Aprender a ler é uma capacidade fundamental para o desenvolvimento da autonomia em seres humanos. Você conhece os tipos de leitura? Então dá uma olhada!
O que é a leitura?
A leitura é uma habilidade indispensável à vida social que emancipa o indivíduo, uma necessidade que cresce na sociedade contemporânea. Através dela, entendemos e elaboramos o mundo, interagindo com este, seja nos estudos na comunicação, na forma de nos expressarmos ou nos conhecimentos que ela nos proporciona. A leitura nos permite encarar situações que exigem habilidades de comunicação, capacidade de compreensão e interpretação e boa desenvoltura redacional, além de promover qualidade de vida e acesso à saúde biopsicossocial.
Em que consiste ler?
Assim, a leitura vai além de decodificar o que está escrito, pois não basta apenas reconhecer e traduzir sílabas ou palavras (signos linguísticos) em sons isoladamente, mas, sim, atribuir significados àquilo que é lido. A leitura segundo os dicionários também pode envolver a tradução da linguagem oral, a maneira de compreender e interpretar um texto, de decifrar qualquer anotação.
Portanto, a leitura é um processo de interlocução entre o leitor e o autor mediado pelo texto. É uma espécie de encontro com o autor, que está ausente, mas mediado pelas palavras escritas.
Tipos de leitura
Os diferentes textos não são lidos da mesma maneira. Assim, se há diferentes tipos de textos, quais seriam os tipos diferentes de leitura? Dentre diversos tipos de leitura indicados por vários autores, podemos citar:
- Leitura de higiene mental ou recreativa: tem por objetivo trazer satisfação à inteligência, a distração, o entretenimento, o lazer, como nos caso leitura de romances, revistas em quadrinhos e outros.
- Leitura técnica: implica, muitas vezes, a habilidade de ler e interpretar tabelas e gráficos.
- Leitura de informação: está ligada às finalidades da cultura geral.
- Leitura de estudo: visa à coleta de informações para determinado propósito, aquisição e ampliação de conhecimentos.
- Leitura seletiva: tem o objetivo de selecionar as informações mais importantes e que interessam à elaboração de um trabalho em perspectiva.
- Leitura crítica ou reflexiva: visa a análise e avaliação das informações e das intenções de dado autor por meio da análise, comparação e julgamento das ideias contidas no texto
- Leitura interpretativa: uma leitura completa na qual há o estudo aprofundado das ideias principais, procura-se saber o que realmente o autor afirma, quais os dados e informações ele oferece, além de correlacionar as afirmações do autor com os problemas em questão.
Após realizar a análise e o julgamento daquilo que foi lido, o leitor está apto agora para fazer a síntese de tudo o que leu e integrar os dados descobertos durante a leitura ao seu cabedal de conhecimentos, procedimento também utilizado para ampliar o autoconhecimento.
Estratégias de leitura
As estratégias de leitura abrem novas perspectivas para uma potencialização da leitura, auxiliando na compreensão dos conteúdos lidos, ultrapassando dificuldades pessoais e ambientais para obter conhecimento. Em 2002 os pesquisadores Duke e Pearson identificaram seis tipos de estratégias de leitura que auxiliam no processo de compreensão, sendo eles:
- Predição: consiste em antecipar, prever fatos ou conteúdos do texto utilizando o conhecimento já existente para facilitar a compreensão.
- Pensar em voz alta: o leitor verbaliza o seu pensamento enquanto lê, o que tem demonstrado melhorar a compreensão.
- Estrutura do texto: analisar a estrutura textual auxilia os alunos a aprenderem a usar as características dos textos, como cenário, problema, meta, ação, resultados, resolução e tema, como um procedimento auxiliar para compreensão e recordação do conteúdo lido.
- Representação visual do texto: auxilia os leitores a entenderem, organizarem e lembrarem algumas das muitas palavras lidas quando formam uma imagem mental do conteúdo.
- Resumo: facilita a compreensão global do texto, pois implica na seleção e destaque das informações mais relevantes do texto.
- Questionamento: auxilia no entendimento do conteúdo da leitura, uma vez que permite ao leitor refletir sobre o mesmo. Algumas pesquisas indicam que a compreensão global da leitura é melhor quando os alunos aprendem a elaborar questões sobre o que foi lido.
Aplicação das estratégias de leitura
Além disso, a aplicação das estratégias de leitura acontecem em três momentos: antes, durante e após a leitura. Durante a pré-leitura, se faz uma análise global do texto (seu título, tópicos, figuras e gráficos), predições e também uso do conhecimento prévio. Durante a leitura, busca-se uma compreensão da mensagem passada pelo texto, fazendo uma seleção de informações relevantes, estabelecendo relações entre as informações apresentadas e uma análise das predições feitas na leitura para confirmá-las ou refutá-las. Depois da leitura é feita uma análise com o objetivo de rever e refletir sobre o que foi lido, avalia-se a importância da leitura, o significado da mensagem, a aplicação para solucionar problemas e a verificação de diferentes perspectivas apresentadas para o tema. A pós-leitura também pode envolver a discussão do conteúdo, a expressão e comunicação após análise e reflexão, seguida de um resumo e releitura do texto.
Estimulação da leitura por professores
Professores e treinadores podem incentivar a leitura, auxiliando alunos a focar sua atenção nas ideias principais, perguntando questões sobre o seu entendimento para ajudá-lo a monitorar sua compreensão, relacionando o conhecimento prévio do aluno com a nova informação e ajudando os alunos a praticar técnicas de estudo apropriadas. Além disso, pode-se orientar o uso apropriado dessas técnicas para uma maior efetividade e ajudar os alunos a reconhecer a contradição entre o que ele realmente conhece e o que ele pensou conhecer, mas não conhece.
E você, gostaria de se capacitar para promover autonomia e saúde? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!
Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!
Referências:
CANTALICE, L.M. Ensino de estratégias de leitura. Psicol. Esc. Educ. 2004;8(1).
COELHO, C.L.G. & CORREA, J. Compreensão de leitura: habilidades cognitivas e tipos de texto. Psico. 2017;48(1).
FILHO, U.C. Estratégias de leitura, análise e interpretação de textos na universidade: da decodificação à leitura crítica. Cadernos do CNLF. 2011;5(2).
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: