“A satisfação e o engajamento do cliente são as principais medidas para o sucesso da estratégia de marketing da iFood”. Essas foram as palavras de um dos fundadores dessa inovadora empresa e líder em seu segmento. Afinal, um cliente insatisfeito pode manchar a imagem de qualquer negócio.
Por isso, preparamos esse post que vai te contar um pouco da trajetória de sucesso da iFood no Brasil. Saiba como ela conseguiu um faturamento milionário com pouco tempo de mercado. Uma dose extra de inspiração na hora de empreender nunca fez mal a ninguém, certo?
Nascimento da iFood: inovação é a marca registrada
Tudo começou em 2011, quando os jovens empreendedores Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante, que eram adeptos da inovação, resolveram investir em uma plataforma que revolucionaria o mercado brasileiro de delivery de comida.
Depois de cansativas reuniões, investimentos e muito trabalho, chegou- se a decisão de criar um aplicativo que pudesse atender o cliente que quisesse receber sua refeição no conforto de casa. Depois de descobrir que esse mercado poderia ser altamente explorado, os sócios não perderam tempo e criaram o app iFood.
Desde a sua fundação, a empresa sempre contou com uma proposta inovadora. O objetivo principal dos seus criadores, que tinham uma aguçada inteligência financeira, era fazer o iFood ser uma espécie de marketplace digital, ou seja, uma grande variedade de cardápios de diversos restaurantes concentrados em um único lugar, que era o site ou o próprio aplicativo.
Crescimento com foco sempre no cliente
O principal desafio era reunir o maior número de cardápios possíveis pertencentes a restaurantes localizados em diferentes cidades para atender a crescente demanda de clientes em todas as regiões do Brasil. Com o uso de uma tecnologia de ponta e foco nesse objetivo, em apenas seis meses, o iFood já contava com cardápios de 650 restaurantes em São Paulo.
O tempo passou e o iFood se consolidava cada vez mais no mercado de delivery, que se tornou cada vez mais popular. Com eficientes estratégias sempre direcionadas para a satisfação dos clientes, o número de pedidos foi de 1,5 milhão em 2015 para 4 milhões em 2017. E esse crescimento assustador de 166%, foi o sinal de que os ventos estavam favoráveis.
A medida que o número de solicitações de clientes aumentava mais do que o dobro, a quantidade de restaurantes cadastrados na base de dados do app, praticamente dobrou no mesmo período. Em pouco mais de 2 anos, o salto foi de 11 mil para 20 mil. Para os sócios do iFood, a explicação para tamanho sucesso é simples: foco no engajamento e, principalmente, na satisfação do cliente.
Recursos modernos ajudam no processo
O app do iFood, além de ser totalmente interativo, ainda disponibiliza para todos os usuários, de forma simples, cardápios, preços das refeições e formas de pagamento de milhares de restaurantes e lanchonetes espalhados em todas as regiões do Brasil. Diversas mudanças no sistema de logística também foram implementadas.
Tudo isso simplifica bastante o pedido de comida, que pode ser feito com poucos cliques na tela do celular. Para facilitar ainda mais para os usuários, os sócios decidiram aprimorar o app do iFood implantando a geolocalização, que permite mapear os estabelecimentos mais próximos ao endereço do cliente.
A mobilidade também se tornou outro importante diferencial do iFood. O moderno app também permite que seus representantes comerciais já tenham em mãos as principais informações dos futuros restaurantes credenciados, antes mesmo de visitá-los. Tudo isso facilita bastante o processo na hora de fechar a parceria, já que os documentos assinados podem ser enviados de forma digital.
Missão do iFood: conquistar a América Latina
Os sócios visionários do iFood ainda querem mais. Para esses empreendedores de sucesso, a missão do aplicativo é ser reconhecido como a melhor plataforma de delivery de toda América Latina. Com todos seus esforços direcionados para os clientes, o objetivo é oferecer ainda mais opções e agilidade na hora de pedir comida, seja em casa ou no trabalho.
Os principais valores do iFood, depois de nove anos de fundação, são: a facilidade, respeito e privacidade de todos os seus clientes e estabelecimentos parceiros. Essa visão de negócios e estratégias inteligentes é que fizeram do iFood ser a preferência dos clientes na hora em que bate aquela tremenda fome. Saber como alcançar o sucesso é fundamental.
iFood em números
- Atualmente, o número de pedidos mensais é de 39 milhões, que é um recorde histórico;
- A empresa conta com cerca de 700 colaboradores no Brasil e cerca de 150 no México, Colômbia e Argentina.
- Segundo uma pesquisa feita pela CVA Solutions, o iFood é a preferência para 71% dos 3 mil entrevistados que alegaram pedir comida via aplicativo de celular;
- A empresa marca presença em mais 1,7 mil municípios brasileiros;
- O iFood conta com cerca de 400 mil entregadores em todo o Brasil;
- 200 mil restaurantes cadastrados;
- Em 2018, a empresa recebeu um investimento de 500 milhões de dólares.
Na verdade, o iFood deixou de ser apenas um aplicativo para pedir comida e oferece diversas outras soluções para facilitar a vida dos seus clientes. Como podemos perceber, a inovação é e sempre será a sua marca registrada. Pelo visto, esse moderno aplicativo ainda tem muitos anos de sucesso e rentabilidade pela frente!
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