Muitas pessoas tem se interessado em aprender mais sobre coaching. E elas sempre se questionam e nos perguntam: como é possível viver de coaching? Como começar uma carreria de Coaching? Sabemos que não é fácil, mas se você quer apostar em uma das carreiras mais promissoras do mercado nacional, vamos lidar inúmeras dicas.
Aqui, vamos abordar todo o processo para se tornar, começar a atuar e buscar viver apenas do coaching. O que queremos de início é a sua atenção nesse texto, e claro, que você realmente acredite que você pode se qualificar e se tornar um coach de sucesso. Então, vamos por parte para que você possa ver o nosso passo a passo.
Qualifique-se! Faça uma formação de coaching!
O primeiro passo para ser um coach de sucesso é adquirir o conhecimento necessário para atuar na área. E para isso, você deve fazer um investimento em uma boa formação de coaching. Nestas formações, você consegue aprender todas as técnicas e ferramentas desta metodologia.
Aqui no IBND, por exemplo, oferecemos um Curso de Coaching completo com certificação internacional. Nossos alunos imergem no mundo do coaching durante o curso, conseguindo maximizar o seu aprendizado para colocar as técnicas e ferramentas aprendidas em prática com segurança e assertividade.
Uma boa formação de coaching lhe dará os recursos necessários para começar a atuar na profissão. Porém, não pense que apenas realizar uma formação lhe tornará um coach de sucesso, como em todas as profissões, um coach precisa estar sempre se atualizando e testando novos métodos de trabalho.
Conheça o nosso Curso de Coach.
Teste seus conhecimentos com amigos e conhecidos!
Mesmo formado em coaching, não pense que você conseguirá os primeiros clientes rapidamente. Isso pode demorar um pouco, principalmente porque os consumidores se importam bastante com os resultados alcançados pelo profissional com outras pessoas.
Então, apenas o Curso de Coach pode não lhe render muita coisa. A dica para começar a criar seus próprios cases é ajudar amigos, conhecidos e familiares em objetivos específicos. Assim, você pode colocar o seu conhecimento em prática para obter resultados reais.
O ideal é que você já tenha definido o seu nicho de coaching, mas se você ainda não tiver decidido, está pode ser uma oportunidade de trabalhar em diferentes segmentos e ver em qual você mais gosta e consegue desenvolver melhores trabalhos.
Documente o seu trabalho com amigos e conhecidos, peça depoimentos deles, onde eles falam sobre os resultados que tiveram e sobre as sessões com você. Isso traz mais veracidade e pode lhe ajudar a conquistar os seus primeiros clientes pagos, se tiver dificuldade com as vendas, você pode procurar o nosso Curso de Vendas.
Defina um nicho de coaching
O sucesso do coach no mercado também está relacionado ao nicho em que ele atua. Lembre-se que você é um empreendedor solitário e não uma empresa, por isso é difícil atuar em vários nichos.
Escolha apenas um para intensificar o seu trabalho! O mais recomendado é que você escolha um nicho porque você tem conhecimentos sobre ele que vão além do coaching. Como assim? Digamos, que você seja um personal trainer, por exemplo, você tem conhecimentos sobre o esporte, atuar como coaching esportivo seria uma excelente ideia.
Em outro exemplo, digamos que você seja formado em RH (recursos humanos) e já tenha atuado na área. Você tem conhecimento sobre o mercado de trabalho, métodos de avaliação e contratação, gestão de pessoas, entre outros, então atuar como coaching de carreira ou coaching corporativo são excelentes opções.
Por isso, o Coaching para profissionais de RH tem sido bastante procurado.
Aposte nas redes sociais como ferramentas de divulgação
Com nicho definido e os primeiros cases criados, você pode apostar nas redes sociais como ferramentas de divulgação do seu trabalho. Redes como o Facebook, o LinkedIn e o Instagram são excelentes espaços para atrair público.
Com isso, você consegue interagir com possíveis interessados, dar dicas e mostrar a qualidade e os resultados do seu trabalho. Essas redes lhe trazem as ferramentas necessárias para criar um relacionamento com potenciais clientes e aumentam suas chances de conversão.
Participe de eventos relacionados ao seu nicho de coaching
Sabe aquela frase: “Quem não é visto, não é lembrado”. Então, ela é a mais pura verdade. Se você quer ser um coach de sucesso, além de ter muitos clientes, você deve conhecer outros profissionais da área.
Por isso, participe de eventos do seu nicho de coaching e também de áreas relacionadas. Assim, você pode fazer um bom networking com outros profissionais e empresas. Além disso, muitos clientes em potencial visitam estes eventos, o que lhe dá uma chance de fechar novos negócios.
Distribua material rico e/ou mantenha um blog com dicas sobre o seu nicho de coaching
Outra boa dica para ampliar a sua audiência no mercado de coaching é criar um blog e oferecer material rico. Crie ebooks e blog posts com dicas e tutoriais de coaching pode ser uma excelente maneira de atrair pessoas.
A distribuição de materiais ricos também é excelente para a conversão de leads. Assim, você pode através de landing pages, começar a criar uma base de e-mails para implementar uma estratégia de e-mail marketing e fechar sessões com pessoas interessadas no seu trabalho.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso Curso de Coach.
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