Algumas pessoas se destacam tanto em sua área de atuação, que acabam virando referência para milhares de profissionais e estudantes. Seja por suas teorias futuristas, resiliência, pelas obras lançadas que viraram best-sellers ou pelas notórias pesquisas realizadas, o fato é que, um trabalho feito com o máximo de empenho pode se tornar uma rica fonte de estudo no futuro.
Para exemplificar o que acabamos de dizer, vamos te contar a bela história de Peter Drucker. Saiba por que ele é considerado o pai da administração moderna e se tornou uma referência de prestígio no complexo mundo dos negócios.
Procura uma história para se inspirar um pouco mais no dia a dia? Veio ao blog certo. Boa leitura!
Quem foi Peter Drucker?
Peter Drucker (1909-2005) nasceu na Áustria e foi um renomado professor, escritor e consultor administrativo. Considerado o pai da administração ou da gestão moderna e uma referência de respeito quando o assunto são os efeitos causados pela globalização em nossa economia e nas empresas em geral, Peter Drucker é mestre na ciência que trata as pessoas dentro das organizações, como um todo.
Esse consagrado escritor já publicou diversos artigos e mais de 30 livros sobre administração, muitos deles considerados best-sellers em todo o mundo.
O fato é que Peter Drucker também é uma das principais referências sobre o mundo corporativo e gestão de pessoas dentro das organizações. Suas ideologias são massivamente estudadas em diversas universidades mundo afora.
Drucker defende a teoria que diz: Uma empresa que consegue vender o produto ou serviço ideal para o cliente certo, por um preço competitivo e no momento oportuno, todo o processo de vendas se tornará automático, já que as estratégias certas foram usadas. Ou seja, todos os esforços para se vender mais serão reduzidos, consideravelmente.
Suas obras se tornaram referência para milhares de profissionais
Peter Drucker foi presidente da Drucker Foundation e professor de Ciências Sociais em uma renomada universidade americana do estado da Califórnia. Ao longo da sua prestigiada carreira de sucesso, esse notório escritor produziu obras que se tornaram objeto de estudo na área da administração.
O seu primeiro livro foi lançado em 1939. Para muitos profissionais, as teorias de Drucker, fazem todo o sentido nos dias atuais.
Para esse consagrado escritor e pensador, a administração nada mais é do que um complexo processo operacional que envolve um bom planejamento, organização, direção e controle.
Sem essas quatro fundamentais vertentes, torna-se impossível administrar qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho ou segmento.
Ainda para Drucker, um bom planejamento não está ligado às decisões que serão tomadas no futuro, mas sim às implicações futuras de todas as decisões de hoje.
Essa é apenas uma das suas impactantes teorias que revelam como o pai da administração moderna estava certo e, por isso, ele se tornou uma referência nessa área.
Abordagem única e marcante
Grande parte das teorias de Peter Drucker fazem menção à forma que nos comunicamos com as pessoas e que qualquer teoria não tem o menor sentido sem uma comunicação efetiva.
Por isso, a maneira como as pessoas agem e se organizam dentro das empresas, sejam públicas ou privadas, era a sua fonte de estudo para produzir suas bem conceituadas obras.
Os trabalhos de Peter Drucker relacionados ao mundo corporativo, com seus conceitos bem fundamentados e originais, tiveram e ainda têm um profundo impacto nessa área.
Não é à toa que muitas organizações de renome e altíssima relevância no mercado, costumam se basear em seus conceitos para resolver diversos problemas do dia a dia. A atenção plena era um dos seus pontos fortes.
Um homem a frente do seu tempo
É assim que Peter Drucker é considerado por muitos estudiosos. E motivos não faltam: na década de 1940, ele criou a ideia de descentralização dentro dos negócios, o que acabou se tornando praticamente uma regra para qualquer grande empresa no mundo; nos anos 50, Drucker criou um novo conceito que aborda a maneira que os líderes enxergavam seus subordinados dentro das organizações.
Ainda nessa década, Drucker estabeleceu a brilhante ideia de que uma empresa nada mais é do que uma comunidade humana. Essa teoria impactou profundamente todas as organizações pelo mundo, pois alterou drasticamente a forma como todos se enxergavam.
Respeito e confiança passaram a ser elementos-chave para o crescimento de qualquer empresa. Naquela época, as organizações viam seus funcionários como máquinas de gerar lucros.
Já nos anos 1960, Drucker criou a ideia de que a essência de um negócio é muito mais importante do que o seu estilo. Ele ainda defendeu que todas as práticas devem ser institucionalizadas, pois os resultados poderiam ser mais positivos.
Na década de 70, Drucker defende a inovação no meio empresarial e a importância de contar com colaboradores capacitados para o desenvolvimento das atividades. Para ele, um profissional bem capacitado é mais vantajoso do que ter a melhor matéria-prima do mundo.
A sua contribuição para a administração
Não restam dúvidas de que os pensamentos de Peter Drucker estão presentes no dia a dia de milhares de organizações pelo mundo, até hoje. Um bom exemplo, é a teoria que diz que as empresas podem aperfeiçoar seus pontos fortes e se tornaram muito mais competitivas.
Esse premiado escritor ainda dava ênfase a uma comunicação sem ruídos dentro do ambiente organizacional e sobre a importância de escolher bons profissionais para trabalhar em equipe.
Drucker reforça sobre a necessidade de concentrar todos os esforços nas oportunidades ao invés dos problemas, além dos gestores estarem do mesmo lado que os clientes, que são o alicerce de sustentação dos negócios.
Por esses e outros motivos, Peter Drucker é considerado o guru da administração moderna que conhecemos hoje.
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: