As empresas em geral, para se manterem competitivas, precisam se munir de estratégias eficientes para fidelizar os clientes e conquistar outros. Diante desse cenário, um conceito bastante discutido e que faz parte do mundo dos negócios é o lead time. Elaboramos esse post que vai te mostrar o que é lead time e toda a sua importância para uma organização que se preocupa com essa métrica. Chegou aquela hora mágica de apreciar mais uma cativante leitura no blog do IBND.
O que é lead time?
Podemos dizer que lead time faz menção ao período de tempo que compreende desde a encomenda de um produto pelo cliente até o momento que a mercadoria é entregue para ele. Quanto menor for o lead time, melhor para toda a empresa, pois a satisfação do cliente será a maior possível. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo.
Agora que você tem uma noção do o que é lead time, saiba que o grande desafio para as empresas é reduzir essa importante variável, já que um lead time pequeno ou satisfatório sempre é algo vantajoso para qualquer negócio que deseja se manter competitivo. Quando o lead time é menor, a sua empresa também consegue reduzir gastos, o que é sempre bem-vindo. Algumas metodologias, como a hipnose, por exemplo, podem te ajudar a reduzir o lead time da sua empresa. Essa técnica tem o foco direto em nossa mente e em nossas ações.
Vantagens de se conhecer o lead time
Não adianta somente saber o que é lead time sem conhecer os principais benefícios dessa importante métrica no dia a dia de uma organização. Vamos a eles:
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Cumprimento à risca dos prazos de entregas dos produtos aos clientes;
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Aumento da satisfação dos consumidores, que podem se tornar fiéis ao seu negócio;
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Maior facilidade de controle e otimização da produtividade da empresa;
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Permite identificar empecilhos que eventualmente possam estar dificultando uma produção eficiente;
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Gera resultados mais positivos sem a necessidade de aumentar a produção;
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Maior confiabilidade quanto ao atendimento das demandas dos clientes em geral;
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Processos mais padronizados, o que facilita bastante para todos os setores envolvidos e evita retrabalhos desnecessários.
Mesmo que você seja um empreendedor experiente e já saiba o que é lead time, conhecer os seus benefícios também pode ser ainda mais vantajoso para a sua empresa, certo?
Como reduzir o lead time do meu negócio?
Esse talvez seja o principal desafio para a maioria das empresas no mercado, além de saber o que é lead time. Como já dissemos anteriormente, quanto menor for o lead time, melhor para a empresa, em diversos aspectos. Por isso, conheça as nossas dicas sobre como é possível reduzir essa métrica:
Atenção ao seu estoque
De nada adianta uma empresa vender bastante um ou mais produtos, se os responsáveis não mantêm um rígido controle de todo o estoque. O cliente não vai comprar mais da sua empresa, pois ninguém está disposto a ficar esperando um tempo maior do que aquele que foi informado na hora da compra. Por isso, antes de anunciar os seus produtos, tenha a certeza de que o seu estoque está devidamente abastecido.
Rotas bem planejadas
O setor de logística cumpre um papel fundamental na redução do lead time. Por isso, é preciso que todas as rotas sejam otimizadas, para que seja gasto o menor tempo possível para o produto chegar nas mãos dos clientes. Uma boa dica é contar com o auxílio de modernos softwares especializados em logística. Quando se tem uma rota bem planejada, acontece uma redução dos custos para a empresa.
A tecnologia pode ajudar
Está vendo como saber o que é lead time é essencial? Para reduzir essa métrica ainda mais, o seu negócio pode se valer da tecnologia e investir em um sistema de gestão empresarial (ERP). Com ele, é possível controlar todas as etapas do processo de produção, evitar erros e atrasos. Por consequência, o lead time da sua empresa será bem menor. Faça o teste e comprove!
Manutenção nos veículos
Imagine um veículo de entrega cheio de mercadorias parado no meio de uma movimentada rodovia por causa de uma pane mecânica por falta de manutenção preventiva. Além do grande atraso na entrega dos produtos para os clientes, o custo para a sua empresa pode ser bem maior, em vários aspectos. Por isso, não se descuide da manutenção preventiva dos veículos que fazem as entregas das mercadorias. O socorro sempre sai mais caro!
Identificar falhas
Além de saber o que é lead time, o empreendedor também deve procurar formas de reduzi-lo ao máximo. E uma das alternativas é identificar possíveis falhas ou gargalos em todo o processo de produção. Assim, é possível elaborar estratégias que possam minimizá-las, reduzindo consideravelmente o lead time e, acima de tudo, melhorar ainda mais os resultados. A resiliência no ambiente de trabalho é algo essencial.
Estreitar parcerias com os fornecedores
Toda a matéria-prima para a produção de qualquer produto vem diretamente dos fornecedores. Por isso, o empreendedor deve firmar parcerias saudáveis com bons fornecedores que honram seus prazos de entrega e praticam preços justos. Essa relação precisa ser a mais estreita possível, pois o seu lead time depende, mesmo que de forma indireta, dos seus fornecedores.
Padronizar os processos
Apesar de muitos empresários saberem o que é lead time, a padronização dos processos se faz necessária, para que aconteça uma redução dessa métrica. É importante gastar o mínimo de tempo possível na execução de cada tarefa. Mas isso só acontece quando os procedimentos são padronizados.
Viu como saber o que é lead time é primordial para qualquer empreendedor que deseja fazer o seu negócio ser a preferência dos clientes? Agora é mãos à obra!
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