Quando o assunto é conflitos no trabalho, muitos gestores procuram formas viáveis de amenizá-los. Mesmo que seja algo complicado de se lidar, é possível resolvê-los de uma forma tranquila, o que pode deixar o clima organizacional bem mais harmonioso e pacífico. Elaboramos esse post que traz dicas valiosas sobre como resolver conflitos no trabalho, que tanto prejudicam o ambiente e a produtividade de todos. Bora lá?
Procure identificar a origem do problema
Uma coisa é fato: todo conflito tem uma causa, certo? Por isso, é necessário identificar a origem do problema, para que as medidas corretivas sejam adotadas. Sem a identificação da raiz dos conflitos no trabalho, fica mesmo difícil solucioná-los devidamente. Dessa forma, a primeira coisa a se fazer é tentar identificar o que está causando o conflito, com a máxima resiliência.
Uma dica valiosa é conversar diretamente com as partes responsáveis pelo conflito dentro da empresa. Não se esqueça de sempre escutar todas as versões, procurando entender o lado de cada colaborador com total imparcialidade. Fazendo isso, pode ficar mais claro estabelecer uma solução que seja justa para todos os envolvidos e acabar com os conflitos no trabalho, que tanto atrapalham o bom andamento das atividades.
Facilite a comunicação interna
Muitos conflitos no trabalho são oriundos de uma comunicação ineficiente dentro da empresa. Por isso, se você perceber que os conflitos têm essa origem, que tal facilitar a comunicação interna entre os setores? Investir na melhoria da comunicação entre todos os colaboradores pode amenizar ou até acabar de vez com os conflitos no trabalho.
Uma comunicação eficiente e, acima de tudo, transparente, pode contribuir para a redução de boatos, fofocas e conversas paralelas, além de manter a equipe bem mais alinhada para atingir os objetivos propostos. Uma boa dica é fazer o uso de canais como aplicativos e redes sociais corporativas, para facilitar toda a comunicação.
Mostre que a solução depende de todos
Resolver conflitos no trabalho pode ser uma tarefa árdua, pois envolve pessoas. Por isso, você deve mostrar a todos os envolvidos que a solução definitiva depende exclusivamente deles. Mostre que uma ação colaborativa é necessária e que todos devem estar comprometidos com a resolução dos conflitos dentro do ambiente de trabalho.
O gestor deve enfatizar que, para os conflitos deixarem de existir dentro da empresa, é preciso que haja um trabalho em conjunto e que o esforço de todos é necessário. Deixe bem claro que o seu objetivo não é ficar apontando dedos para achar culpados ou inocentes, mas sim acabar com o mal entendido, de uma vez por todas. Seja claro quanto a isso!
Use a sua criatividade
A resolução de quaisquer conflitos no trabalho sempre deve beneficiar os dois lados, para que o problema cesse por completo e não aconteça mais no futuro. Sendo assim, que tal fazer bom uso da sua criatividade e implementar uma alternativa que seja inovadora? Isso é bem possível e opções não faltam. Vale muito a pena.
Pode até não ser fácil, pois os envolvidos no conflito precisam estar abertos para o que você está oferecendo e diversos outros fatores também podem interferir. Por exemplo, você pode implantar uma plataforma inteligente e interativa para todos os seus colaboradores trabalharem no dia a dia. Mas antes, procure identificar os interesses em comum e foque nisso.
Estipule um prazo para a solução do conflito
Assim como uma empresa trabalha com prazos, é fundamental que o gestor estipule um prazo para a solução efetiva do conflito dentro do ambiente de trabalho, além de deixar todos os envolvidos cientes. Somente dessa forma é possível garantir que os objetivos sejam atingidos e conquistar resultados sempre positivos, além de mais prosperidade ao negócio. Algumas frases motivacionais podem te ajudar com isso.
Quando se estabelece um prazo, é disseminada a ideia de que existe uma solução pacífica e que ela deve ser aproveitada o quanto antes. Além disso, o gestor não perde tempo apenas intermediando o diálogo entre os envolvidos e faz uma pressão benéfica para que o término do conflito seja o mais breve possível. A empresa não é local para brigas e discussões constantes.
Crie um sistema de gestão de conflitos
Essa é outra maneira de resolver conflitos no trabalho. Criar um sistema para gerir conflitos, com o objetivo de prevenção e conciliação, também pode ser uma boa alternativa. E tal sistema é composto por atividades que vão colaborar para que haja um clima organizacional mais harmônico e livre de conflitos.
Coleta de feedbacks dos colaboradores, criação de normas de conduta, avaliações de desempenho, treinamentos para se evitar conflitos e a criação de uma ouvidoria para sugestões e reclamações, dentre outros, são bons exemplos que podem fazer parte de um sistema para gerir conflitos. O objetivo é prevenir boa parte dos problemas que acontecem dentro do ambiente de trabalho
Faça pesquisas de clima organizacional
O setor de RH deve realizar constantemente pesquisas sobre o clima organizacional. Um questionário com perguntas sobre esse assunto deverá ser entregue para cada colaborador, pelo menos uma vez a cada dois meses. O principal intuito é identificar possíveis disputas internas e conflitos futuros.
Com os constantes avanços tecnológicos, é possível elaborar uma pesquisa objetiva e prática, que pode ser respondida em pouco tempo. Depois que todos os funcionários responderem, fica mais fácil perceber quais são as medidas que podem ser mais viáveis para eliminar os conflitos no trabalho.
Pode até não ser uma tarefa fácil, como dissemos anteriormente, mas uma empresa com baixo índice de conflitos tende a ser muito mais próspera.
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