Os produtos de algumas marcas atravessam gerações e são idolatrados por consumidores de todas as idades. Por exemplo, o que o delicioso bombom Sonho de Valsa, o famoso chocolate Diamante Negro e crocante Bis, te lembraria? Seguramente, a marca Lacta. Essa aclamada empresa brasileira é uma das preferências de milhares de apreciadores de chocolates de extrema qualidade.
Esse post traz a história de sucesso da Lacta. Descubra por que a inovação sempre fez parte da sua trajetória e como seus produtos definitivamente caíram no gosto popular, ao longo dos anos. Chegou a hora de preparar uma boa xícara de café, acomodar-se no sofá e curtir mais uma inspiradora leitura em nosso blog.
Lacta: uma ideia suíça que deu certo no Brasil
Tudo começa em 1912 no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo. O resiliente cônsul suíço Achilles Isella, que já residia no país, resolveu criar uma pequena fábrica de chocolates. O objetivo era oferecer ao público brasileiro, chocolates com a mesma qualidade e sabor incomparável dos chocolates suíços, que são referência mundial até os dias atuais. Dessa forma, nascia a marca Lacta.
Os chocolates da Lacta tiveram uma imensa aceitação dos consumidores, o que levou a marca a se tornar a pioneira na fabricação de chocolates em larga escala no Brasil. Ao longo dos anos seguintes, essa prestigiada empresa lançaria icônicos e irresistíveis produtos, que marcariam gerações durante várias décadas.
O primeiro chocolate crocante da Lacta foi lançado em 1932. Mais tarde, em 1938, a marca lançou um produto que faz sucesso até hoje: o delicioso bombom Sonho de Valsa. Esse chocolate é um dos mais consumidos no Brasil. Já em 1940, o famoso chocolate Diamante Negro e os primeiros ovos de páscoa Lacta foram lançados, caindo no gosto popular e com altíssima procura nas prateleiras dos supermercados. Em 1942, o icônico chocolate Bis é lançado.
Inovação e prosperidade da Lacta
Como as vendas dos produtos da Lacta eram cada vez maiores, a marca expandiu seus negócios pelo mundo nos anos seguintes. Em 1952, o lançamento do bombom Ouro Branco também foi uma estratégia certeira, fazendo o produto se esgotar nas lojas em poucos dias. O faturamento da marca já era bem alto nessa década.
Já em 1962, mais uma dose de inovação primorosa: o lançamento do primeiro chocolate branco do Brasil, o Laka, bem como as famosas pastilhas de chocolate Confeti. Esses produtos são uns dos recordistas de venda da Lacta, atualmente. O restante da década foi marcado por altas vendas e intensas campanhas publicitárias, que deram mais visibilidade para a Lacta perante a concorrência.
Em meados de 1972, acontece o lançamento da tradicional caixa de bombons sortidos da marca, o que fez um incrível sucesso, principalmente com as crianças. A qualidade dos produtos da Lacta era altíssima, o que agradava bastante os chocólatras de plantão em todo país. Vale destacar que a autodisciplina é essencial no dia a dia do empreendedor.
Mais lançamentos e sucesso garantido
Os anos 1980 foram marcados por muita inovação da Lacta, que lançou produtos como: chocolate em tabletes (1986); bombons com recheio cremoso (1987) e barras de chocolate ao leite que vinha com pedaços de frutas (1988). Para fechar essa década com chave de ouro, a Lacta lançou os ovos de páscoa Diamante Negro e Laka, em 1989. Eles eram os preferidos da garotada e até dos adultos.
A década de 1990 também foi marcada por muita inovação e mais 5 novos lançamentos de outros produtos da Lacta, que já tinha um extenso portfólio. Os chocolates dessa marca eram cada vez mais apreciados, justamente por causa das combinações de ingredientes que davam água na boca de qualquer pessoa. Quanto mais se inova, mais se destaca no mercado. Isso é inegável.
Os anos 2000 começa com mais lançamentos inovadores da Lacta. Em 2002, o Sonho de Valsa branco foi lançado e conquistou o gosto dos consumidores em todo o Brasil. Já em 2007, a famosa sobremesa Lacta Mousse e o Lacta Trakinas deram as caras no mercado. Nos anos de 2008 e 2009, uma nova linda de chocolates em barra com os mais variados sabores, dentre outros produtos, também foram lançados pela marca.
A Lacta conquista o Brasil
O ano de 2010 foi bastante promissor para a Lacta. Além das novas linhas de chocolates de diversos formatos, cremosidade e recheios, que foram lançadas nesse período, a marca inovou ainda mais e lançou o delicioso Mini Bis. Já em 2012, para comemorar os seus 100 anos de fundação, a Lacta lançou uma linha exclusiva de ovos de páscoa com pesos e tamanhos diferentes. Os clientes fizeram a festa!
Entre os anos de 2013 e 2015, a marca lançou mais 6 novos produtos, cada vez mais saborosos, irresistíveis e, claro, inovadores. O já extenso portfólio de produtos da Lacta ganhava novos integrantes que iriam aumentar bastante todo o faturamento e a consolidação da empresa no Brasil. Os consumidores se tornaram verdadeiros súditos dessa marca.
Isso prova que, mesmo diante da desenfreada concorrência de outras empresas do segmento, a Lacta, com seus icônicos lançamentos e constantes inovações, consegue se manter como uma das líderes de mercado e, de quebra, marca presença em mais 8 países. Que tal se inspirar nessa marca de sucesso? Boa sorte!
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: