Muitas pessoas se perguntam: como o coaching funciona? Bom, todo o processo de coaching se baseia no uso de técnicas e ferramentas da metodologia. Durante uma sessão de coaching, o coach utiliza as técnicas mais necessárias para ajudar o coachee naquele momento e assim o processo se desenvolve.
Se você quer se tornar um coach ou já atua na área e deseja dicas de técnicas mais comuns e poderosas de coaching para utilizar no seu dia a dia de trabalho, você está no lugar certo. E até mesmo se você está querendo apenas entender um pouco mais sobre coaching, esse texto é para você!
Abaixo vamos listar as principais técnicas de coaching, confira:
Ancoragem
A técnica de ancoragem é bastante conhecida no meio do coaching e da PNL. O objetivo da ancoragem é despertar emoções positivas em uma pessoa. Coaches usam esta técnica com frequência para ajudar os seu coachees a lembrarem de momentos relevantes de suas vidas com mais frequência.
Criar “âncoras” é uma maneira de fazer com que as pessoas consigam reviver momentos, reafirmar a autoconfiança e se manterem motivados. Toda âncora deve remeter a uma ação positiva que possa auxiliar pessoas a solucionar os mais diversos tipos de problemas.
Para aplicar a técnica de ancoragem, o coach pede para que o coachee relembre e pense em um momento significativo para ele. Qualquer gesto ou imagem que lembre ao positivo, pode ajudar uma pessoa a superar alguma limitação.
Patrocínio Positivo
Essa técnica é bastante utilizada por coaches com o objetivo de incentivar os seus coachees. Funciona de uma maneira bem simples: a cada tarefa concluída, há uma recompensa. Isso é fundamental para aumentar a autoestima e a motivação do coachee.
As recompensas podem ser as mais diversas, o mais importante para o coach é marcar os momentos de conclusão de tarefas para o coachee. Nesse sistema de recompensas, podem estar incluídos elogios ou recomendações até livros, vídeos e outros materiais complementares que possam ajudar o coachee a se manter motivado.
Conheça a nossa Formação de Coach.
Ensaio Mental
A técnica de ensaio mental é bastante usada por coaches, quando eles percebem que o coachee está um pouco travado. Muitas pessoas são extremamente tímidas e não conseguem se sentir à vontade para conversar sobre assuntos importantes para elas na frente de estranhos.
Nesse caso, o coach é um estranho para o coachee no início do processo. Muitas pessoas travam ao estar de frente para um profissional. Isso também acontece com psicólogos e psiquiatras.
O ensaio mental é uma técnica que possibilita ao coach entender o que o coachee deseja alcançar com o processo. Basicamente, o coach pede para que o coachee imagine uma situação onde ele se encontre como ele deseja ser. Assim, se o coachee tem o sonho de uma vaga específica em uma empresa, ele irá se imaginar realizando este sonho.
Depois que ele se imagina conquistando o seu objetivo, o coach pede para que o coach se comprometa alcançar o sonho na vida real. Essa é uma forma de “quebrar o gelo” e definir o objetivo principal do processo de coaching para um indivíduo.
Ensaio Dramático
A técnica do ensaio dramático é muito utilizada para treinar pessoas para momentos específicos como uma entrevista de emprego, um encontro amoroso ou uma reunião com um cliente importante.
Para aplicar a técnica, o coach pede para que o coachee simule uma situação para a qual ele espera e precisa se sair bem. Durante a simulação, o coach pode participar como observador ou como personagem nesta dramatização.
Se o coachee está prestes a encarar a entrevista para o emprego dos sonhos, por exemplo, a simulação produzida do ensaio dramático pode ajudar na preparação em diversos aspectos. Assim, o coachee pode ir moldando suas ações, seus comportamentos e seus hábitos para se sentir mais preparado para encarar um momento importante.
Feedback sanduíche
A técnica de feedback é bastante usada para minimizar pontos negativos no processo de coaching. Durante as sessões, o coach precisa tomar cuidados com o feedback que dá ao coachee. Isso porque qualquer palavra ou expressão mal colocada pode desmotivar o coachee.
Funciona assim: o coach inicia o seu feedback citando um ponto positivo do coachee, como por exemplo, uma meta batida. Depois, ele aborda alguma habilidade que o coachee precisa melhorar. E por fim, finaliza o feedback trazendo mais uma crítica positiva para o coachee.
Com o uso do feedback sanduíche, o coach consegue amenizar as críticas e conselhos sobre possíveis melhorias necessárias para o coachee. Assim, o feedback sanduíche ajuda o coach a colocar essas ponderações entre os pontos positivos da conversa.
Faça a nossa Formação de Coach!
No IBND possuímos uma Formação de Coach completa e com certificação internacional. Aqui você pode aprender a utilizar todos os recursos da metodologia com excelência. Nosso método de ensino foca em maximizar o aprendizado teórico e prático. Conheça a nossa Formação de Coach.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: