Quando ouvimos falar na marca Mercedes-Benz, logo imaginamos poder, status, luxo e prestígio. E de fato é mesmo. Mas para se chegar a esse patamar, pode-se pagar um alto preço e levar muito tempo. Afinal, ser a preferência dos mais exigentes consumidores pelo mundo, exige um minucioso trabalho quase beirando a perfeição.
Por isso, nada mais justo do que dedicarmos esse post para contar a história da Mercedes-Benz. Se você estiver precisando de mais inspiração para empreender no dia a dia, está lendo o artigo certo. Prepare uma boa xícara de café quentinho, acomode-se no sofá e boa leitura!
Mercedes-Benz: empresa secular
Tudo começa em 1871, quando o jovem alemão Karl Benz inventou o primeiro automóvel de três rodas que era movido através de um motor a combustão. Inicialmente, o nome da sua empresa era Benz & Cia. A engenhoca até fez um relativo sucesso, mas Karl acreditava que a sua invenção ainda precisava de alguns ajustes para vender mais.
Em 1891, o fundador da Mercedes-Benz fabricou o primeiro carro com 4 rodas, o que foi uma verdadeira revolução em todo o mundo. Como as encomendas não paravam de chegar de todas as partes da Alemanha, Karl Benz, em 1892, desenvolveu e construiu a primeira linha de montagem de automóveis, que chegou a ser a maior do mundo no início do século XX.
Em 1926, as duas maiores fabricantes de veículos da Alemanha, a Benz & Cia e a DMG, fizeram uma fusão para alavancar a economia do país, que foi devastado pela Primeira Guerra Mundial. Nesse mesmo ano, a Daimler-Benz AG viria a produzir motores, carros e caminhões.
Pouco tempo depois, o nome da empresa se muda definitivamente para Mercedes-Benz, que também passou a produzir barcos e aviões militares. A visão de um mercado altamente explorável era evidente por parte dos proprietários da marca.
Qualidade de fabricação indiscutível
Nas décadas de 30 e 40, toda a fabricação da Mercedes-Benz era exclusivamente destinada para fins militares. A durabilidade e a qualidade dos veículos produzidos por essa marca era tanta, que, em pouco tempo, a Mercedes-Benz se tornou conhecida mundialmente como sinônimo de requinte, qualidade e muito luxo.
A marca adotou em 1933 a estrela de três pontas como símbolo definitivo. Com o passar dos anos, a Mercedes-Benz foi expandindo seus negócios para o mundo. Pouco a pouco, os veículos produzidos por ela foram sendo cada vez mais cobiçados por quem admirava velocidade, conforto, tecnologia de ponta e luxo em um automóvel.
Décadas de 50 e 60: chegada ao Brasil e destaque mundial
Como as vendas e o prestígio só aumentavam para a Mercedes-Benz, a empresa chegou em terras brasileiras em 1953. Três anos depois, o primeiro caminhão da marca é produzido em uma fábrica inaugurada em São Bernardo do Campo (SP). O sucesso foi tão grande que as encomendas só aumentavam com o passar dos anos, apesar do enorme estresse diário.
Já nos anos 60, a Mercedes-Benz, que já estava consolidada e era referência em veículos de pequeno e grande porte em boa parte do mundo, deu início ao processo de exportações para a América Latina e EUA. O resultado não poderia ser diferente de um grande sucesso, principalmente entre os consumidores mais exigentes e que podiam pagar um alto preço por um veículo.
Cada vez mais, a Mercedes-Benz se tornava referência quando o assunto era automóveis duráveis, luxuosos, confortáveis e, sobretudo, velozes. Tudo isso se deve a visão de negócios do seu fundador, que sempre manteve o foco em um público mais exigente e com alto poder aquisitivo. Mas saber fazer um bom gerenciamento de crises é sempre bem-vindo, caso algo saia do controle.
Anos 1980 e 90: a Mercedes-Benz se torna imbatível
A década de 80 foi considerada de ouro para a marca da estrela solitária. A produção de automóveis de luxo e caminhões se tornava cada vez maior. Em 1984, a Mercedes-Benz atinge a produção de 1 milhão de motores. Esse número mostrava o quanto era indiscutível a qualidade de fabricação dos seus produtos.
Nos anos 90, a Mercedes-Benz foi se consolidando ainda mais no mercado brasileiro com a produção de caminhões cada vez mais tecnológicos e com a importação de seus carros luxuosos, que era um sucesso de vendas entre os consumidores de alta renda. Mesmo diante da concorrência, a marca alemã mostrava todo o seu diferencial.
Anos 2000: recorde de produção no Brasil
Em 2011, a Mercedes-Benz bate mais um recorde de produção no Brasil. Foram mais de 78 mil unidades de caminhões e ônibus fabricados e mais de 100 mil automóveis vendidos por aqui. Com 3 fábricas em pleno funcionamento no Brasil, em 2016, a Mercedes-Benz inaugurou a sua quarta unidade no estado de São Paulo.
O objetivo era fabricar o luxuoso sedã Classe C e o SUV GLA, que são os mais desejados pelo público brasileiro. O fato é que a consolidada Mercedes-Benz é vista no mundo inteiro como sendo uma marca Premium que oferece produtos altamente tecnológicos, luxuosos e que beiram a perfeição, em todos os aspectos.
Se pensarmos que toda essa história teve início com a ideia de um jovem empreendedor que queria oferecer um produto diferenciado e de alto padrão para os clientes, mesmo em uma época sem a tecnologia que temos hoje, é algo para se admirar, certo?
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