Muitas pessoas procuram pelo coaching e pela hipnose para buscar melhores resultados no trabalho, conseguirem se livrar de traumas ou se estabelecer emocionalmente. Os dois métodos são eficientes para ajudar pessoas a enfrentarem situações com um comportamento diferente e adequado.
Muitos confundem o coaching com a hipnose, e apesar das práticas terem semelhanças, elas não são a mesma coisa. Para elucidar as dúvidas, criamos esse texto para apontar as semelhanças e as diferenças entre o coaching e a hipnose. Assim, você terá noção de como cada método pode lhe ajudar em diferentes situações.
O que é coaching?
O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano focado na definição e na realização de objetivos. O termo coaching significa “treinador”em inglês, mas o coach (profissional da área) não atua como um treinador propriamente dito, ensinando as funções de uma profissão.
O coach atua através de técnicas e ferramentas poderosas para auxiliar o coachee (pessoa que está fazendo o processo) a identificar os seus pontos fortes e os seus pontos a melhorar. Dessa forma, juntos eles conseguem traçar um plano de ação que consiste em tarefas para encurtar o caminho para o coachee realizar o objetivo traçado.
Com isso, dá para perceber que o coaching é um processo bastante focado no estímulo pelo autoconhecimento. As técnicas envolvem perguntas poderosas capazes de fazer as pessoas refletirem e encontrarem as soluções em si mesmas.
Dessa forma, o coaching tem atuação preponderante no desenvolvimento humano de pessoas e pode ajuda-las a alcançar objetivos de qualquer magnitude e de qualquer área da vida (Coach de Relacionamento, Coach de emagrecimento, Coach empresarial, Coach esportivo, Coach financeiro, dentre outros).
Gostaria de se tornar um Coach? Conheça o nosso Curso de Coach.
O que é hipnose?
A hipnose é um método usado por muitos profissionais de saúde, principalmente, por psicólogos e psiquiatras que consiste em fazer com que pessoas se conectem com o seu inconsciente e possam encontrar maneiras de mudar comportamentos, ações, percepções e pensamentos sobre um fato, um trauma, etc.
Levada ao “pé da letra”, a palavra hipnose vem da palavra grega “hipnus”, que significa sono e do termo em latim “osis”, que pode ser traduzido como ação. Então, hipnose seria a ação de dormir. No início, se acreditava que o processo de hipnose induzia pessoas ao sono, mas pesquisas mostraram que não é exatamente isto que acontece.
A verdade é que a hipnose não induz nenhuma pessoa ao sono, mas a um estado mental em que ela se encontra focada em seus pensamentos. A intenção é fazê-lo a pessoa hipnotizada se conectar com seu subconsciente e assim poder lembrar de detalhes e situações que passaram despercebidos.
São estas novas percepções que tornam estas pessoas capazes de encontrar soluções e encontrar a origem de seus problemas e traumas. Com isso, é possível se trabalhar formas de encontrar soluções para reverter os efeitos negativos causados por certas situações. Por isso, a hipnose é bastante eficiente na ressignificação de traumas.
Gostou da Hipnose? Nós termos Curso de Hipnose Presenciais e Curso de Hipnose Online.
Quais são as principais semelhanças e diferenças entre o coaching e a hipnose?
Como deu para percebe, o coaching e a hipnose têm algumas semelhanças, mas se destacam pelas diferenças entre os processos. Ambas as ferramentas são bastante eficientes e são reconhecidas internacionalmente. Fizemos uma lista com as principais semelhanças e diferenças entre os processos, confira abaixo:
Principais semelhanças
- Auxiliam pessoas a identificarem a origem de problemas e traumas
- Ajuda as pessoas a encontrarem em si mesmas, soluções para vencer suas dificuldades, ressignificar seus traumas e melhorar o seu desempenho
- Torna as pessoas mais focadas em seus objetivos
- Ajuda pessoas a lidarem melhor com problemas como a ansiedade, a depressão, o esgotamento mental, entre outros
- São eficientes na ressignificação de traumas e no tratamento de compulsões e vícios
Principais diferenças
A principal diferença entre as técnicas e como elas conseguem acessar a mente das pessoas. A hipnose foca no inconsciente, por isso as técnicas induzem as pessoas a um estado mental altamente focado, capaz de acessar fragmentos da mente que ajudem as pessoas a entender a origem de certos problemas e traumas, e claro, encontrar soluções para resolvê-los.
Já o coaching foca no consciente. O estímulo ao autoconhecimento é feito de forma diferente. As técnicas e ferramentas de coaching consistem em perguntas poderosas que levem os coachees a uma reflexão profunda.
É isso que difere o coaching da hipnose, a forma de acesso a mente das pessoas.
Além disso, o coaching se utiliza de diversas ferramentas diferentes como práticas de PNL, aliadas ao processo para trazer resultados melhores. A hipnose consiste em parte mais prática a trabalhar o inconsciente e possibilita a realização de descobertas poderosas capazes de transformar qualquer pessoa.
Coaching x Hipnose: qual escolher?
Como mostramos no texto, ambas são ferramentas incríveis e se complementam.
Inclusive, dependendo do caso, técnicas de hipnose podem ser usadas durante o processo de coaching, assim como técnicas de PNL, por exemplo.
Se você está na dúvida, entre em contato conosco e nossos Consultores vão ajudar a esclarecer qualquer dúvida.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: