Se você pensa que, para ter um empreendimento de sucesso, é preciso ter um alto nível de escolaridade, saber falar fluentemente vários idiomas ou ser de uma família com boas condições financeiras, está completamente enganado. É claro que toda essa bagagem tem a sua importância, mas, muitas vezes, não é primordial.
E para exemplificar, nada melhor do que trazermos a história de um jovem empreendedor que veio de uma família simples, nunca frequentou a universidade e acabou se tornando um empresário de sucesso. Conheça a história de Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up, uma das maiores escolas de idiomas do Brasil.
Infância e juventude no subúrbio carioca
Flávio Augusto da Silva nasceu em 1972 no estado do Rio de Janeiro. Durante toda a sua infância e juventude frequentou escolas da rede municipal carioca, já que seus pais não tinham condições de pagar uma instituição da rede particular.
Já no início dos anos 1990, depois de completar a maioridade, Flávio Augusto começou sua carreira profissional trabalhando no departamento de vendas de uma escola de idiomas. Usando um orelhão, o jovem ligava para os clientes oferecendo cursos de inglês.
O esforço no emprego trouxe resultados positivos. Depois de 4 anos trabalhando duro, Flávio conseguiu se tornar gerente de vendas na empresa. Mas ele ainda queria mais, pois o seu sonho era ter o seu próprio negócio.
Visão de mercado e criação da Wise Up
Durante o período que estava trabalhando, Flávio, por causa da sua atenção plena, percebeu uma excelente oportunidade de empreender. Ele notou que havia um mercado que poderia ser facilmente explorado no Brasil. O ensino de idiomas ainda era bastante deficitário naquela época, diferentemente do que vemos hoje.
Sendo assim, em 1994, com apenas 22 anos, Flávio Augusto pegou um empréstimo e inaugurou a Wise Up. Um dos principais diferenciais da empresa de Flávio era o ensino voltado para o público adulto, em especial, empresários que precisavam aprender inglês de forma rápida e com eficiência.
Depois de uma análise do setor, Flávio descobriu que dominar o idioma inglês era um diferencial no mercado de trabalho e praticamente não havia escolas de idiomas voltadas para quem já trabalhava. O caminho para o sucesso já estava trilhado.
Estratégias a longo prazo e foco na inovação
Provavelmente você deve estar curioso (a) para saber como a Wise Up sobreviveu a enxurrada de cursos de idiomas online disponíveis na internet e a concorrência que, com o passar dos anos, só aumentou. A grande questão é que Flávio Augusto se preparou para isso com muita antecedência.
Ele fez sua empresa crescer usando estratégias a longo prazo, ou seja, como ele já previa que a demandas de aprendizagem de inglês e outros idiomas no Brasil iria crescer, o empresário acabou se preparando muito bem para enfrentar a concorrência e apostou na inovação.
Para se ter uma ideia, a expansão da Wise Up aconteceu em um ritmo tão acelerado que, em apenas um ano, cerca de 1000 alunos se matricularam nessa escola de idiomas. Flávio sempre fazia questão de usar o slogan “coragem, trabalho duro e competência” para fazer referência à Wise Up.
Crescimento acelerado, venda e retomada do negócio
Com o passar dos anos, a Wise Up acabou se tornando uma das maiores escolas de idiomas do Brasil e referência no segmento por causa dos serviços oferecidos. Em 2013, o grupo já contava com 393 filiais. Nesse mesmo ano, a Abril Ensinos comprou a Wise Up por 877 milhões de reais.
Em 2015, depois de uma série de dificuldades financeiras enfrentadas pela Wise Up, Flávio Augusto acabou recomprando o negócio novamente por 398 milhões de reais. Afinal, uma vida inteira de trabalho não poderia ir pelo ralo, certo?
Depois de assumir o controle da empresa que havia fundado, Flávio Augusto implementou algumas mudanças na administração do seu negócio e fez uma notória gestão de talentos para ele se manter competitivo no mercado, o que deu certo. O fato é que a Wise Up está mais viva do que nunca em todo o país, sempre inovando.
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Wise Up e Flávio Augusto em números
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Em 2018, a Wise Up teve um faturamento de 500 milhões de reais;
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A escola de Flávio Augusto conta com cerca de 450 unidades espalhadas em todo o Brasil;
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O empreendedor e palestrante é o idealizador da página “Geração de Valor” no Facebook. Lá, ele dá dicas para futuros empreendedores sobre diversos negócios de sucesso e investimentos que podem ser feitos a longo prazo. A página conta com mais de 3 milhões de seguidores.
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Flávio Augusto também é o fundador de um importante fundo de investimento, o T-BDH Capital.
- Em 2017, Flávio vendeu 35% da Wise Up para Carlos Wizard, que é também é proprietário de uma conhecida rede de escolas de idiomas do Brasil.
E aí? Gostou da história desse empresário de sucesso de origem humilde, mas com uma enorme vontade de ter o seu próprio negócio? Quando se tem dedicação e foco, tudo pode se concretizar.
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