Alguns produtos têm o sabor tão marcante que pessoas de todas as gerações se recordam deles, fazendo a empresa fabricante prosperar no mercado por várias décadas. No segmento alimentício, por exemplo, algumas marcas se tornaram verdadeiros ícones para milhares de pessoas.
A Garoto é um bom exemplo. Por isso, elaboramos esse post que conta a história de sucesso e resiliência dessa empresa que é referência em chocolates. Se você é um amante desse saboroso alimento e procura mais inspiração para empreender todos os dias, está lendo o artigo certo. Boa leitura!
Garoto: ideia de um empreendedor alemão
A história da marca Garoto teve início em 1929, quando Henrique Meyerfreund, que era um imigrante alemão que vivia na cidade de Vila Velha (ES), inaugurou uma modesta fábrica de balas. Os produtos eram vendidos por meninos nas ruas da cidade. Pouco tempo depois, as balas fizeram um grande sucesso e se tornaram conhecidas como as balas dos “garotos”.
Em 1934, Henrique resolveu expandir seus negócios, já que as deliciosas balas com recheio de frutas caíram no gosto popular e tivera m uma enorme aceitação do público.
Dessa forma, o empreendedor adquiriu máquinas para fabricação de chocolates. O primeiro produto com a marca Garoto foi lançado nesse mesmo ano: a famosa pastilha de hortelã extra forte.
Já em 1936, a Garoto montou uma fábrica mais moderna para começar a fabricar chocolates em larga escala. O objetivo era comercializar os produtos da marca para outros estados brasileiros. Por volta de 1938, os chocolates Garoto, com as suas icônicas embalagens e sabor incomparável, já eram os favoritos das crianças e até dos adultos.
Lançamentos que marcaram gerações
Os negócios para a Garoto na década de 1940 estavam em plena expansão. Em 1948, o lançamento do famoso Baton, que inicialmente se chamava chocolate Leite-Mel, fez um tremendo sucesso, especialmente com o público infantil. Esse produto é um dos recordistas de vendas até hoje.
Em 1949, o delicioso bombom Serenata de Amor entra em cena no mercado, para ficar de uma vez por todas. De fato, esse foi um dos produtos de maior sucesso da Garoto.
Atualmente, são produzidas mais de 3,4 milhões de unidades desse bombom por dia. Um empreendedor que deseja alcançar o sucesso, precisa saber fazer um mapa mental.
Cada vez mais, a Garoto se consolidava no mercado, se tornando imbatível. O ano de 1954 foi marcado pelo lançamento dos ovos de páscoa de chocolates.
Esse produto também fez um estrondoso sucesso. Prova disso é que a Garoto tem em seu portfólio atual, mais de 30 diferentes opções de ovos de páscoa. É só escolher!
Inovação que deu certo para a Garoto
Com o objetivo de conquistar uma parcela maior de clientes no mercado, a Garoto inova ainda mais e lança, em 1959, a sua conhecida caixa amarela de bombons sortidos. Até hoje esse produto, que foi o pioneiro do Brasil, é comercializado, devido a grande aceitação de consumidores por várias gerações.
Em 1968, a Garoto lançou os chocolates em tabletes de 200 gramas. Os produtos dessa marca faziam tanto sucesso no Brasil, que a produção era praticamente ininterrupta em algumas épocas do ano, como a Páscoa, por exemplo. Em 1978, a Garoto começou a exportar seus chocolates para diversos países.
Em 1979, a marca já tinha uma extensa linha de produtos com mais de 70 itens. Esse foi um período em que a Garoto se consolidou de vez no mercado brasileiro, mesmo diante da concorrência de outras empresas do segmento. Em 1985, a Garoto criou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que era um canal exclusivo para os clientes da marca.
Anos 1990: mais uma nova linha de produtos Garoto
Essa década foi marcada por icônicos lançamentos de mais produtos da Garoto. Em 1993, a linha Talento chega ao mercado, se tornando líder no segmento dos tabletes de chocolates até 100 gramas. Já em 1994, foi a vez do bombom Mundy e do ovo de páscoa Baton. Em 1996, o lançamento da caixa de bombons Personalidades e dos ovos de páscoa Talento, conquistaram as crianças.
Nos anos seguintes, a Garoto inovava ainda mais. O bombom Serenata de Amor recebeu novas versões, bem como toda a deliciosa linha Talento. O chocolate Mania (1998), o saboroso bombom Surreal e a versão do Baton feito com chocolate branco (1999), fecharam o século XX com chave de ouro para a marca capixaba.
Linha de produtos diet e aumento do portfólio
O início dos anos 2000 foi marcado pelo lançamento de novas versões dos produtos mais vendidos pela Garoto. O Talento Frutas e o achocolatado em pó Garotada (2000), a Caixa Mix (2002), o Baton sabor morango e o bombom Serenata de Amor em barra (2003), são bons exemplos.
Em 2005, mais uma dose de inovação: o chocolate Talento diet e o bombom Serenata de Amor light foram as apostas da Garoto, que acabaram dando certo. Em 2007, o Talento Intense, a linha de sorvetes Garoto e o Serenata Balls foram os destaques do período.
Na década de 2010, a Garoto inovou ainda mais em sua extensa linha de produtos, sempre acompanhando o gosto dos seus milhões de consumidores em todo o mundo. Mesmo que tenha sido comprada pela Nestlé, a Garoto sempre foi uma marca de prestígio e respeito em todo o Brasil.
E pensar que tudo isso começou com uma pequena fábrica de balas. Pelo visto não vai mais faltar motivação, certo?
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