Quando o assunto é empreender, muita coisa entra em jogo. A competitividade, cada vez mais acirrada, obriga os empreendedores a apostar em inovação se quiserem alcançar o sucesso e fazer seus negócios prosperarem.
Para te ajudar a ter mais motivação no dia a dia, preparamos esse post que conta a história dos fundadores do McDonald`s. Se você pensa que foi fácil ser a rede de fast food mais valiosa do mundo, está completamente enganado. Aproveite a leitura!
McDonald´s: o começo
Tudo começa em 1937, quando os irmãos Dick e Mac McDonald tiveram a ideia de abrir uma simples barraca de cachorro-quente em uma pequena cidade no estado da Califórnia (EUA), para complementar a renda da família.
Já em 1940, com o negócio prosperando e crescendo, os irmãos abriram um pequeno restaurante, chamado de McDonald´s. O cardápio tinha apenas 25 itens, sendo churrasco em sua maioria. Com muito trabalho e dedicação, a empresa foi crescendo e se tornando conhecida.
Visão de negócio
O primeiro hambúrguer do McDonald´s custava apenas US$ 0,15 e fazia o maior sucesso entre os consumidores. Para incrementar ainda mais o negócio, os irmãos contrataram cerca de 20 garçons que atendiam os clientes sobre patins, entregando os pedidos no carro, para dar mais agilidade.
Como os hambúrgueres se tornaram extremamente lucrativos, fazendo triplicar o número de clientes, os irmãos decidiram fechar o restaurante por alguns meses e investiram em um sistema inovador de montagem em série para a produção de lanches rápidos. Isso foi um verdadeiro desafio para aquela época.
Em 1948, os proprietários tiveram a atenção plena para os negócios e resolveram reabrir o restaurante cuja especialidade era somente hambúrgueres, batatas fritas e milk- shakes. O negócio se tornou extremamente rentável entre as pessoas, que, muitas vezes, saíam de outras cidades próximas só para conhecer a novidade.
Década de 50: o caminho para o sucesso
Já em 1953, os já famosos irmãos McDonald tiveram a genial ideia de criar franquias do seu restaurante, que já era conhecido pelo seu cardápio especial, delicioso e atrativo. Não deu outra: o número de franquias do McDonald´s só foi crescendo nos anos seguintes, dentro do seu estado de origem.
Foi aí que tudo mudou quando o proprietário das máquinas de milk-shake, Ray Kroc, ficou fascinado com o potencial e a popularidade da franquia do McDonald`s e fez uma proposta tentadora para os irmãos sobre uma parceria. Ela seria o pontapé inicial para a empresa fazer sucesso em todo o mundo.
Kroc propôs aos irmãos Mcdonald, a expansão dos negócios através da venda de franquias para outros estados americanos. A proposta foi aceita e, em 1954, nascia uma parceria de sucesso que faria eclodir o nome McDonald´s em todo os EUA.
Vendas cada vez maiores
Depois que franquias da McDonald´s foram criadas em diversas regiões dos Estados Unidos, as vendas eram cada vez maiores, bem como o sucesso da marca. Só para se ter uma ideia, o primeiro dia de vendas de uma loja em Chicago, arrecadou cerca de 400 dólares. Pode parecer pouco, mas era um valor considerável para a época.
Como sempre, Kroc, que desde cedo já possuía uma grande autorresponsabilidade, estava no comando de todas as operações. No início da década de 60, esse empreendedor teve a ideia de vender os hambúrgueres do McDonald´s para famílias e crianças. Para chamar a atenção do seu público-alvo, uma franquia situada na capital Washington patrocinou um show infantil, capitaneado pelo palhaço Bozo.
Com o tamanho sucesso do personagem, a família “McDonaldland” acabou sendo criada para referenciar a marca. Era um elenco completo de personagens próprios da McDonald´s, que fez um grande sucesso durante décadas, alavancando ainda mais as vendas.
Corporação McDonald´s
No final dos anos 60, Kroc acabou comprando a famosa e já consolidada rede de fast food, mudando o nome da sua nova empresa para Corporação McDonald´s. Nas décadas seguintes, o negócio foi prosperando e se espalhando por todo o mundo.
Apesar de atualmente existirem outras redes de fast food similares, o McDonald´s ainda faz um grande sucesso até hoje, além de ser um dos mais frequentados em diversos países em que marca presença.
Seja pela tradição, pela originalidade do cardápio, pelos preços competitivos ou até mesmo pelo atendimento diferenciado, o fato é que essa marca, mesmo depois de tanto tempo, é a primeira opção de milhares de clientes. Não é à toa que o McDonald´s está avaliado em nada menos do que US$ 130,4 bilhões.
Filme Fome de Poder
Esse filme americano de 2016, retrata a história de ascensão do McDonald´s e todo o papel que Ray Kroc teve ao entrar na sociedade com os irmãos McDonald. Pouco a pouco, Kroc foi tomando conta de tudo sozinho e acabou transformando a marca em uma gigante do ramo da alimentação.
Apesare de narrar toda a história de sucesso de uma das empresas mais bem sucedidas de todo o mundo, o filme também enfatiza sobre inovação, persistência, foco e visão de mercado, que são fatores essenciais para qualquer empreendedor que queira prosperar.
O segredo do sucesso do McDonald´s foi um mix de habilidade dos irmãos McDonald em gerir processos com uma visão futurística do sócio Ray Kroc, que conseguiu expandiu os negócios para todo o planeta.
Venha para o IBND
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional. O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.
Aqui, o seu sucesso e a sua felicidade são os compromissos que teremos com você. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: