Empatia Assertiva: você sabe o que é?

15/03/2023 às 14:12 Coaching

Empatia Assertiva: você sabe o que é?

Como dizer o que é preciso ser dito para alguém sem deixar de ser empático? Como dar feedbacks duros sem que a pessoa sofra tanto com isso? Infelizmente, muito no intuito de proteger a pessoa, não somos transparentes e sinceros naquilo que queremos expor, o que, consequentemente, impede que a pessoa se abra para diálogos sinceros e para mudanças que são necessárias.

Muitas vezes, gestores acabam demitindo alguém por uma relação que ficou desgastada por não alinharem pontos importantes. O mesmo acontece com relacionamentos amorosos.

Neste contexto, cabe falarmos sobre a empatia assertiva. Um termo que se popularizou em decorrência do livro “Empatia assertiva - Como ser um líder incisivo sem perder a humanidade”, da escritora Kim Scott, e que o IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) traz para discussão neste conteúdo.

Vamos acompanhar? Boa leitura!

Empatia assertiva: definição

Se podemos entender a empatia como a capacidade intencional de se colocar no lugar do outro, entendendo como ela enxerga, pensa ou age a partir do ponto de vista dela, a palavra “assertiva” abre para nós uma linha de pensamento bastante interessante: nem sempre conseguimos ser empáticos efetivamente pois não somos assertivos ao empatizar com alguém.

Afinal, pense em quantas vezes alguém tentou lhe dizer algo difícil sem machucá-lo e o efeito foi totalmente o oposto. 

Para Kim Scott, ex-executiva tanto da Apple quanto do Google, a empatia assertiva é junção de dois conceitos:

  • Ir além do profissional e se importar pessoalmente: como líder, não basta apenas se preocupar com a capacidade profissional das pessoas. É preciso se importar com o lado humano do time.

  • Conseguir dar feedbacks difíceis e confrontar diretamente: dizer às pessoas aquilo que ela não quer ouvir, como que ela não conseguirá aquela promoção que tanto almejava, pode ser difícil, mas também é uma grande oportunidade de mostrar que você, líder, se importa com ela. 

Modelos de feedback: qual você tem usado?

Para exemplificar ainda melhor a empatia assertiva, vamos usar um caso bastante comum no ambiente de trabalho. Digamos que a Maíra (gestora) percebeu que o Sílvio (liderado) teve uma baixa de produtividade nos últimos meses, não confere as informações e o número de erros passou a aumentar, afetando, muitas vezes, o cliente.

Diante dessa situação, como a Maíra poderia agir? Segundo o livro que aqui estamos utilizando como base, existem 4 formas:

  1. Empatia Nociva: o gestor não comenta nada por receio de ferir os sentimentos do seu liderado.

  2. Insinceridade Manipuladora: o gestor não comenta nada preocupado com os seus próprios sentimentos - o que ele pensará de mim? Vou me indispor com ele. 

  3. Agressividade Ofensiva: o gestor comenta a situação de forma agressiva, sem pensar nos sentimentos do liderado e nas situações que ele pode estar vivendo e que pode estar se refletindo na qualidade do seu trabalho. 

  4. Empatia Assertiva: o gestor aponta aquilo que incomoda, mostrando a preocupação com o liderado, buscamos entender o que está acontecendo, demonstrando a importância do funcionário e se colocando à disposição para ajudá-lo para que os erros não aconteçam mais.  

Estratégias de implementação da empatia assertiva 

Trazendo tudo isso para o dia a dia, Kim Scott aborda os principais pilares da empatia assertiva e como trabalhá-los. Vejamos a seguir:

Seja você mesmo e trabalho seu autoconhecimento

As esferas da vida são interdependentes - se uma coisa vai mal na vida pessoal, é muito difícil manter a vida profissional funcionando perfeitamente. Por isso, é importante conhecer e saber o que importa para cada pessoa, para entender como isso pode impactar os resultados e o seu dia a dia.

Ao líder, é fundamental buscar conhecer a nível pessoal a sua equipe, bem como ser aberto e mostrar o seu próprio lado pessoal no trabalho também.

Construa relações assertivamente empáticas

O autoconhecimento nos ajuda a nos sentirmos mais confiantes e confortáveis para se abrir no ambiente de trabalho, para ser vulnerável e não ter medo de mostrar fraquezas ou dificuldades, e isso é fundamental na construção de relações.

E como construir relacionamentos assertivamente empáticos? Aqui vão algumas dicas:

  • Busque sempre estar disponível;

  • Procure se conectar com as pessoas;

  • Sempre que possível tente ajudar;

  • Ouça com atenção.

Receba, dê e encoraje o feedback

O livro de Kim Scott fala muito sobre o feedback como a base dos relacionamentos e do desenvolvimento no trabalho. Por isso, é importante estar aberto para receber feedbacks de todos os níveis, dar feedbacks sem medo e incentivar sua equipe a fazer o mesmo sempre que for necessário.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como desenvolver competências essenciais de liderança? No curso de coaching do IBND você recebe todo o suporte necessário para desenvolver habilidades para gerir e influenciar pessoas, sempre se utilizando da empatia assertiva no seu dia a dia. Saiba mais!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK