Empreender em qualquer segmento exige muita resiliência, planejamento, visão de negócios e maturidade profissional. Mas algumas áreas do mundo dos negócios parecem exigir um pouco mais dos empreendedores. E uma delas é a gastronomia. Se o produto não agradar o gosto dos consumidores, tudo pode ir pelo ralo.
Esse post vai te contar a história da Hellman´s, que é considerada a maionese mais famosa do mundo. Mas alcançar esse pódio não foi fácil. Nos acompanhe até o final da leitura e inspire-se nessa empresa de sucesso.
Gosto pela culinária do seu fundador
Tudo começa em 1903, quando o jovem alemão Richard Hellmann, de apenas 14 anos de idade, trabalhava como aprendiz de cozinha em um mercado local. Dois anos mais tarde, ele se muda com a família para os EUA, em busca de uma vida melhor. Mas leva consigo seus dotes culinários.
Cada vez mais, Richard sempre aprimorava tudo que aprendeu no seu país natal e estava decidido a lançar um produto único e de sabor inigualável. Em 1913, o futuro empreendedor e sua esposa Margaret, cujo os pais tinham um mercado, montaram uma loja que se chamava Delicatessen Hellmann´s. Nascia a maionese que iria se tornar a mais famosa do planeta.
Em 1920, Richard, com todo o seu tino para os negócios, atenção plena e visão de mercado, decidiu mudar sua loja para um ponto mais estratégico e escolheu a cidade de Nova York, mais precisamente em Manhattan, como sendo o seu ponto principal de vendas. A produção da maionese recém lançada começou a todo vapor, já que teve uma excelente aceitação por parte dos consumidores.
Embalagens diferenciadas e paladar único
Até mesmo os pequenos detalhes não foram ignorados por Richard Hellmann´s. Para deixar o condimento ainda mais chamativo, a maionese era embalada em potes diferenciados e preenchidos com o delicioso produto até a tampa. E isso agradava os consumidores. Aos poucos, as vendas iam aumentando.
O sabor da maionese Hellmann´s conquistava um número de pessoas cada vez maior. O seu preparo levava ingredientes de altíssima qualidade e selecionados, o que deixava a textura do alimento ainda mais cremosa e com um paladar único. A versatilidade do produto era gigantesca, já que podia ser usado em diversos pratos ou até em petiscos e sanduíches.
Já em 1925, sempre com o apoio da esposa Margareth, Richard Hellmann´s, mesmo com o sucesso da sua maionese, trabalhava duro para aperfeiçoar ainda mais o seu sabor. Ele queria que o seu produto fosse a primeira opção dos clientes na hora da compra. Depois de várias tentativas, o casal produziu uma maionese ainda mais saborosa.
Inovação sempre fez parte da Hellmann´s
Como tinha um grande orgulho do seu produto, Richard fez questão de deixar a embalagem da sua maionese ainda mais atraente aos olhos do público. A “maionese do laço azul” que vem estampado o nome Hellmann´s nos potes de vidro, significa que era e ainda é um produto de extrema qualidade e sabor.
Até nos dias de hoje, o famoso laço azul se tornou o diferencial dos produtos da Hellmann-s. Diante de tanta inovação em seu produto para destacá-lo no mercado, as vendas nas décadas seguintes cresciam em um ritmo assustador. Não paravam de chegar encomendas de redes de supermercados de várias partes dos EUA.
Fábricas da Hellmann´s foram construídas para dar conta de atender toda a demanda desse delicioso produto. Mesmo com a concorrência, a maioria dos consumidores ainda preferiam comprar o produto de Richard Hellmann´s, pois o sabor era inigualável e original. Ter inteligência financeira é fundamental quando vamos empreender.
A marca Hellmann´s conquista o mundo
Os anos 1960 para a Hellmann´s foi uma década de ouro. Em 1962, a maionese chega em terras brasileiras e acabou conquistando o gosto dos consumidores. Nos anos seguintes, a empresa também marcou presença em outros países mundo afora.
Nas décadas de 70 e 80, a marca Hellmann´s se consolidou ainda mais no mercado mundial com o lançamento de uma linha completa de produtos. Além da tradicional maionese, a marca alemã também passou a produzir ketchups, mostardas e diversos molhos para salada. A inovação da Hellmann´s em oferecer um leque maior de produtos de alta qualidade, acabou trazendo excelentes resultados.
O uso de ingredientes selecionados e muita experiência para fabricar produtos com sabor inconfundível, fez da Hellmann´s a primeira opção até para os mais exigentes consumidores. E tudo isso se traduz em mais vendas e solidez no mercado, mesmo diante de tanta concorrência de outras marcas.
A qualidade dos produtos é o diferencial dessa marca secular
Quando o assunto é gastronomia, a qualidade dos ingredientes das receitas é levada em consideração pelos clientes. Afinal, o paladar de um alimento precisa ser agradável mas, ao mesmo tempo, não prejudicar a saúde dos consumidores. Por isso, desde a sua fundação, Richard Hellmann´s fazia questão de empregar ingredientes de primeira linha na fabricação da sua maionese.
E essa tradição se mantém até os dias de hoje. Todos os produtos da empresa são fabricados com gorduras que não prejudicam a saúde, ou seja, óleos vegetais. A Hellmann´s ainda oferece uma linha de produtos light e com baixo teor de colesterol.
A marca sempre prezou em satisfazer seus clientes mas, ao mesmo tempo, ofertar um produto de qualidade e com a textura ideal para ser usado em diversas receitas no vasto mundo da culinária. O segredo de tamanho sucesso é sempre pensar na satisfação do cliente. E a Hellmann´s sabe muito bem como fazer isso.
Venha para o IBND
O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: