Sabe aquele delicioso aroma de café quentinho, iluminação ambiente e o famoso símbolo verde em todo os copos? Se você pensou na marca Starbucks, acertou em cheio. A empresa se tornou sinônimo de rentabilidade para os investidores, qualidade e ótimo atendimento para o público.
Por isso, nada mais justo do que um post para narrar a história de sucesso da Starbucks que, como grande parte das empresas, não aconteceu da noite para o dia. Inspire-se na trajetória de um negócio que, somente nos primeiros três meses de 2019, teve um lucro de 2,6 bilhões de reais.
Starbucks: comece pequeno, sonhe alto
Tudo começou em 1971, em Seattle (EUA). Os sócios e amigos Jerry Baldwin, Zev Siegel e Gordon Bowker, que eram apaixonados por chás e cafés, resolveram abrir a primeira loja da Starbucks. Mesmo tomando dinheiro emprestado, os rapazes queriam oferecer algo jamais visto.
A ideia original foi baseada em um negócio de Alfred Peet, que era um imigrante holandês que importava cafés e chás para os Estados Unidos. Diante do sucesso que a empresa fazia, os sócios da Starbucks também deram início a um modelo de negócios baseado nas vendas de grãos de altíssima qualidade e equipamentos.
Em 1980, a Starbucks já tinha quatro lojas que funcionavam a todo vapor, fazendo a marca se consolidar ainda mais no mercado. O diferencial era os grãos sempre frescos e de excelente qualidade, o que atraía um público cada vez maior.
Em 1987, mesmo com os negócios indo de vento em polpa, os sócios resolvem vender a Starbucks para Howard Schultz, um empresário que tinha uma sólida carreira no marketing. O novo proprietário acabou expandindo as operações da marca e a tornou um verdadeiro império.
O crescimento da Starbucks
Depois de assumir o comando da promissora Starbucks, Howard Schultz, que sempre sonhou em conquistar seus objetivos implantou algumas modificações na empresa que a fez crescer desenfreadamente. Em 1992, a marca já era conhecida como a maior rede de cafeterias do mundo, contando com cerca de 20 mil estabelecimentos espalhados por diversos países.
Com o passar dos anos e visibilidade cada vez maior, a Starbucks passou a conquistar um público fiel. Tudo isso graças aos seus diferenciais que muitos concorrentes não tinham. O grande segredo é oferecer exatamente aquilo que as pessoas gostariam de receber quando vão apreciar um café ou outra bebida. E isso a Starbucks faz muito bem.
A Starbucks vende para o empreendedor, caso o mesmo queira, o direito de acesso às receitas, aos sistemas operacionais utilizados nas lojas e até de visitar uma loja da marca nos EUA. No Brasil, a primeira unidade da Starbucks foi inaugurada em 2006 em São Paulo. Atualmente, a marca já conta com mais de 30 mil lojas em todo o mundo.
Principais diferenciais da Starbucks
Se você acha que a Starbucks é somente uma cafeteria que vende cafés e chás refinados com um sabor único, está completamente enganado. Conheça outros diferencias desta marca de sucesso e inspire-se:
Proporciona uma agradável experiência ao público
A Starbucks foca bastante em proporcionar uma experiência que seja, no mínimo, agradável para todas as pessoas. Se algum dia você entrar em qualquer franquia da Starbucks, vai se deparar com um ambiente extremamente aconchegante, confortável, bem arejado, com uma iluminação na medida e, claro, com conexão com a internet.
Funcionários aptos a tirar as dúvidas dos clientes
Esse talvez seja um grande diferencial competitivo, quando o assunto é atendimento aos clientes. Na Starbucks, todos os colaboradores precisavam ter o máximo de concentração no trabalho e eram treinados para sanarem quaisquer dúvidas dos clientes sobre os produtos comercializados. O cliente não fica esperando por uma simples resposta. Pode até não parecer, mas isso faz uma grande diferença.
Experiência positiva do consumidor
Os clientes, quando entram em qualquer estabelecimento comercial do mundo, esperam receber um atendimento diferenciado e de qualidade. E a Starbucks faz questão de proporcionar uma experiência positiva e memorável para todos eles, sem exceção. Tudo isso é fundamental para algo extremamente importante no mundo dos negócios: a fidelização do público.
Cardápios personalizados com informações relevantes
Desde a sua fundação, a marca sempre fez questão de ter cardápios personalizados e que trazem informações relevantes sobre os produtos para os clientes. Isso ajuda e muito na hora da escolha de uma bebida ou do lanche da tarde, por exemplo. E podemos convir que esse tipo de “conforto” é sempre bem-vindo, certo? Na Starbucks, o cliente tem o que precisa em suas mãos.
Atendimento diferenciado e memorável
A Starbucks, que há tempos foca em inovação, sempre fez questão de oferecer um atendimento diferenciado e que faça o cliente querer voltar no outro dia. A marca vende muito mais do que cafés, chás e derivados, ou seja, ela vende valor aos seus clientes. E uma empresa que é adepta a essa prática está fadada ao sucesso. A Starbucks é a prova viva disso.
Para os proprietários dessa marca de referência, os clientes precisam sair da loja e pensar: “Amanhã, vou voltar aqui novamente”.
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