Algumas marcas definitivamente fazem parte das nossas vidas, seja pelo reconhecimento ou pela extensa linha de produtos ofertados ao público. Tudo isso é resultado de uma visão de negócios, planejamento, foco nas necessidades dos clientes e muita resiliência nos momentos mais complicados. Afinal, empreender nem sempre é algo simples.
Nesse post, vamos te contar a história de uma empresa secular e que provavelmente faz parte do seu dia a dia: a Johnson & Johnson. Saiba como e porque os diversos produtos dessa conhecida marca acabaram conquistando milhões de consumidores mundo afora. Procura uma leitura para se inspirar ainda mais? Veio ao blog certo!
Johnson & Johnson: mais de um século de história
Tudo começa em 1886 nos EUA, quando os irmãos Robert, James e Edward Johnson resolveram empreender. O trio criou uma pequena empresa para produção de compressas pós-cirúrgicas assépticas, prontas para serem usadas, diminuindo o risco de infecções. No início das atividades, a empresa contava com somente 14 funcionários. Nascia a Johnson & Johnson.
Naquela época, as taxas de mortalidade por causa de infecções em pacientes que se submetiam à cirurgia, chegavam a incríveis 90%, em vários hospitais. E para os irmãos Johnson, esse mercado poderia ser altamente explorável e, acima de tudo, rentável. Dessa forma, em 1888, a Johnson & Johnson lançou o kit de primeiros socorros, o First Aid Kit, destinado a contusões e lesões leves.
Como esse produto teve uma grande procura pelas pessoas, a Johnson & Johnson, em 1894, lançou o famoso talco Johnson`s Baby, que foi reconhecido pela sua qualidade, eficácia e confiabilidade, principalmente no uso em recém nascidos. Já em 1896, acontece o lançamento dos primeiros protetores para assentos sanitários.
Aquisição de marcas e lançamentos de importantes produtos
Em 1898, a Johnson & Johnson lança um dos produtos para higiene bucal mais usados até hoje: o fio dental, que foi um dos recordistas de vendas por anos. Em 1919, a Johnson & Johnson deu início ao seu plano de expansão comprando diversas marcas e inaugurou a sua filial no gélido Canadá.
O cuidado com as crianças sempre foi uma das prioridades para essa marca, por isso, em 1920, acontece o lançamento do cheiroso hidratante infantil Johnson`s Baby Cream. No ano seguinte, foi a vez do famoso Band-Aid entrar em cena. Em 1927, os absorventes íntimos Modess foram lançados, aumentando o portfólio da Johnson & Johnson.
Já em 1931, acontece o lançamento do Ortho-Gynol, que foi o primeiro contraceptivo a base de gel. Em 1933, a Johnson & Johnson chega ao Brasil, já que era considerado um mercado bastante promissor. Em 1937, os preservativos da marca Jontex foram lançados, bem como a primeira escova de dentes com cerdas de náilon, em 1938.
A Johnson & Johnson decola de vez nas décadas seguintes
Destinada a focar ainda mais no público infantil, a Johnson & Johnson lança, em 1942, a sua primeira loção para crianças, que foi uma das campeãs de vendas na época. Em 1947, um dos produtos de maior sucesso foi lançado: os famosos Cotonetes. A marca sabia que poderia oferecer mais qualidade de vida e bem-estar aos consumidores, com seus produtos.
Em meados de 1953, a Johnson & Johnson lança o seu primeiro shampoo para crianças, que também foi um estouro nas vendas. Aquele delicioso cheirinho inconfundível dos produtos dessa marca (shampoos e loções) acabou conquistando os consumidores. No ano seguinte, devido ao tremendo sucesso do shampoo, acontece o lançamento da linha Johnson´s Baby No More Tears.
Já em 1955, a Johnson & Johnson lança um dos medicamentos mais conhecidos do planeta: o Tylenol. Cada vez mais, a linha de produtos dessa marca norte americana só aumentava, bem como a satisfação dos clientes. Em 1966, a Johnson & Johnson lança os famigerados absorventes higiênicos Carefree e Stayfree.
Produtos inovadores é com a Johnson & Johnson
O ano de 1970 foi marcado por mais uma inovação que deu muito certo com o público: o lançamento do fio dental com sabor. Em 1984, o lançamento do protetor solar Sundown fez sucesso entre as pessoas que queriam se proteger dos raios UV. Diversas marcas eram adquiridas pela Johnson & Johnson, com o passar dos anos.
Já em 1987, foi a vez das modernas lentes de contato descartáveis Acuvue, que anos mais tarde receberam outras versões. A década seguinte também foi marcada por bastante inovação na Johnson & Johnson. O adoçante Splenda e o famoso shampoo anti-caspa Nizoral, foram lançados em 1991.
Em 1995, a Johnson & Johnson lança o seu famoso antiácido para problemas estomacais: o Pepcid AC. Em 1999, a compra de todo departamento de produtos dermatológicos da SC Johnson foi realizada. O mundo se rendia aos produtos farmacêuticos, pessoais, de higiene e utensílios médicos dessa respeitada marca.
Anos 2000: mais produtos Johnson & Johnson
O começo do século XXI foi marcado por mais inovação na extensa linha de produtos Johnson & Johnson. Em 2000, o protetor diário Carefree Panty Tanga foi lançado no Brasil e fez sucesso entre as mulheres, especialmente as mais jovens. Já em 2001, o primeiro fio a base de polipropileno do mercado foi lançado pela marca.
Em 2002, a Johnson & Johnson cria os famosos adesivos contraceptivos Ortho Evra. Em meados de 2006, o Listerine Agente Cool Blue, que era destinado à saúde bucal infantil, foi lançado. O fato é que a Johnson & Johnson se tornou proprietária de mais de 40 renomadas marcas em todo o mundo.
Com um faturamento de 82 bilhões de dólares em 2019, 132.000 colaboradores, 250 subsidiárias e presença em mais de 175 países, não podemos duvidar do prestígio que essa marca tem no mercado, certo?
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