, a Oracle se recuperou da crise financeira e continuou no mercado, sempre inovando. E essa nova fase da empresa de Larry Ellison abriu portas para novos negócios.
Novos clientes e muita inovação
Em uma estratégia de marketing, dessa vez muito bem pensada, a Oracle conquistou novos clientes, que passaram a utilizar o seu banco de dados, que se tornava cada vez mais conhecido no mercado. Grandes bancos e empresas de aviação se tornaram os principais clientes de Larry Ellison.
No início dos anos 2000, o empresário se consolidou cada vez mais no mercado mundial, já que acontecia o famoso “boom” da informática e da internet. Em meados de 2009, a Oracle comprou a Sun Microsystems, que fabrica computadores, softwares e semicondutores.
A transação custou para Larry Ellison nada menos do que 7,4 bilhões de dólares. O empresário ainda atua como diretor executivo da empresa que fundou, mas deixou o cargo de CEO em 2014, aos 70 anos.
Oracle e Larry Ellison em números
- Segundo a revista Forbes, a Oracle Corporation é considerada uma das melhores empresas do mundo para trabalhar;
- Larry Ellison, de acordo com a Forbes, era a quarta pessoa mais rica do mundo, em 2016. O seu patrimônio estimado é de aproximadamente 52 bilhões de dólares;
- O faturamento anual da Oracle, em 2018, foi de 39,8 bilhões de dólares;
- Em 2020, a Oracle conta com 135 mil funcionários em todo o mundo.
Esperamos que a trajetória de Larry Ellison lhe dê mais motivação para enfrentar os desafios do empreendedorismo, que podem ser vencidos.
Venha para o IBND
O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: